Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

À Semelhança de Deus

Você está aqui

À Semelhança de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.36 MB)

Download (Baixar)

À Semelhança de Deus

MP3 Audio (5.36 MB)
×

O que se entende aqui por ser à imagem e semelhança de Deus?

Um fato muito importante é que Deus nos fez semelhantes a Ele em qualidades mentais, tais como o pensamento abstrato, a emoção, a criatividade e o planejamento―e isso é provavelmente o que se pretende dizer aqui em certo grau de sentido figurado. Mas as palavras hebraicas subjacentes utilizadas aqui dizem respeito à forma e aparência atual. A palavra tselem (“imagem”) tem o sentido de uma estátua, enquanto demuwth (“semelhança”) refere-se à semelhança física.

No entanto, como João 4:24 João 4:24Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Almeida Atualizada×
nos diz: “Deus é Espírito”. A palavra grega traduzida como “espírito” aqui e em outras partes do Novo Testamento é pneuma. No Antigo Testamento, a palavra hebraica traduzida como “espírito” é ruach.

Ambos os termos também podem significar “sopro” ou “vento”. Porque o vento é amorfo, alguns argumentam que o espírito imaterial não pode ter forma e aspecto. No entanto, em muitos lugares nas Escrituras, Deus e os espíritos angélicos são descritos com uma forma corpórea. Assim, é evidente que o espírito deve ser capaz de ter forma e aspecto―e Deus Pai e Cristo têm a mesma forma e aspecto dos seres humanos que foram moldados dEles em um nível menor, material.

O comparação do “vento” vem do fato de que o espírito é invisível aos olhos humanos, não manifestado fisicamente. Além disso, o espírito pode existir em um estado sem forma, como o Espírito Santo de Deus está em toda parte, preenchendo todo o universo (Jeremias 23:24 Jeremias 23:24Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Deus apareceu em forma humana para algumas pessoas no Antigo Testamento (Gênesis 18; 32:24, 30; Êxodo 24:9-10 Êxodo 24:9-10 [9] Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, [10] e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.
Almeida Atualizada×
; Josué 5:13-15 Josué 5:13-15 [13] Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? [14] Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? [15] Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez:
Almeida Atualizada×
). Nessas manifestações, porém, Deus não revelou a Sua glória, plena e brilhante, porque a intensidade teria sido insuportável. Como Deus disse a Moisés: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (Êxodo 33:20 Êxodo 33:20E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.
Almeida Atualizada×
). No entanto, Moisés, protegido pelo poder de Deus, foi autorizado a ver parte de trás da forma radiante de Deus (versículo 23).

Algumas visões sobrenaturais nas Escrituras nos permitem vislumbrar a aparência impressionante de Deus em Seu esplendor supremo. O profeta Ezequiel registrou o que viu:

Havia uma semelhança de trono como de uma safira; e, sobre a semelhança do trono, havia como que a semelhança de um homem, no alto, sobre ele. E vi como a cor de âmbar, como o aspecto do fogo pelo interior dele, desde a semelhança dos seus lombos e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo e um resplendor ao redor dele. Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. este era o aspecto da semelhança da glória do senhor” (Ezequiel 1:26-28 Ezequiel 1:26-28 [26] E sobre o firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia uma semelhança de trono, como a aparência duma safira; e sobre a semelhança do trono havia como que a semelhança dum homem, no alto, sobre ele. [27] E vi como o brilho de âmbar, como o aspecto do fogo pelo interior dele ao redor desde a semelhança dos seus lombos, e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos, e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e havia um resplendor ao redor dele. [28] Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isso, caí com o rosto em terra, e ouvi uma voz de quem falava.
Almeida Atualizada×
).

O Deus que apareceu no Antigo Testamento não era o Deus Pai, já que João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
disse que “Deus nunca foi visto por alguém” e Jesus disse: “Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer” (João 5:37 João 5:37E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma;
Almeida Atualizada×
). Em vez disso, quem aparecia era Jesus Cristo antes de Sua vida humana. Certamente, o Pai e Cristo possuem, em comum, a mesma imagem e semelhança.

No livro de Apocalipse, no Novo Testamento, o apóstolo João viu a Jesus Cristo glorificado como “alguém semelhante a um filho de homem, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas . . . Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor” (1:13-16, NVI).

Esta é uma descrição limitada da semelhança de Deus a qual os seres humanos também terão integralmente quando forem glorificados na ressurreição para a vida eterna―quando “aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre” (Daniel 12:2-3 Daniel 12:2-3 [2] E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. [3] Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
Almeida Atualizada×
, NVI). Este é o futuro que Deus tem planejado para você ―seu destino, se você aceitá-lo plenamente com um coração obediente e permanecer como um discípulo dedicado e fiel a Deus e a seus ensinamentos como revelado nas Sagradas Escrituras!