Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Termos Bíblicos para o Iminente Fim da Era do Homem

Você está aqui

Termos Bíblicos para o Iminente Fim da Era do Homem

A Última Hora:

O apóstolo João, escreveu no primeiro século, utilizando a expressão “a última hora” referindo-se à sua época: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora” (1 João 2:18 1 João 2:18Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.
Almeida Atualizada×
).

Como outros de sua época, João provavelmente pensou que o retorno de Jesus Cristo fosse iminente (Atos 1:6 Atos 1:6Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
Almeida Atualizada×
, 1 Tessalonicenses 4:15-18 1 Tessalonicenses 4:15-18 [15] Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. [18] Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Almeida Atualizada×
). Mas, Deus tem uma perspectiva bastante diferente do tempo. Um dia para Ele é como mil anos e mil anos como um dia (2 Pedro 3:8 2 Pedro 3:8Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
Almeida Atualizada×
; compare Salmo 90:4).

João avisou-nos para estar atentos aos “anticristos”, um termo usado para qualquer um que professa ser de Cristo, mas, na verdade trabalha contra Ele. Uma tendência que começou na época de João e continuará até o tempo do fim, quando piorará esta falsa representação de Jesus Cristo e de Seus ensinamentos.

Os Últimos Tempos:

Paulo, Pedro, João e Judas usam os termos últimos dias, último tempo e últimos tempos para descrever a parte final da era do homem.

Paulo advertiu a Timóteo que alguns cristãos deixariam a verdade de Deus no tempo do fim. Ele chamou este período geral do futuro “os últimos tempos”: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé” (1 Timóteo 4:1 1 Timóteo 4:1Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
Almeida Atualizada×
).

Observe as palavras de Pedro: “Cristo . . . o qual . . . manifestado [visível], nestes últimos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1:19-20 1 Pedro 1:19-20 [19] mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, [20] o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós,
Almeida Atualizada×
).

Note que Judas também usa o “último tempo”: “. . . Lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Os quais vos diziam que no último tempo haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito” (Judas 17-19).

Consumação dos Séculos:

Hebreus 9:26 Hebreus 9:26doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Almeida Atualizada×
usa a expressão “consumação dos séculos” (ARC), “quando os tempos estão chegando ao fim” (BLH), “ao se cumprirem os tempos” (ARA), ou “no fim dos tempos” (NIV), para retratar o período desde o sacrifício de Jesus até à Sua segunda vinda. Hebreus 1:1-2 Hebreus 1:1-2 [1] Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, [2] nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;
Almeida Atualizada×
nos diz: “Deus . . . a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”.

Os Derradeiros Dias:

A expressão “Derradeiros Dias” (Daniel 10:14 Daniel 10:14Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes.
Almeida Atualizada×
) ou “últimos dias” (ARA) pode incluir um período de preparação até ao “tempo do fim” (Daniel 11:35 Daniel 11:35Alguns dos entendidos cairão para serem acrisolados, purificados e embranquecidos, até o fim do tempo; pois isso ainda será para o tempo determinado.
Almeida Atualizada×
, ARA) e, incluindo a Grande Tribulação (Mateus 24:21 Mateus 24:21porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Almeida Atualizada×
).