Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Jesus Cristo afirmou ser Deus?

Você está aqui

Jesus Cristo afirmou ser Deus?

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.06 MB)

Download (Baixar)

Jesus Cristo afirmou ser Deus?

MP3 Audio (9.06 MB)
×

Jesus disse de Si mesmo: “Eu sou o bom pastor” (João 10:11 João 10:11Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Almeida Atualizada×
). Davi, no primeiro versículo do famoso Salmo 23, declarou que “O senhor [YHWH] é o meu pastor”.

Jesus afirmou ser juiz de todos os homens e nações (João 5:22 João 5:22Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento,
Almeida Atualizada×
, 27). Ademais, Joel 3:12 Joel 3:12Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor.
Almeida Atualizada×
diz que o senhor [YHWH] se “assentará para julgar todas as nações”.

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12 João 8:12Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Almeida Atualizada×
). Isaías 60:19 Isaías 60:19Não te servirá mais o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.
Almeida Atualizada×
diz: “O senhor [YHWH] será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória”. Além disso, Davi diz no Salmo 27:1: “O senhor [YHWH] é a minha luz”.

Jesus pediu em oração que o Pai O levasse de volta para a glória divina: “E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5 João 17:5Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.
Almeida Atualizada×
).

Em Apocalipse 1:17 Apocalipse 1:17Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último,
Almeida Atualizada×
Jesus diz que Ele é o primeiro e o último, que é idêntico ao que YHWH diz de Si mesmo em Isaías 44:6 Isaías 44:6Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
Almeida Atualizada×
: “Eu sou o primeiro e eu sou o último”.

Não há dúvida de que Jesus entendia-Se como o senhor [YHWH] do Antigo Testamento.

Quando Jesus foi preso, Seu uso aparente do termo “EU SOU” teve um efeito eletrizante sobre aqueles que o prendiam. “Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra” (João 18:6 João 18:6Quando Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram, e cairam por terra.
Almeida Atualizada×
). Mais uma vez Ele afirma ser o “EU SOU” das Escrituras do Antigo Testamento.

“Eu e o Pai somos um”

Jesus fez outra declaração aos enfurecidos judeus de Seus dias em João 10: “Eu e o Pai somos um” (versículo 30). Ou seja, o Pai e Jesus eram ambos divinos. Tal como acontece quando Se declara ser o “EU SOU” em João 8, não houve nenhuma reação de incompreender o que Ele disse, porque “os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para O apedrejarem” (João 10:31 João 10:31Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Almeida Atualizada×
).

Jesus respondeu: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (versículos 32-33).

Os judeus entenderam perfeitamente o que Jesus quis dizer. Ele estava dizendo-lhes claramente sobre Sua divindade.

João 5 também registra ainda outro exemplo no qual Jesus enfureceu os judeus com Suas afirmações de divindade. E isso foi o que aconteceu logo após ele curar um homem aleijado no tanque de Betesda no Sábado. Então, os judeus procuravam matá-Lo porque Ele fez isso no Sábado, um dia em que a lei de Deus tinha declarado que nenhum trabalho era para ser feito (o qual eles mal interpretaram ao incluírem o que Jesus estava fazendo).

Jesus então deu uma declaração que os judeus só poderiam entender de uma única maneira: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. A resposta deles às Suas palavras? “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o Sábado [de acordo com a interpretação deles], mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (João 5:16-18 João 5:16-18 [16] Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. [17] Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. [18] Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Almeida Atualizada×
).

Jesus estava igualando Suas obras com as obras de Deus e afirmando que Deus era Seu Pai, de um modo especial—e, evidentemente, um verdadeiro filho é do mesmo gênero de ser como é seu pai.

Jesus alegou ter autoridade para perdoar pecados

Jesus também alegou ser divino, de várias maneiras. Ao curar um paralítico, Ele também lhe disse: “Filho, perdoados estão os teus pecados” (Marcos 2:5 Marcos 2:5E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados.
Almeida Atualizada×
). Os escribas que ouviram isso arrazoaram que Ele estava blasfemando, porque eles compreenderam corretamente e ponderaram: “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Versículos 6-7).

Respondendo aos escribas, Jesus disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? . . . Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados, disse ao paralítico: ‘Eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’” (versículos 8-11, NVI).

Os escribas sabiam que Jesus estava reivindicando uma autoridade que pertencia somente a Deus. Além disso, o senhor (YHWH) é Aquele retratado no Antigo Testamento que perdoa o pecado (Jeremias 31:34 Jeremias 31:34E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
).

Cristo afirmou poder ressuscitar os mortos

Jesus reivindicou outro poder que só Deus possuía—o de ressuscitar os mortos. Vejamos Suas declarações em João 5:25-29 João 5:25-29 [25] Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. [26] Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; [27] e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. [28] Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: [29] os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Almeida Atualizada×
(ARA): “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão . . . todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.

Não havia dúvida sobre o que Ele quis dizer. Ele acrescentou, no versículo 21, “Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer”. Antes de Jesus ressuscitar Lázaro dos mortos, Ele disse a Marta, irmã de Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25 João 11:25Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
Almeida Atualizada×
). Ele disse sobre cada pessoa o Pai trouxer para Ele nesta era: “Eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
; ver versículos 40, 54).

Vamos comparar isso com 1 Samuel 2:6 1 Samuel 2:6O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.
Almeida Atualizada×
, onde nos diz que “o Senhor [YHWH] é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”. Paulo nos diz em 2 Coríntios 1:9 2 Coríntios 1:9portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;
Almeida Atualizada×
que “é Deus quem ressuscita os mortos”.

A relação especial de Jesus com Deus, o Pai

Jesus entendia-Se ser único em Sua estreita relação com Deus, o Pai, na qual Ele era Aquele que unicamente poderia revelar o Pai. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11:27 Mateus 11:27Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
).

O escritor William Lane Craig, escrevendo em defesa da fé cristã, disse que este versículo “nos diz que Jesus afirmou ser o Filho de Deus num sentido exclusivo e absoluto. Jesus diz aqui que a sua relação de filho com Deus é única. E ele também afirma ser o único que pode revelar o Pai aos homens. Em outras palavras, Jesus afirma ser a revelação absoluta de Deus” A Crença Razoável: Um Estudo da Fé Cristã, 1994, pág. 246).

Ele ainda declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6 João 14:6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Almeida Atualizada×
).

Cristo alega possuir o direito de decidir o destino eterno das pessoas

Em várias ocasiões, Jesus afirmou que Ele era Aquele através do qual homens e mulheres poderiam alcançar a vida eterna. “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia” (João 6:40 João 6:40Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
; comparar versículos 47, 54). Novamente, como já vimos, Ele não apenas diz que as pessoas devem acreditar Nele, mas também que Ele é O Único que pode ressuscitá-los no fim. Nenhum simples homem pode assumir este papel.

O escritor Craig acrescenta: “Jesus afirmou que as atitudes das pessoas em direção a Si mesmo seria o fator determinante no julgamento de Deus no dia do juízo. ‘E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus’ (Lucas 12:8-9 Lucas 12:8-9 [8] E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; [9] mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus.
Almeida Atualizada×
).

“Não se engane: Se Jesus não fosse o filho divino de Deus, então esta afirmação só poderia ser considerada como um dogmatismo muito estrito e censurável. Para Jesus estar dizendo que a salvação das pessoas depende da sua confissão ao próprio Jesus” (pág. 251).

A conclusão é inescapável: Jesus proclamou ser divino como o Pai e também disse possuir autoridade e prerrogativas que pertencem somente a Deus!