Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Como Podemos Fazer a Vida Dar Certo?

Você está aqui

Como Podemos Fazer a Vida Dar Certo?

Por que se publicam tantos livros de autoajuda? Poderia ser simplesmente porque as pessoas reconhecem que precisam de ajuda com os diversos problemas, desafios e tensões da vida cotidiana? Os escritores e editoras perceberam isso, e seus livros desaparecem aos milhares das prateleiras.

Você pode não perceber, mas a maioria das famílias já possuiem o melhor livro de autoajuda publicado até hoje. Milhões de cópias foram publicadas e foi traduzido em centenas de línguas. Suas palavras remontam de milhares de anos. Este livro é a sua Bíblia.

Embora a Bíblia seja um best-seller absoluto, poucas pessoas reservam tempo para lê-la e estudá-la. A maioria acha que é bom tê-la por perto e que todos devem ter uma, mas poucos parecem aceitar seu grande significado para nós. Afinal, como poderia ser aplicado algo escrito há milhares de anos em nosso mundo agitado e tecnologicamente avançado? Outros ainda pensam que a Bíblia é um livro para os teólogos e não pode ser entendido por gente comum.

Aqueles que reservam um tempo para estudar a Bíblia, no entanto, acreditam que este se trata de um livro atemporal. Ela aborda nossas eternas dúvidas e questões: Por que estamos aqui? Para onde vamos? Quais são as soluções para os constantes problemas da humanidade? Como podemos aprender a viver juntos e em paz? Como podemos desfrutar da vida completamente?

A Bíblia está cheia de conselhos práticos, de cima para baixo, do nosso Criador. Ela pode nos ajudar a enxergar e evitar as armadilhas advindas com nosso jeito de fazer as coisas (Provérbios 14:12 Provérbios 14:12Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz � morte.
Almeida Atualizada×
e 16:25). Ela nos deixa registradas lições importantes e profundas de pessoas reais.

A Bíblia mostra claramente o princípio da causa e efeito―que nossas escolhas e ações, boas e más, produzem resultados bons e ruins. Ela está repleta de conselhos sábios sobre como ser feliz com a família, no casamento e nas amizades, como educar adequadamente as crianças, como gerenciar as finanças da família e ter sucesso no trabalho, como manter sua saúde e muito mais. Em suma, ela nos diz como fazer a vida dar certo.

Neste livro reunimos e resumimos alguns dos conselhos da Bíblia sobre estes temas. Mesmo assim ainda será superficial, pois a Bíblia contém, indubitavelmente, educação para toda a vida que está só esperando para que procuremos as suas pedras preciosas e tesouros. Ademais, é uma fonte de ajuda prática e espiritual que não podemos nos dar ao luxo de ficar sem ela.

O desafio de viver a verdade aprendida

Tenha em mente, no entanto, que apesar de ela ter conselhos isso não quer dizer que seja fácil segui-los. É preciso esforço. Tentar viver pela instrução da Bíblia é um desafio.

Nossa inclinação natural é seguir uma direção diferente do que a Bíblia ensina (Romanos 8:7 Romanos 8:7Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita � lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
Almeida Atualizada×
). Estamos cercados por um mundo secular e em grande parte alheio aos valores bíblicos, e aqueles que desejam obedecer a Deus, muitas vezes encontram-se nadando contra a corrente do pensamento popular e contra o jeito de se fazer as coisas. Também somos atrapalhados quando vemos que muitos que professam ser cristãos demonstram pouco ou nenhum compromisso em viver segundo as instruções de Deus.

Além disso, precisamos estar cientes de que as coisas nem sempre funcionam do jeito que esperamos, mesmo quando tentamos seguir as instruções de Deus. A Escritura nos diz que “tudo depende do tempo e do acaso” (Eclesiastes 9:11 Eclesiastes 9:11Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos.
Almeida Atualizada×
). Em outras palavras, apesar de nossos melhores esforços, outras circunstâncias e situações fora do nosso controle nos afetarão―às vezes para melhor, às vezes para pior. Apesar de podermos controlar as nossas próprias ações, às vezes temos pouco ou nenhum controle sobre as ações dos outros, que se espalham e nos afetam.

Deus não nos diz esta vida será perfeita quando colocamos em prática a Sua instrução. Na verdade, Ele nos diz para esperar adversidades (2 Timóteo 3:12 2 Timóteo 3:12E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Almeida Atualizada×
, 1 Pedro 2:20 1 Pedro 2:20Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
Almeida Atualizada×
). Ele nos garante, porém, que apesar das dificuldades e decepções, “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28 Romanos 8:28E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Almeida Atualizada×
).

Vale a pena viver dessa forma?

Diante de tais dificuldades, alguns podem questionar se vale a pena o esforço para viver uma vida piedosa. Mas a Bíblia nos assegura que “a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir” (1 Timóteo 4:8 1 Timóteo 4:8Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.
Almeida Atualizada×
, ênfase adicionada em todo o texto).

Algumas pessoas reconhecem que viver o caminho de Deus é agarrar a oportunidade da grande promessa “da vida . . . que há de vir”. Pouquíssimos entendem que viver uma vida piedosa também traz benefícios na “vida presente”, isto é, nossas atuais vidas físicas. Eles veem erroneamente o caminho de Deus como restritivo e prejudicial para uma vida feliz e realizada.

O caminho de vida de Deus, no entanto, não é um fardo, mas é certamente uma bênção.

Afinal, o propósito de Deus para enviar Jesus Cristo à Terra foi o de nos dar a oportunidade para a vida eterna. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
).

Deus está preocupado com nosso bem-estar eterno. Mas Jesus revelou outro motivo para Sua vinda, quando disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (João l0:l0). Jesus veio para que possamos ter a vida eterna, mas também para nos ajudar a entender como podemos desfrutar de vidas produtivas e satisfatórias, agora.

O apóstolo João expressa o desejo de Deus para nós, quando escreveu: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 João 2).

Mesmo vivendo pela instrução de Deus é possível que haja provações e sofrimento (João 16:33 João 16:33Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Almeida Atualizada×
, Atos 14:22 Atos 14:22confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.
Almeida Atualizada×
), Jesus prometeu bênçãos reais, aqui e agora, para os que seguem o caminho de vida de Deus e, em seguida, na era vindoura, a vida eterna (Marcos 10:29-30 Marcos 10:29-30 [29] Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, [30] que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.
Almeida Atualizada×
). Podemos experimentar as bênçãos definidas nesta vida por seguir as instruções encontradas na Palavra de Deus.

E já que vale a pena o esforço para seguir o caminho de Deus, o que devemos fazer para agradá-Lo? Este livro aborda alguns dos problemas comuns que enfrentamos no casamento, na educação dos filhos, no emprego, na saúde e nas finanças e explica como podemos estruturar nossas vidas de acordo com muitos princípios encontrados na Bíblia. Continue lendo para começar a aprender como você pode viver de acordo com práticas que fazem a vida dar certo.