Termos Bíblicos para o Iminente Fim da Era do Homem

Você está aqui

Termos Bíblicos para o Iminente Fim da Era do Homem

A Última Hora:

O apóstolo João, escreveu no primeiro século, utilizando a expressão “a última hora” referindo-se à sua época: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora” (1 João 2:18).

Como outros de sua época, João provavelmente pensou que o retorno de Jesus Cristo fosse iminente (Atos 1:6, 1 Tessalonicenses 4:15-18). Mas, Deus tem uma perspectiva bastante diferente do tempo. Um dia para Ele é como mil anos e mil anos como um dia (2 Pedro 3:8; compare Salmo 90:4).

João avisou-nos para estar atentos aos “anticristos”, um termo usado para qualquer um que professa ser de Cristo, mas, na verdade trabalha contra Ele. Uma tendência que começou na época de João e continuará até o tempo do fim, quando piorará esta falsa representação de Jesus Cristo e de Seus ensinamentos.

Os Últimos Tempos:

Paulo, Pedro, João e Judas usam os termos últimos dias, último tempo e últimos tempos para descrever a parte final da era do homem.

Paulo advertiu a Timóteo que alguns cristãos deixariam a verdade de Deus no tempo do fim. Ele chamou este período geral do futuro “os últimos tempos”: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé” (1 Timóteo 4:1).

Observe as palavras de Pedro: “Cristo . . . o qual . . . manifestado [visível], nestes últimos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1:19-20).

Note que Judas também usa o “último tempo”: “. . . Lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Os quais vos diziam que no último tempo haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito” (Judas 17-19).

Consumação dos Séculos:

Hebreus 9:26 usa a expressão “consumação dos séculos” (ARC), “quando os tempos estão chegando ao fim” (BLH), “ao se cumprirem os tempos” (ARA), ou “no fim dos tempos” (NIV), para retratar o período desde o sacrifício de Jesus até à Sua segunda vinda. Hebreus 1:1-2 nos diz: “Deus . . . a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”.

Os Derradeiros Dias:

A expressão “Derradeiros Dias” (Daniel 10:14) ou “últimos dias” (ARA) pode incluir um período de preparação até ao “tempo do fim” (Daniel 11:35, ARA) e, incluindo a Grande Tribulação (Mateus 24:21).