O Tempo do Fim: O fim de quê?

Você está aqui

O Tempo do Fim

O fim de quê?

Muitos têm pensado na citação bíblica sobre o fim do mundo, especialmente a partir da versão Almeida Revista e Corrigida do Novo Testamento, onde os discípulos de Jesus lhe perguntaram sobre o “fim do mundo” em Mateus 24:3. Mas, a palavra traduzida como “mundo” nesta passagem vem da palavra grega aion (da qual deriva a palavra portuguesa éon), significando “um período de tempo indeterminado . . . marcado por características espirituais e morais” (Dicionário Vine Completo e Expositivo de Palavras do Antigo e Novo Testamento, 1985, “Era”). A Nova Versão Internacional traduz corretamente a palavra como “tempos”.

A palavra grega aion e seu derivado éon em português significa essencialmente a mesma coisa — uma era, uma época, um período. Os discípulos de Jesus não estavam perguntando sobre o fim do nosso planeta físico, a terra. Pelo contrário, eles estavam perguntando sobre o fim desta era de domínio do homem sobre a terra. Eles conheciam bem as diversas profecias do Antigo Testamento que anunciam a vinda do governo do Messias no Reino de Deus.

Paulo comparou a época “vindoura” (Efésios 1:21) com o mundo que conhecemos, o qual chamou de “presente século mau” (Gálatas 1:4). Esta época e a vindoura são opostas espiritual e moralmente.

Para compreender bem as duas, temos que perceber que este não é o mundo de Deus. Pois, Deus não é o autor de lares desfeitos, casamentos destruídos, violência, ódio racial e étnico, corrupção governamental, cobiça, poluição, depressão, doenças e perseguição que resultam no sofrimento vemos ao nosso redor. Paulo aponta como a causa dessas dores “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4), ninguém menos que Satanás, o diabo.

Quão grande é a influência deste ser? O apóstolo João nos diz que “o mundo inteiro está debaixo do poder do Maligno” (1 João 5:19, BLH). Toda a humanidade é influenciada pelo pensamento, atitudes e ações deste ser malvado e de seus companheiros do mal, os demônios. João ainda adverte que o poder enganador de Satanás é tão grande que ele “engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9).

A influência de Satanás é tão poderosa tal como é, penetrante. Por mais estranho pareça, uma das maiores áreas de influência de Satanás é a religião, onde suas idéias — e não as de Deus — prevalecem. Paulo avisa aos cristãos do poder enganador de Satanás, mesmo dentro do cristianismo: Assim como “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”, também seus representantes se disfarçam em “ministros da justiça” e “apóstolos de Cristo” (2 Coríntios 11:13-15 ).

Paulo adverte aqueles que querem viver uma vida religiosa devem lutar constantemente contra as influências espirituais invisíveis que dominam o mundo. “Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Sob a influência de Satanás, o mundo tem a sua própria “sabedoria” (1 Coríntios 1:20-29), uma forma de pensamento que considera que o Deus da Bíblia e Seu modo de vida é “loucura” (1 Coríntios 2:14). Como resultado, a humanidade não reconhece que a rejeição do homem a Deus e Seus caminhos foi o que trouxe o sofrimento e a tristeza que permeiam o mundo. (Para saber mais sobre a má influência de Satanás sobre o nosso mundo, solicite ou faça download gratuitamente de nosso livro O Diabo realmente existe?).

Quando a Escritura menciona “o tempo do fim” ou “o fim dos tempos”, está se referindo ao fim próximo do presente século mau. Esta época — na realidade a era de Satanás — caminha para um fim, e será substituída pela era do governo de Deus que guiará toda a humanidade.

Esta era por vir — muitas vezes referida na Bíblia como o tempo no qual o Reino de Deus regerá a terra — será anunciada por Jesus Cristo ao Seu retorno. Para compreender melhor esses grandes temas e eventos proféticos, não se esqueça de pedir ou baixar sua cópia gratuita dos livros O Evangelho do Reino, O Livro do Apocalipse Revelado, Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha em Profecia Bíblica e Você Pode Entender a Profecia Bíblica. Eles o ajudarão a entender mais o mundo inimaginavelmente melhor que Deus tem reservado além do nosso tempo presente.