Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Que a Igreja Primitiva Acreditava e Praticava?

Você está aqui

O Que a Igreja Primitiva Acreditava e Praticava?

Este evento especial começou quando o lugar onde os apóstolos e outros discípulos estavam reunidos se encheu com o som de um vento forte e “línguas como que de fogo” apareceram sobre eles. Eles, então, começaram a falar às multidões que se tinham reunido em Jerusalém para observar o dia bíblico da Festa de Pentecostes. Milagrosamente, a pregação dos apóstolos foi compreendida por todas as pessoas de muitas países, de modo que todos entenderam as suas palavras em sua própria língua.

Muitas vezes, passa-se por alto nesse relato o significado desses acontecimentos ocorridos no dia de Pentecostes (Atos 2:1 Atos 2:1Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
Almeida Atualizada×
). Era uma das festas que Deus ordenou para o Seu povo muitos séculos atrás (Levítico 23). Ao revelar essas festas, Deus exclamou: “São estas as minhas festas … as festas fixas do Senhor, as santas convocações … ” (Versículos 2, 4, ARA). Então, Deus proclamou-as como “estatuto perpétuo” (versículos 14, 21, 31, 41, ARA).

Os Evangelhos mostram Jesus observando as mesmas festas (Mateus 26:17-19 Mateus 26:17-19 [17] Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa? [18] Respondeu ele: Ide � cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos. [19] E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
Almeida Atualizada×
; João 7:10-14 João 7:10-14 [10] Mas quando seus irmãos já tinham subido � festa, então subiu ele também, não publicamente, mas como em secreto. [11] Ora, os judeus o procuravam na festa, e perguntavam: Onde está ele? [12] E era grande a murmuração a respeito dele entre as multidões. Diziam alguns: Ele é bom. Mas outros diziam: não, antes engana o povo. [13] Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus. [14] Estando, pois, a festa já em meio, subiu Jesus ao templo e começou a ensinar.
Almeida Atualizada×
, 37-38). Tanto o livro de Atos quanto as cartas de Paulo mostram os apóstolos observando essas festas muito tempo depois da morte e ressurreição de Cristo (Atos 2:1-4 Atos 2:1-4 [1] Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. [2] De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. [3] E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. [4] E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Almeida Atualizada×
; 18:21; 20:6, 16; 27:9). Este é o exemplo estabelecido para nós.

Hoje, no entanto, a maioria das igrejas ensina que, de alguma forma, essas festas foram invalidadas pela morte de Cristo. No entanto, o registro inconfundível da Bíblia mostra que a Igreja primitiva continuou a observá-las muito tempo depois de Sua morte—mas com uma melhor compreensão de seu significado espiritual.

Ao comentar sobre uma dessas festas dadas por Deus, o apóstolo Paulo exortou a congregação da Igreja em Corinto—um grupo misto de gentios e judeus crentes—a guardar a “festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade” (1 Coríntios 5:8 1 Coríntios 5:8Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Almeida Atualizada×
).

Obviamente, Paulo estava se referindo à observância da festa bíblica dos Pães Asmos (ver Levítico 23:6 Levítico 23:6E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.
Almeida Atualizada×
; Deuteronômio 16:16 Deuteronômio 16:16Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios perante o Senhor;
Almeida Atualizada×
). Do mesmo modo, Paulo explicou o significado cristão da Páscoa bíblica (1 Coríntios 5:7 1 Coríntios 5:7Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Almeida Atualizada×
; Levítico 23:5 Levítico 23:5No mês primeiro, aos catorze do mês, � tardinha, é a páscoa do Senhor.
Almeida Atualizada×
) e deu instruções sobre a maneira correta de observar essa cerimônia na Igreja (1 Coríntios 11:23-28 1 Coríntios 11:23-28 [23] Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; [24] e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. [25] Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. [26] Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. [27] De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. [28] Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
Almeida Atualizada×
).

