O Que Dizer Dessas Passagens Que Supostamente "Provam" A Trindade?

Você está aqui

O Que Dizer Dessas Passagens Que Supostamente "Provam" A Trindade?

Download (Baixar)
MP3 Audio (8.48 MB)

Download (Baixar)

O Que Dizer Dessas Passagens Que Supostamente "Provam" A Trindade?

MP3 Audio (8.48 MB)
×

Mas essas passagens realmente mostram isso? Devemos ter a certeza de ler exatamente o que esses versículos dizem e o que não dizem, e não lê-los com a nossa própria suposição equivocada.

A doutrina da trindade presume que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas co-iguais em um ser divino. No entanto, como vimos por várias citações de estudiosos da Bíblia e pesquisadores no início deste livro, nenhuma passagem bíblica afirma tal coisa.

Então, o que dizer sobre versículos que dizem que “provam” a trindade? Aqueles versículos que são normalmente citados apenas mostram a ação ou envolvimento do Pai, do Filho e do Espírito em algum aspecto da experiência cristã. Mas isso não prova nada em relação à suposta personalidade do Espírito Santo ou se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único ser. Tudo o que pode ser mostrado a partir desses exemplos é que os três existem e estão de alguma maneira especial envolvidos em tudo que está sendo descrito—são pontos óbvios e incontestáveis.

Como mostra este livro, o testemunho de numerosas escrituras deixa claro que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas é, na verdade, o poder de Deus através do qual ambos o Pai e o Filho agem, como Seres individuais pessoais dentro da família de Deus. Tanto o Pai e Cristo estão intimamente envolvidos no processo da salvação humana—e Eles usam Seu Espírito nesse processo. Assim, independentemente de qualquer aceitação da trindade, devemos esperar que Deus, o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo sejam mencionados juntos em diversos contextos.

Com isso em mente, vamos observar alguns versículos comumente usados para justificar a trindade. O mais usado pelas pessoas é Mateus 28:19 que fala sobre o batismo no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O significado deste versículo é explicado em “Será que Mateus 28:19 prova a trindade?”. Outro versículo, 2 Coríntios 13:14 [versículo 13 em certas versões], sobre ter a comunhão do Espírito Santo, é explicado na página 69. Como mostrado, nenhuma passagem revela um Deus trino.

Vamos considerar mais exemplos da maneira que são utilizados para apoiar a crença em uma trindade:

• Mateus 3:16-17: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Uma suposta indicação da trindade: O Filho é batizado, o Espírito desce sobre Ele e o Pai emite uma declaração do céu. No entanto não há nenhum indício de três pessoas em um único ser, como a doutrina da trindade afirma, e o Espírito não é revelado ou representado como uma pessoa.

• Romanos 15:30: “E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus.” Mais uma vez, só vemos que Jesus, o Espírito e Deus, o Pai existem—não que eles formam um ser trino. “O amor do Espírito” é o amor que vem do Espírito—amor, um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22), que está sendo derramado nos corações humanos através do Espírito (Romanos 5:5). Isso não diz e nem expõe nada sobre uma personalidade do Espírito.

• Gálatas 4:6: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”. O Espírito Santo através do qual Cristo tornou-se carne e viveu como Filho do Pai é dado pelo Pai aos crentes, que também podem se tornar Seus filhos. Novamente, não há três em um, ou o Espírito Santo como uma pessoa aqui. O Comentário Bíblico Expositivo tira conclusões muito precipitadas ao afirmar o seguinte sobre esse versículo: “Paulo agora acrescenta a doutrina trinitária, pois ele está nos dizendo que a salvação consiste em sua plenitude nos atos de Deus Pai ao enviar ambos, Deus Filho e Deus Espírito Santo” (James Boice, vol. 10, 1976, pág. 473). Isto é absolutamente uma ficção, pois nada, nem remotamente, se parece com o que é realmente declarado nesta passagem ou versículos adjacentes. Na verdade, ao invés da exclusividade trinitária, este versículo mostra Deus expandindo a filiação divina além de Jesus, o Filho.

• Efésios 2:18: “Porque, por ele [Cristo] ambos [judeus e gentios] temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”. O Comentário Bíblico Expositivo afirma que se este versículo se refere ao acesso através do Espírito Santo subtende-se, certamente, “então [que] as implicações trinitária deste versículo são óbvias” (Skevington Wood, vol. 11, 1978, pág. 41). No entanto, são realmente óbvias? O fato é que não há nenhuma trindade, três-em-um, aqui também. Tudo o que vemos é que através de Cristo estamos ligados pelo mesmo Espírito ao Pai. O Espírito é um meio conectivo neste contexto, não uma pessoa.

• 1 Pedro 1:2: “[Os crentes são] eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo”. Este versículo começa com os cristãos sendo escolhidos com antecedência através da determinação do Pai e termina com o perdão através do sacrifício de Cristo. No meio do versículo diz que

• 1 Pedro 3:18: “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”. Jesus morreu para nos reconciliar com Deus Pai e, desde a Sua ressurreição, Ele ainda tem nos guiado ao Pai. A ressurreição de Jesus foi realizada pelo poder do Espírito de Deus. Novamente, nenhuma personalidade está implícita aqui. O Espírito foi simplesmente o poder e o meio, pois foi “Deus Pai, que O ressuscitou dos mortos”

O que esses e outros vários exemplos têm em comum? Nenhum descreve, define, explica ou prova a trindade como supostamente é alegada. Todos eles mostram o Pai, o Filho e o Espírito Santo como existentes e importantes para a vida cristã. Mas nenhum apresenta o Espírito como uma pessoa ou o Pai, o Filho e o Espírito como um Deus trino. Na verdade, tais exemplos não comprovam a trindade de forma alguma.

Para ser mais incisivo aqui, vamos considerar uma situação da vida moderna para mostrar isso ainda mais claramente.

Um dentista instrui a seu assistente a repolir o dente de um paciente com um instrumento de polimento. Portanto, o dentista, o assistente, e o instrumento formam uma trindade, três pessoas, em um ser—a ferramenta de polimento faz o trabalho de polir sendo, obviamente, uma pessoa. Isso faz sentido?

Ou essa situação: Um bombeiro liga uma mangueira em um hidrante, aponta com a mangueira e apaga um incêndio. Portanto, o hidrante, a mangueira e o bombeiro formam uma trindade, três pessoas, em um só ser. Uma vez que todos trabalharam para apagar o fogo, é claro que todos os três são pessoas. É isso?

Espero que você tenha entendido o assunto. Estes exemplos não podem provar uma trindade, três pessoas, pelos esses versículos da Bíblia que foram citados. Mais uma vez, temos que ser claros sobre o que esses versículos realmente dizem e o que certamente não dizem—e não nos deixar enganar por argumentos fracos e ilógicos.