Introdução

Introdução

Download (Baixar)
MP3 Audio (4.38 MB)

Download (Baixar)

Introdução

MP3 Audio (4.38 MB)
×

“O meu Reino não é deste mundo” (João 18:36).

A maioria das pessoas que vive em nações desenvolvidas acha fácil acreditar que a situação da humanidade nunca foi tão boa. Para elas, diante as evidências que veem diariamente seria muito difícil dizer o contrário.

Os países tecnologicamente avançados têm o mais alto padrão de vida da história. Eles gostam de casas confortáveis e acessíveis, transporte rápido e eficiente, muita comida e bebida, principalmente de emprego seguro, oportunidades educacionais e uma variedade estonteante de coisas de entretenimento e oportunidades. Eles se beneficiam das altas rendas, o suficiente para satisfazer suas necessidades básicas e ter de sobra para muitos outros desejos.

Mas isso não é o caso da maioria da humanidade. Milhões de pessoas vão dormir com seus estômagos roncando de fome. Seus parcos recursos são para a compra de alimentos e apenas o suficiente para mantê-los vivos. Alguns têm um pouco sobrando para vestuário, habitação e transporte. Todos os dias 35.000 crianças―o bastante para povoar uma cidade de porte médio―morrem de fome ou doenças relacionadas à desnutrição crônica.

De forma prematura, as doenças ceifam a vida de dezenas de milhares de pessoas todos os dias. Cólera, tuberculose, malária e febre tifoide, quase erradicada em países desenvolvidos, continuam ameaçando de morte a maior parte do mundo. Mesmo em países ricos, o câncer, doenças do coração e AIDS matam milhares por hora.

Nenhum de nós tem experimentado um mundo verdadeiramente pacífico. Durante as últimas décadas a humanidade tem adquirido a terrível capacidade de exterminar toda a vida humana. Agora temos armamento nuclear, químico, biológico e convencional―para matar, várias vezes, cada homem, mulher e criança na terra.

O último século presenciou guerras catastróficas que tirou a vida de mais de 150 milhões de homens, mulheres e crianças―a maioria civil. Em anos mais recentes dezenas de conflitos armados, revoltas e insurreições têm ocorrido em todo o mundo a cada ano, destroçando as vidas de milhões. Poucos percebem que mesmo agora o cenário está sendo preparado para catástrofes muito maiores.

Por que tanto conflito, violência e absoluta maldade permeiam nossas sociedades? Onde podemos encontrar a resposta?

Se uma luz de esperança pode ser encontrada no mundo, com certeza seria na arena da religião, não é mesmo? Mas, infelizmente, até mesmo a religião, onde muitos procuram soluções para os problemas do mundo, está em desordem. Muitas guerras recentes têm visto não apenas conflitos óbvios entre religiões, mas cristãos lutando cristãos, muçulmanos matando muçulmanos e judeus confrontando judeus.

A confusão é abundante no mundo religioso. Até mesmo muitas das religiões pré-cristãs, com seus ritos pagãos, práticas e superstições estão dando meia-volta já que as pessoas estão buscando um significado que não encontram em rituais convencionais e crenças.

Por que somos afetados por esses problemas? Por que tanto caos e confusão? A angústia da raça humana é simplesmente o resultado de circunstâncias incontroláveis―​​ocasião e a sorte? O nosso sofrimento coletivo é simplesmente a maneira de como as coisas sempre foram e sempre serão?

Os cientistas reconhecem que a lei básica do universo é que existe uma causa para cada efeito. As coisas não acontecem por acaso. Elas ocorrem porque algo ou alguém faz com que elas aconteçam.

Na verdade, podemos encontrar uma causa para todo o mal que vemos no mundo. Os crimes de guerra, a confusão religiosa, a fome, a desnutrição, a doença e a morte prematura em suas muitas formas trágicas todas existem por uma razão. Os casamentos desfeitos, as famílias destruídas, os relacionamentos rompidos e as sociedades enfraquecidas não surgem por acaso.

Você pode saber a causa dos problemas deste mundo, a razão subjacente para muitas das dificuldades que você enfrenta em sua própria vida. Este livro lhe ajudará a entender essa causa―e ainda mais importante―o que você pode fazer quanto a isso.