Estas passagens suscitam uma pergunta óbvia: Visto que Jesus, os apóstolos e a Igreja primitiva guardaram esses dias, por que as igrejas não os ensinam e nem os guardam hoje? Afinal, Paulo vinculou diretamente as festas a Jesus, Seu propósito e Seu sacrifício para a humanidade (1 Coríntios 5:7 1 Coríntios 5:7Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Almeida Atualizada×
).

Os Evangelhos e o livro de Atos são igualmente claros ao dizer que Cristo, os discípulos e a igreja primitiva guardavam o Sábado semanal no sétimo dia da semana como o dia de descanso e adoração (Marcos 6:2 Marcos 6:2Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos?
Almeida Atualizada×
; Lucas 4:16 Lucas 4:16Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
Almeida Atualizada×
, 31-32; 13:10; Atos 13:14-44 Atos 13:14-44 [14] Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. [15] Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai. [16] Então Paulo se levantou e, pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: [17] O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito, de onde os tirou com braço poderoso, [18] e suportou-lhes os maus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos; [19] e, havendo destruído as sete nações na terra de Canaã, deu- lhes o território delas por herança durante cerca de quatrocentos e cinquenta anos. [20] Depois disto, deu-lhes juízes até o profeta Samuel. [21] Então pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul, filho de Cis, varão da tribo de Benjamim. [22] E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. [23] Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel um Salvador, Jesus; [24] havendo João, antes da aparecimento dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento. [25] Mas João, quando completava a carreira, dizia: Quem pensais vós que su sou? Eu não sou o Cristo, mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés. [26] Irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a nós é enviada a palavra desta salvação. [27] Pois, os que habitam em Jerusalém e as suas autoridades, porquanto não conheceram a este Jesus, condenando-o, cumpriram as mesmas palavras dos profetas que se ouvem ler todos os sábados. [28] E, se bem que não achassem nele nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. [29] Quando haviam cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; [30] mas Deus o ressuscitou dentre os mortos; [31] e ele foi visto durante muitos dias por aqueles que com ele subiram da Galiléia a Jerusalém, os quais agora são suas testemunhas para com o povo. [32] E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais, [33] a qual Deus nos tem cumprido, a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu Filho, hoje te gerei. [34] E no tocante a que o ressuscitou dentre os mortos para nunca mais tornar � corrupção, falou Deus assim: Dar-vos-ei as santas e fiéis bênçãos de Davi; [35] pelo que ainda em outro salmo diz: Não permitirás que o teu Santo veja a corrupção. [36] Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção. [37] Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção experimentou. [38] Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. [39] E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê. [40] Cuidai pois que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: [41] Vede, ó desprezadores, admirai-vos e desaparecei; porque realizo uma obra em vossos dias, obra em que de modo algum crereis, se alguém vo-la contar. [42] Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte. [43] E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus. [44] No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
Almeida Atualizada×
; 18:4). Era costume de Jesus ir à sinagoga no dia de Sábado para adorar (Lucas 4:16 Lucas 4:16Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
Almeida Atualizada×
).

Contrário ao en- sinamento daqueles que dizem que Paulo abandonou o Sábado, também era seu costume ir à sinagoga todos os Sábados (Atos 17:1-3 Atos 17:1-3 [1] Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus. [2] Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras, [3] expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
Almeida Atualizada×
), utilizando-se dessa as- sembleia ordenada por Deus para ensinar aos outros sobre Jesus de Nazaré como Salvador e Messias.

Naturalmente, a maioria das pessoas e igrejas ignora o Sábado bíblico do sétimo dia. Mas por quê? Não deveríamos observar um dia semanal de descanso e adoração como Deus ordena (Êxodo 20:8-11 Êxodo 20:8-11 [8] Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. [9] Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; [10] mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. [11] Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Almeida Atualizada×
; Deuteronômio 5:12-15 Deuteronômio 5:12-15 [12] Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus; [13] seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; [14] mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu. [15] Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.
Almeida Atualizada×
), e não deveria ser o mesmo dia em que Jesus e Seus apóstolos guardaram?

