Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Natureza e o Caráter de Deus

Você está aqui

A Natureza e o Caráter de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.49 MB)

Download (Baixar)

A Natureza e o Caráter de Deus

MP3 Audio (3.49 MB)
×

O amor de Deus é altruísta, fluindo para o bem dos outros. Quando Ele mostrou Sua glória a Moisés, Deus revelou-Se como o “Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado” (Êxodo 34:6-7 Êxodo 34:6-7 [6] Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; [7] que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
Almeida Atualizada×
, NVI).

O amor é a base do caráter e lei de Deus. É a base de tudo o que Deus tem revelado para a humanidade nas Sagradas Escrituras (Mateus 22:35-40 Mateus 22:35-40 [35] e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou- o, dizendo: [36] Mestre, qual é o grande mandamento na lei? [37] Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. [38] Este é o grande e primeiro mandamento. [39] E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. [40] Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Almeida Atualizada×
).

Paulo chamou o amor de o maior atributo cristão (1 Coríntios 13:13 1 Coríntios 13:13Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
Almeida Atualizada×
). É o primeiro aspecto do fruto do Espírito de Deus que ele menciona (Gálatas 5:22 Gálatas 5:22Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
Almeida Atualizada×
). O amor é o vínculo de toda a perfeição, unindo em perfeita unidade (Colossenses 3:14 Colossenses 3:14E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.
Almeida Atualizada×
, NVI). É o cumprimento da lei divina de Deus (Romanos 13:10 Romanos 13:10O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Almeida Atualizada×
).

Essa incrível qualidade de amor divino se estende aos inimigos (Mateus 5:44-45 Mateus 5:44-45 [44] Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; [45] para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
Almeida Atualizada×
, Lucas 6:35 Lucas 6:35Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.
Almeida Atualizada×
).

O amor é a base do compromisso entre o Pai e o Cristo. Jesus disse: “O Pai ama o Filho e todas as coisas entregou nas suas mãos” (João 3:35 João 3:35O Pai ama ao Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.
Almeida Atualizada×
). E Ele ainda disse: “Eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou” (João 14:31 João 14:31mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
Almeida Atualizada×
).

Ele disse aos Seus discípulos: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15:10 João 15:10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Almeida Atualizada×
). Cristo é sempre obediente ao Pai, e devemos também ser obedientes ao Pai e a Cristo como expressão do nosso amor por Eles. (A propósito, isto contradiz a ideia trinitária de não poder existir nenhuma relação de comando e obediência dentro da Divindade, pois isso implica que existem seres distintos com vontades distintas).

Após o arrependimento, podemos começar a demonstrar o amor divino, que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5:5 Romanos 5:5e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Almeida Atualizada×
). Deus quer que aprendamos a pensar como Ele pensa e fazer o que Ele faz.

No exercício deste tipo de amor, exprimimos a imagem de Deus (refletindo Seu caráter), embora ainda sejamos humanos. Paulo nos encoraja a ter “o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha” (Filipenses 2:5 Filipenses 2:5Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Almeida Atualizada×
, BLH), pois Ele personificou perfeitamente o amor de Deus a ponto de dar Sua própria vida por nós.

Uma das mais conhecidas passagens da Bíblia nos diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
).

Deus não quer somente nos conceder o dom inestimável da vida eterna, mas também quer compartilhar todas as coisas conosco em Sua família divina (Hebreus 2:6-8 Hebreus 2:6-8 [6] Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? [7] Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste, [8] todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse sujeito. Mas agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele;
Almeida Atualizada×
, Romanos 8:16-17 Romanos 8:16-17 [16] O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; [17] e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Almeida Atualizada×
). E outra vez as Escrituras revelam que Deus personifica perfeitamente o amor.