Arrependimento, Penitência e Graça

Você está aqui

Arrependimento, Penitência e Graça

A penitência é uma forma mística de agir com pesar ou remorso e se autopunir (ver Colossenses 2:18-23). Outra forma de penitência é tentar fazer o máximo de boas ações para suplantar ou compensar os pecados. Ambas implicam em tentativas de pagar por nossos pecados — mas nenhum de nós jamais poderia fazer o bastante para pagar sequer um pecado.

Todo pecado é mau porque viola as perfeitas leis de amor do nosso Deus Criador. O único sacrifício grande o suficiente para pagar a culpa de nossos pecados já foi oferecido — o sofrimento e morte do Filho de Deus, Jesus Cristo. Então, fazer penitência é um grave insulto a Deus. Isso implica que o sacrifício de Jesus e a graça de Deus são desnecessários.

E o que é a "graça" de Deus? É o conjunto de todos os dons benevolentes que Deus oferece à humanidade. E o maior desses dons é o perdão total de todos os pecados passados. Isso, por sua vez, abre a porta para o restante de todos os dons de Deus, inclusive o supremo dom da vida eterna (Romanos 6:23). "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8).

Mas não confunda a verdadeira graça com sua imitação popular — a "graça barata". A graça significa o perdão dos pecados passados e não a permissão para continuar pecando, como Satanás gostaria que todos pensassem. Judas alertou para ter cuidado com os homens ímpios que “transformam [pervertem] a graça de nosso Deus em libertinagem" (Judas 4, NVI; comparar Romanos 6:1-2).

A graça só é possível através do sacrifício de Cristo e Ele atua como nosso misericordioso Mediador, Advogado e Sumo Sacerdote (1 Timóteo 2:5; 1 João 2:1-2). "Visto que temos um grande sumo sacerdote...Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:14-16).