A Frase “estrela da manhã” em Isaías 14:12

Você está aqui

A Frase “estrela da manhã” em Isaías 14:12

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.67 MB)

Download (Baixar)

A Frase “estrela da manhã” em Isaías 14:12

MP3 Audio (1.67 MB)
×

Em Isaías 14:12, o ser poderoso que liderou uma rebelião contra Deus é referido por uma frase frequentemente traduzida como “estrela da manhã” em várias versões Portuguesas e como “Lúcifer” em várias versões Inglesas. A designação hebraica original aqui―usada apenas dessa vez na Bíblia―é Heylel. Seu significado preciso ainda é debatido. Alguns acham que significa “Louvai a Deus” por ter uma relação com o hebraico Halal (“louvor”) e, talvez, sendo o el no final um sufixo que significa “Deus” (como nos nomes angelicais de Miguel e Gabriel).

Outros alegam que Heylel significa “brilho” ou “brilhante”―particularmente dada a sua aparente associação astronômica.

E, junto aqui com a frase “filho da alva”, muitos acreditam que seja uma referência ao planeta Vênus como a estrela da manhã brilhando no leste antes do amanhecer. Na verdade, este era, evidentemente, a compreensão do termo, pouco antes do tempo de Cristo. A antiga tradução da Septuaginta grega do Antigo Testamento representava a palavra como Eosphoros (“portador do amanhecer”), o termo grego para Vênus como a estrela da manhã (também conhecido no grego como Phosphoros, que significa “portador de luz”).

Este significado foi incorporado à tradução da Vulgata Latina do quinto século com a palavra Lúcifer (“portador de luz” ou “servidor da luz”), o nome que os astrônomos romanos usaram para a estrela da manhã. Além disso também devemos considerar que os anjos de Deus foram referidos, figurativamente, nas Escrituras como “estrelas da manhã” (Jó 38:7, ver também Apocalipse 1:20).

Um pouco de conhecimento de astronomia nos ajuda a entender melhor esse quadro. Vênus é o objeto mais brilhante do céu à exceção do sol e da lua. Agora, compreendemos que ele é um planeta. Mas, para os antigos ele era classificado como uma estrela―simplesmente porque para eles a palavra estrela significava um ponto pequeno e brilhante de luz no céu. Observe mais uma vez que a referência no versículo 12 é “filho da alva”. [A alva é a primeira claridade do dia que se produz no horizonte]. O planeta Vênus é ainda referido como a estrela da manhã ou estrela do entardecer porque é visível apenas pouco antes do amanhecer ou logo após o pôr do sol.

Assim, o quadro apresentado é o de uma estrela grande, comparada a Vênus, que quer ser maior do que as outras estrelas: “Acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono” (versículo 13). Antes do amanhecer, Vênus se levanta no horizonte do leste. Mas antes que seja capaz de subir para o céu―subir acima das outras estrelas e ser a mais alta―a luz do sol nascente faz Vênus desaparecer na crescente luz do dia.

Os paralelos entre o que é retratado pela astronomia e o que aconteceu no reino espiritual são impressionantes e reforçam os pontos mostrados aqui por Isaías quando descreve esta trágica rebelião angelical.