Como Podemos Resistir ao Diabo?

Você está aqui

Como Podemos Resistir ao Diabo?

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.97 MB)

Download (Baixar)

Como Podemos Resistir ao Diabo?

MP3 Audio (2.97 MB)
×

Além de identificar os métodos que Satanás usa para enganar as pessoas, Deus nos dá a orientação específica para combater o diabo e sua influência. A Palavra de Deus nos assegura: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Esta promessa, no entanto, está, evidentemente, direcionada para aqueles dispostos a “se sujeitar a Deus” (mesmo versículo) e é imediatamente seguido com a instrução: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (versículo 8).

Como, então, podemos nos aproximar de Deus? Sua instrução continua: “Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração” (mesmo versículo). Devemos procurar ativamente eliminar o caminho de Satanás do pensamento e do comportamento de nossas vidas.

Satanás, porém, é tão inteligente e poderoso que nenhum ser humano pode resistir com sucesso à sua influência—sem a ajuda de Deus. Portanto, a chave para resistir ao diabo é se aproximar de Deus, com sinceridade e firmeza, e continuar perto.

Nosso primeiro passo é permitir que Deus limpe a influência de Satanás de nossas mentes. Isto ocorre através do reconhecimento e admissão de nossos pecados e de arrepender-se deles. As Escrituras comparam essa transformação do modo de pensar de Satanás como voltar dos mortos:

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Efésios 2:1-3).

Quando começamos realmente a nos arrepender e nos submeter a Deus de coração, começamos a levar a sério Sua Palavra e a obedecer à Sua instrução e mandamentos. Em seguida, a Sua Palavra, a Bíblia, começa a limpeza de nossas mentes, lavando os nossos maus pensamentos e motivações. Todos os que verdadeiramente se arrependem de todo coração—que entregam suas vidas a Deus e são batizados para que possam receber o Espírito Santo—são colocados por Jesus Cristo em Sua Igreja. Nós recomendamos fortemente que você encontre um verdadeiro ministro de Deus para tratar sobre o batismo.

Agora, observe a preocupação de Cristo com os membros da Sua Igreja e como Ele trabalha com eles para remover as más influências de seus corações e mentes: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5:25-27). A Palavra de Deus é o instrumento que Cristo usa—através do poder do Espírito Santo—para lavar as influências de Satanás do nosso pensamento.

Mas o que podemos fazer sobre as tentativas do diabo de nos influenciar no futuro? Aqui, também, Deus nos oferece uma defesa: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal . . . Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo​​“ (Efésios 6:10-13, NVI).

Paulo, então, lista elementos específicos da armadura espiritual que Deus põe à nossa disposição. Ele compara a defesa dos servos de Deus contra a influência de Satanás a usar um “cinto da verdade” e uma “couraça da justiça” (versículo 14, NVI). Ele descreve seus sapatos de combate como a “preparação do evangelho da paz” (versículo 15). Seu escudo é sua fé em Deus e Seu Filho, Jesus Cristo, “com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno “ (versículo 16).

Sua determinação está protegida pelo “capacete da salvação” (versículo 17)—a garantia de que quando estão constantemente servindo e agradando a Deus, então receberão a vida eterna.

A única arma ofensiva que eles podem usar para cortar em pedaços as atitudes e filosofias de Satanás é a “espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (mesmo versículo). De fato, todos os elementos listados da armadura derivam das Escrituras, por isso é vital estar estudando e meditando sobre a Bíblia regularmente.

Finalmente, Paulo diz: “Orai em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” (versículo 18). De fato, a oração regular é essencial para manter a nossa proximidade com Deus.

Estas são as chaves essenciais para combater os esforços de Satanás para recuperar o controle sobre “aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro” (2 Pedro 2:18). Quanto mais o nosso caráter torna-se como o da natureza perfeita de Deus, Satanás se sentirá menos confortável em nossa presença, e assim ele estará mais propenso a fugir de nós.