Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Jesus Cristo afirmou ser Deus?

Você está aqui

Jesus Cristo afirmou ser Deus?

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.06 MB)

Download (Baixar)

Jesus Cristo afirmou ser Deus?

MP3 Audio (9.06 MB)
×

Jesus disse de Si mesmo: “Eu sou o bom pastor” (John 10:11 John 10:11I am the good shepherd: the good shepherd gives his life for the sheep.
American King James Version×
). Davi, no primeiro versículo do famoso Salmo 23, declarou que “O senhor [YHWH] é o meu pastor”.

Jesus afirmou ser juiz de todos os homens e nações (John 5:22 John 5:22For the Father judges no man, but has committed all judgment to the Son:
American King James Version×
, 27). Ademais, Joel 3:12 Joel 3:12Let the heathen be wakened, and come up to the valley of Jehoshaphat: for there will I sit to judge all the heathen round about.
American King James Version×
diz que o senhor [YHWH] se “assentará para julgar todas as nações”.

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo” (John 8:12 John 8:12Then spoke Jesus again to them, saying, I am the light of the world: he that follows me shall not walk in darkness, but shall have the light of life.
American King James Version×
). Isaiah 60:19 Isaiah 60:19The sun shall be no more your light by day; neither for brightness shall the moon give light to you: but the LORD shall be to you an everlasting light, and your God your glory.
American King James Version×
diz: “O senhor [YHWH] será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória”. Além disso, Davi diz no Salmo 27:1: “O senhor [YHWH] é a minha luz”.

Jesus pediu em oração que o Pai O levasse de volta para a glória divina: “E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (John 17:5 John 17:5And now, O Father, glorify you me with your own self with the glory which I had with you before the world was.
American King James Version×
).

Em Revelation 1:17 Revelation 1:17And when I saw him, I fell at his feet as dead. And he laid his right hand on me, saying to me, Fear not; I am the first and the last:
American King James Version×
Jesus diz que Ele é o primeiro e o último, que é idêntico ao que YHWH diz de Si mesmo em Isaiah 44:6 Isaiah 44:6Thus said the LORD the King of Israel, and his redeemer the LORD of hosts; I am the first, and I am the last; and beside me there is no God.
American King James Version×
: “Eu sou o primeiro e eu sou o último”.

Não há dúvida de que Jesus entendia-Se como o senhor [YHWH] do Antigo Testamento.

Quando Jesus foi preso, Seu uso aparente do termo “EU SOU” teve um efeito eletrizante sobre aqueles que o prendiam. “Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra” (John 18:6 John 18:6As soon then as he had said to them, I am he, they went backward, and fell to the ground.
American King James Version×
). Mais uma vez Ele afirma ser o “EU SOU” das Escrituras do Antigo Testamento.

“Eu e o Pai somos um”

Jesus fez outra declaração aos enfurecidos judeus de Seus dias em João 10: “Eu e o Pai somos um” (versículo 30). Ou seja, o Pai e Jesus eram ambos divinos. Tal como acontece quando Se declara ser o “EU SOU” em João 8, não houve nenhuma reação de incompreender o que Ele disse, porque “os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para O apedrejarem” (John 10:31 John 10:31Then the Jews took up stones again to stone him.
American King James Version×
).

Jesus respondeu: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (versículos 32-33).

Os judeus entenderam perfeitamente o que Jesus quis dizer. Ele estava dizendo-lhes claramente sobre Sua divindade.

João 5 também registra ainda outro exemplo no qual Jesus enfureceu os judeus com Suas afirmações de divindade. E isso foi o que aconteceu logo após ele curar um homem aleijado no tanque de Betesda no Sábado. Então, os judeus procuravam matá-Lo porque Ele fez isso no Sábado, um dia em que a lei de Deus tinha declarado que nenhum trabalho era para ser feito (o qual eles mal interpretaram ao incluírem o que Jesus estava fazendo).

Jesus então deu uma declaração que os judeus só poderiam entender de uma única maneira: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. A resposta deles às Suas palavras? “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o Sábado [de acordo com a interpretação deles], mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (John 5:16-18 John 5:16-18 [16] And therefore did the Jews persecute Jesus, and sought to slay him, because he had done these things on the sabbath day. [17] But Jesus answered them, My Father works till now, and I work. [18] Therefore the Jews sought the more to kill him, because he not only had broken the sabbath, but said also that God was his Father, making himself equal with God.
American King James Version×
).

Jesus estava igualando Suas obras com as obras de Deus e afirmando que Deus era Seu Pai, de um modo especial—e, evidentemente, um verdadeiro filho é do mesmo gênero de ser como é seu pai.

Jesus alegou ter autoridade para perdoar pecados

Jesus também alegou ser divino, de várias maneiras. Ao curar um paralítico, Ele também lhe disse: “Filho, perdoados estão os teus pecados” (Mark 2:5 Mark 2:5When Jesus saw their faith, he said to the sick of the palsy, Son, your sins be forgiven you.
American King James Version×
). Os escribas que ouviram isso arrazoaram que Ele estava blasfemando, porque eles compreenderam corretamente e ponderaram: “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Versículos 6-7).

