O Que Você Pode Fazer?

O Que Você Pode Fazer?

Em relação às tendências e acontecimentos na terra, nenhuma parte das Escrituras é mais aplicável ao nosso mundo do que a profecia do Monte das Oliveiras, registrada em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21. É aqui onde o próprio Jesus nos adverte para ser vigilantes sobre o nosso estado espiritual. Ele descreve e resume as condições e eventos que levarão à Sua segunda vinda. O que deveríamos estar fazendo — ou não estar fazendo — à medida que o tempo se aproxima?

Depois de descrever o péssimo estado em que se encontraria o mundo quando Ele voltasse, Jesus disse aos Seus discípulos acerca do tempo exato de Sua vinda: “Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai” (Marcos 13:32).

O fato de não sabermos com certeza não significa que devemos deixar de estar atentos às condições e tendências mundiais e também à nossa própria condição espiritual. Observe o que Jesus instrui no versículo seguinte: “Vigiem e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora” (versículo 33, BLH).

Ele então comparou a Si mesmo e a Sua segunda vinda a um homem que viajou para um país distante, deixou os seus servos administrando sua propriedade e disse ao porteiro para “ficar de vigia” até ele voltar.

Então, Jesus Cristo dá Sua advertência aos discípulos pela segunda vez. “Então vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar . . .” (versículo 35, BLH).

Em seguida, adverte aos Seus servos para não adormecerem no trabalho, seguido por um terceiro e último apelo, destacando a importância da sua missão. “O que eu lhes digo a todos: Fiquem vigiando!” (versículo 37, BLH).

O relato de Lucas enfatiza a nossa conduta pessoal, com a advertência de Cristo para sermos diligentes em manter nossa casa espiritual pessoal em ordem e nos mostrando exatamente o tipo de distrações a evitar:

“Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele Dia [do retorno de Cristo] pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro” (Lucas 21:34-35, BLH).

A grande maioria das pessoas, diz Jesus Cristo, serão pegos de surpresa. Eles não estarão espiritualmente alerta, muito menos consciente, das condições e tendências em evolução que foram profetizadas. Cristo quer que Seus servos evitem cair nessa armadilha.

Então, Ele nos diz no versículo 36: “Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier” (BLH) .

Em sua exortação sobre o Dia do Senhor, o apóstolo Pedro pergunta: “Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa” (2 Pedro 3:11, NVI). A ênfase o tempo todo está na importância da preparação pessoal para a vinda de Cristo e numa vigilância reforçada com antecipação a esse evento.

Proteção para os servos de Deus

Um dos aspectos mais estimulantes deste assunto é saber que Deus prometeu guardar e cuidar de seu povo durante este período de turbulência mundial sem precedentes. Jesus disse que não há nada de errado em querer evitar o sofrimento das catástrofes do fim dos tempos. De fato, como vimos em Lucas 21:36, Ele nos encoraja a estar alertas e conscientes, observando o nosso próprio estado espiritual, bem como as condições dos eventos mundiais e orando fervorosamente para sermos dignos de escapar da devastação vindoura, se ocorrer durante nossa vida.

Assim, como nos dias de Noé, Deus proverá um caminho para muitos fiéis serem protegidos durante aqueles três anos e meio. Como Sofonias 2:3 nos diz: “Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da irá do Senhor”.

Ainda que Satanás tentará destruir o povo de Deus, o próprio Deus proverá os meios para que muitos deles sejam poupados desse tempo perigoso (Apocalipse 12:13-17). Jesus disse que cuidará de quem fielmente estiver servindo-O durante esse tempo.

Ele diz a um grupo de fiéis no fim: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra” (Apocalipse 3: 10, ARA).

Em Apocalipse 7, os servos de Deus são selados e poupados dos vindouros transtornos mundiais. “E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus” (versículos 2-3).

Quem são estes servos de Deus? Observe como o livro do Apocalipse descreve-os. Eles são aqueles que “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”; aqueles “que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” e “aqueles que guardam os Seus mandamentos [ACF]” (Apocalipse 12:17, 14:12; 22:14).

O livro de Apocalipse mostra que aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus são o povo de Deus. (Para saber mais sobre estes mandamentos e as pessoas que compõem a Igreja de Deus, faça download ou solicite uma cópia gratuita do nosso livros Os Dez Mandamentos e A Igreja que Jesus Edificou).

Contudo, Infelizmente, a profecia revela que nem todo o povo de Deus será protegido durante o tempo do fim. Cristo predisse que uma parte de Sua Igreja no final não estaria preparada espiritualmente. Mateus 25, na parábola das dez virgens, mostra que alguns de Seu povo seriam negligentes com seu estado espiritual e não estariam preparados.

Ele conclui a parábola com a seguinte advertência: “Vigiai pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mateus 25:13). Consequentemente, quando o tempo do fim começar, alguns do povo de Deus serão protegidos das perseguições de Satanás, enquanto outros sofrerão o peso da fúria do diabo (Apocalipse 6:9-11; 12:14, 17).

Um tempo para estar espiritualmente alerta

Embora o tempo do fim seja um período de problemas mundiais nunca visto, também é o limiar do Reino de Deus. Paulo dá uma perspectiva maravilhosa de como devemos nos preparar espiritualmente para essa época, independentemente de quando venha:

“Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.

“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele. Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses 5:4-11, ARA).

Devemos nos consolar muito nas promessas de Deus e no conhecimento que Ele tornou disponível sobre o tempo do fim. A boa notícia é que, se nos prepararmos espiritualmente, este pode ser um momento de esperança, confiança e alegria levando-nos inexoravelmente ao incomparável Reino de Deus. Como assegura Jesus em Lucas 21:28: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”.