A Natureza e o Caráter de Deus

Você está aqui

A Natureza e o Caráter de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.49 MB)

Download (Baixar)

A Natureza e o Caráter de Deus

MP3 Audio (3.49 MB)
×

O amor de Deus é altruísta, fluindo para o bem dos outros. Quando Ele mostrou Sua glória a Moisés, Deus revelou-Se como o “Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado” (Êxodo 34:6-7, NVI).

O amor é a base do caráter e lei de Deus. É a base de tudo o que Deus tem revelado para a humanidade nas Sagradas Escrituras (Mateus 22:35-40).

Paulo chamou o amor de o maior atributo cristão (1 Coríntios 13:13). É o primeiro aspecto do fruto do Espírito de Deus que ele menciona (Gálatas 5:22). O amor é o vínculo de toda a perfeição, unindo em perfeita unidade (Colossenses 3:14, NVI). É o cumprimento da lei divina de Deus (Romanos 13:10).

Essa incrível qualidade de amor divino se estende aos inimigos (Mateus 5:44-45, Lucas 6:35).

O amor é a base do compromisso entre o Pai e o Cristo. Jesus disse: “O Pai ama o Filho e todas as coisas entregou nas suas mãos” (João 3:35). E Ele ainda disse: “Eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou” (João 14:31).

Ele disse aos Seus discípulos: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15:10). Cristo é sempre obediente ao Pai, e devemos também ser obedientes ao Pai e a Cristo como expressão do nosso amor por Eles. (A propósito, isto contradiz a ideia trinitária de não poder existir nenhuma relação de comando e obediência dentro da Divindade, pois isso implica que existem seres distintos com vontades distintas).

Após o arrependimento, podemos começar a demonstrar o amor divino, que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5:5). Deus quer que aprendamos a pensar como Ele pensa e fazer o que Ele faz.

No exercício deste tipo de amor, exprimimos a imagem de Deus (refletindo Seu caráter), embora ainda sejamos humanos. Paulo nos encoraja a ter “o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha” (Filipenses 2:5, BLH), pois Ele personificou perfeitamente o amor de Deus a ponto de dar Sua própria vida por nós.

Uma das mais conhecidas passagens da Bíblia nos diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Deus não quer somente nos conceder o dom inestimável da vida eterna, mas também quer compartilhar todas as coisas conosco em Sua família divina (Hebreus 2:6-8, Romanos 8:16-17). E outra vez as Escrituras revelam que Deus personifica perfeitamente o amor.