Respondendo aos escribas, Jesus disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? . . . Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados, disse ao paralítico: ‘Eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’” (versículos 8-11, NVI).

Os escribas sabiam que Jesus estava reivindicando uma autoridade que pertencia somente a Deus. Além disso, o senhor (YHWH) é Aquele retratado no Antigo Testamento que perdoa o pecado (Jeremiah 31:34 Jeremiah 31:34And they shall teach no more every man his neighbor, and every man his brother, saying, Know the LORD: for they shall all know me, from the least of them to the greatest of them, said the LORD: for I will forgive their iniquity, and I will remember their sin no more.
American King James Version×
).

Cristo afirmou poder ressuscitar os mortos

Jesus reivindicou outro poder que só Deus possuía—o de ressuscitar os mortos. Vejamos Suas declarações em John 5:25-29 John 5:25-29 [25] Truly, truly, I say to you, The hour is coming, and now is, when the dead shall hear the voice of the Son of God: and they that hear shall live. [26] For as the Father has life in himself; so has he given to the Son to have life in himself; [27] And has given him authority to execute judgment also, because he is the Son of man. [28] Marvel not at this: for the hour is coming, in the which all that are in the graves shall hear his voice, [29] And shall come forth; they that have done good, to the resurrection of life; and they that have done evil, to the resurrection of damnation.
American King James Version×
(ARA): “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão . . . todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.

Não havia dúvida sobre o que Ele quis dizer. Ele acrescentou, no versículo 21, “Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer”. Antes de Jesus ressuscitar Lázaro dos mortos, Ele disse a Marta, irmã de Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida” (John 11:25 John 11:25Jesus said to her, I am the resurrection, and the life: he that believes in me, though he were dead, yet shall he live:
American King James Version×
). Ele disse sobre cada pessoa o Pai trouxer para Ele nesta era: “Eu o ressuscitarei no último dia” (John 6:44 John 6:44No man can come to me, except the Father which has sent me draw him: and I will raise him up at the last day.
American King James Version×
; ver versículos 40, 54).

Vamos comparar isso com 1 Samuel 2:6 1 Samuel 2:6The LORD kills, and makes alive: he brings down to the grave, and brings up.
American King James Version×
, onde nos diz que “o Senhor [YHWH] é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”. Paulo nos diz em 2 Corinthians 1:9 2 Corinthians 1:9But we had the sentence of death in ourselves, that we should not trust in ourselves, but in God which raises the dead:
American King James Version×
que “é Deus quem ressuscita os mortos”.

A relação especial de Jesus com Deus, o Pai

Jesus entendia-Se ser único em Sua estreita relação com Deus, o Pai, na qual Ele era Aquele que unicamente poderia revelar o Pai. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Matthew 11:27 Matthew 11:27All things are delivered to me of my Father: and no man knows the Son, but the Father; neither knows any man the Father, save the Son, and he to whomsoever the Son will reveal him.
American King James Version×
).

O escritor William Lane Craig, escrevendo em defesa da fé cristã, disse que este versículo “nos diz que Jesus afirmou ser o Filho de Deus num sentido exclusivo e absoluto. Jesus diz aqui que a sua relação de filho com Deus é única. E ele também afirma ser o único que pode revelar o Pai aos homens. Em outras palavras, Jesus afirma ser a revelação absoluta de Deus” A Crença Razoável: Um Estudo da Fé Cristã, 1994, pág. 246).

Ele ainda declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (John 14:6 John 14:6Jesus said to him, I am the way, the truth, and the life: no man comes to the Father, but by me.
American King James Version×
).

Cristo alega possuir o direito de decidir o destino eterno das pessoas

Em várias ocasiões, Jesus afirmou que Ele era Aquele através do qual homens e mulheres poderiam alcançar a vida eterna. “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia” (John 6:40 John 6:40And this is the will of him that sent me, that every one which sees the Son, and believes on him, may have everlasting life: and I will raise him up at the last day.
American King James Version×
; comparar versículos 47, 54). Novamente, como já vimos, Ele não apenas diz que as pessoas devem acreditar Nele, mas também que Ele é O Único que pode ressuscitá-los no fim. Nenhum simples homem pode assumir este papel.

O escritor Craig acrescenta: “Jesus afirmou que as atitudes das pessoas em direção a Si mesmo seria o fator determinante no julgamento de Deus no dia do juízo. ‘E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus’ (Luke 12:8-9 Luke 12:8-9 [8] Also I say to you, Whoever shall confess me before men, him shall the Son of man also confess before the angels of God: [9] But he that denies me before men shall be denied before the angels of God.
American King James Version×
).

“Não se engane: Se Jesus não fosse o filho divino de Deus, então esta afirmação só poderia ser considerada como um dogmatismo muito estrito e censurável. Para Jesus estar dizendo que a salvação das pessoas depende da sua confissão ao próprio Jesus” (pág. 251).

A conclusão é inescapável: Jesus proclamou ser divino como o Pai e também disse possuir autoridade e prerrogativas que pertencem somente a Deus!