Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Tempo do Fim: O fim de quê?

Você está aqui

O Tempo do Fim

O fim de quê?

Muitos têm pensado na citação bíblica sobre o fim do mundo, especialmente a partir da versão Almeida Revista e Corrigida do Novo Testamento, onde os discípulos de Jesus lhe perguntaram sobre o “fim do mundo” em Mateus 24:3 Mateus 24:3E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.
Almeida Atualizada×
. Mas, a palavra traduzida como “mundo” nesta passagem vem da palavra grega aion (da qual deriva a palavra portuguesa éon), significando “um período de tempo indeterminado . . . marcado por características espirituais e morais” (Dicionário Vine Completo e Expositivo de Palavras do Antigo e Novo Testamento, 1985, “Era”). A Nova Versão Internacional traduz corretamente a palavra como “tempos”.

A palavra grega aion e seu derivado éon em português significa essencialmente a mesma coisa — uma era, uma época, um período. Os discípulos de Jesus não estavam perguntando sobre o fim do nosso planeta físico, a terra. Pelo contrário, eles estavam perguntando sobre o fim desta era de domínio do homem sobre a terra. Eles conheciam bem as diversas profecias do Antigo Testamento que anunciam a vinda do governo do Messias no Reino de Deus.

Paulo comparou a época “vindoura” (Efésios 1:21 Efésios 1:21muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
Almeida Atualizada×
) com o mundo que conhecemos, o qual chamou de “presente século mau” (Gálatas 1:4 Gálatas 1:4o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
Almeida Atualizada×
). Esta época e a vindoura são opostas espiritual e moralmente.

Para compreender bem as duas, temos que perceber que este não é o mundo de Deus. Pois, Deus não é o autor de lares desfeitos, casamentos destruídos, violência, ódio racial e étnico, corrupção governamental, cobiça, poluição, depressão, doenças e perseguição que resultam no sofrimento vemos ao nosso redor. Paulo aponta como a causa dessas dores “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4 2 Coríntios 4:4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Almeida Atualizada×
), ninguém menos que Satanás, o diabo.

Quão grande é a influência deste ser? O apóstolo João nos diz que “o mundo inteiro está debaixo do poder do Maligno” (1 João 5:19 1 João 5:19Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
Almeida Atualizada×
, BLH). Toda a humanidade é influenciada pelo pensamento, atitudes e ações deste ser malvado e de seus companheiros do mal, os demônios. João ainda adverte que o poder enganador de Satanás é tão grande que ele “engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9 Apocalipse 12:9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Almeida Atualizada×
).

A influência de Satanás é tão poderosa tal como é, penetrante. Por mais estranho pareça, uma das maiores áreas de influência de Satanás é a religião, onde suas idéias — e não as de Deus — prevalecem. Paulo avisa aos cristãos do poder enganador de Satanás, mesmo dentro do cristianismo: Assim como “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”, também seus representantes se disfarçam em “ministros da justiça” e “apóstolos de Cristo” (2 Coríntios 11:13-15 2 Coríntios 11:13-15 [13] Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. [14] E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. [15] Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
Almeida Atualizada×
).

Paulo adverte aqueles que querem viver uma vida religiosa devem lutar constantemente contra as influências espirituais invisíveis que dominam o mundo. “Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12 Efésios 6:12pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
Almeida Atualizada×
).

Sob a influência de Satanás, o mundo tem a sua própria “sabedoria” (1 Coríntios 1:20-29 1 Coríntios 1:20-29 [20] Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? [21] Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. [22] Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, [23] nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, [24] mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. [25] Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens. [26] Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. [27] Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; [29] para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.
Almeida Atualizada×
), uma forma de pensamento que considera que o Deus da Bíblia e Seu modo de vida é “loucura” (1 Coríntios 2:14 1 Coríntios 2:14Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Almeida Atualizada×
). Como resultado, a humanidade não reconhece que a rejeição do homem a Deus e Seus caminhos foi o que trouxe o sofrimento e a tristeza que permeiam o mundo. (Para saber mais sobre a má influência de Satanás sobre o nosso mundo, solicite ou faça download gratuitamente de nosso livro O Diabo realmente existe?).

Quando a Escritura menciona “o tempo do fim” ou “o fim dos tempos”, está se referindo ao fim próximo do presente século mau. Esta época — na realidade a era de Satanás — caminha para um fim, e será substituída pela era do governo de Deus que guiará toda a humanidade.

Esta era por vir — muitas vezes referida na Bíblia como o tempo no qual o Reino de Deus regerá a terra — será anunciada por Jesus Cristo ao Seu retorno. Para compreender melhor esses grandes temas e eventos proféticos, não se esqueça de pedir ou baixar sua cópia gratuita dos livros O Evangelho do Reino, O Livro do Apocalipse Revelado, Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha em Profecia Bíblica e Você Pode Entender a Profecia Bíblica. Eles o ajudarão a entender mais o mundo inimaginavelmente melhor que Deus tem reservado além do nosso tempo presente.