Um exame mais detalhado das Escrituras revela muitas outras diferenças entre os ensinamentos e as práticas de Jesus e Seus apóstolos com o que é comumente ensinado. Por exemplo, a crença de que a obediência à lei de Deus é desnecessária é diretamente contrária às próprias palavras de Jesus (Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
; 5:17-19) e os ensinamentos e exemplos de Seus apóstolos (Atos 24:14 Atos 24:14Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas,
Almeida Atualizada×
; 25:8; Romanos 7:12 Romanos 7:12De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Almeida Atualizada×
, 22; 1 Coríntios 7:19 1 Coríntios 7:19A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 3:15-17 2 Timóteo 3:15-17 [15] e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. [16] Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; [17] para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.
Almeida Atualizada×
).

Jesus e os apóstolos nunca ensinaram que os justos ascenderiam conscientemente para o céu no momento da morte (João 3:13 João 3:13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
Almeida Atualizada×
; Atos 2:29 Atos 2:29Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
Almeida Atualizada×
, 34), e eles entendiam que o homem não possui uma alma imortal, que passaria a eternidade no céu ou no inferno (Ezequiel 18:4 Ezequiel 18:4Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Almeida Atualizada×
, 20; Mateus 10:28 Mateus 10:28E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Almeida Atualizada×
). Em vez disso, eles seguiam as passagens bíblicas anteriores que se referiam à morte como sendo um sono inconsciente do qual as pessoas vão acordar em uma futura ressurreição (comparar Eclesiastes 9:5 Eclesiastes 9:5Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Almeida Atualizada×
, 10; Daniel 12:2-3 Daniel 12:2-3 [2] E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. [3] Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
Almeida Atualizada×
; João 11:11-14 João 11:11-14 [11] E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. [12] Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. [13] Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. [14] Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 11:30 1 Coríntios 11:30Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.
Almeida Atualizada×
; 15:6, 51; 1 Tessalonicenses 4:14-17 1 Tessalonicenses 4:14-17 [14] Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. [15] Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Em nenhum lugar da Bíblia encontramos qualquer indício de aprovação para os feriados religiosos populares de hoje, como o Natal e o Domingo de Páscoa. A Páscoa significa “passar por cima” e nada tem a ver com o significado corrente do Domingo de Páscoa!

Em vez de aprovar tais celebrações, advindas do paganismo, Deus as condena mesmo quando são usadas ​​com a intenção de adorá-Lo (comparar Deuteronômio 12:29-32 Deuteronômio 12:29-32 [29] Quando o Senhor teu Deus exterminar de diante de ti as nações aonde estás entrando para as possuir, e as desapossares e habitares na sua terra, [30] guarda-te para que não te enlaces para as seguires, depois que elas forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: De que modo serviam estas nações os seus deuses? pois do mesmo modo também farei eu. [31] Não farás assim para com o Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele detesta, fizeram elas para com os seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimam no fogo aos seus deuses. [32] Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 10:19-21 1 Coríntios 10:19-21 [19] Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? [20] Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. [21] Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.
Almeida Atualizada×
).

Estas são algumas das principais diferenças entre o cristianismo de Jesus e dos apóstolos com o cristianismo tradicional praticado hoje. Mas nossa palavra não é o suficiente diante de tudo isso. Nós o incentivamos a seguir o exemplo dos bereanos (Atos 17:11 Atos 17:11Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
Almeida Atualizada×
) e olhar em sua Bíblia para ver se as crenças e costumes populares de hoje estão de acordo com o que Jesus e Seus apóstolos praticaram e ensinaram.

(Para saber mais sobre esses assuntos, não deixe de solicitar os nossos guias de estudo bíblicos: A Igreja que Jesus Edificou; o Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança para Toda a Humanidade; Feriados ou Dias Santos: Importa Quais Dias Observamos?; O Sábado: De Pôr-do-sol a Pôr-do-sol, O Dia do Descanso de Deus; Céu e Inferno—O que Realmente Ensina a Bíblia; e O Que Acontece Depois da Morte?)