Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Arrependimento, Penitência e Graça

Você está aqui

Arrependimento, Penitência e Graça

A penitência é uma forma mística de agir com pesar ou remorso e se autopunir (ver Colossenses 2:18-23 Colossenses 2:18-23 [18] Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, [19] e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. [20] Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, [21] tais como: não toques, não proves, não manuseies [22] (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? [23] As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.
Almeida Atualizada×
). Outra forma de penitência é tentar fazer o máximo de boas ações para suplantar ou compensar os pecados. Ambas implicam em tentativas de pagar por nossos pecados — mas nenhum de nós jamais poderia fazer o bastante para pagar sequer um pecado.

Todo pecado é mau porque viola as perfeitas leis de amor do nosso Deus Criador. O único sacrifício grande o suficiente para pagar a culpa de nossos pecados já foi oferecido — o sofrimento e morte do Filho de Deus, Jesus Cristo. Então, fazer penitência é um grave insulto a Deus. Isso implica que o sacrifício de Jesus e a graça de Deus são desnecessários.

E o que é a "graça" de Deus? É o conjunto de todos os dons benevolentes que Deus oferece à humanidade. E o maior desses dons é o perdão total de todos os pecados passados. Isso, por sua vez, abre a porta para o restante de todos os dons de Deus, inclusive o supremo dom da vida eterna (Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
). "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8 Efésios 2:8Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Almeida Atualizada×
).

Mas não confunda a verdadeira graça com sua imitação popular — a "graça barata". A graça significa o perdão dos pecados passados e não a permissão para continuar pecando, como Satanás gostaria que todos pensassem. Judas alertou para ter cuidado com os homens ímpios que “transformam [pervertem] a graça de nosso Deus em libertinagem" (Judas 4, NVI; comparar Romanos 6:1-2 Romanos 6:1-2 [1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? [2] De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Almeida Atualizada×
).

A graça só é possível através do sacrifício de Cristo e Ele atua como nosso misericordioso Mediador, Advogado e Sumo Sacerdote (1 Timóteo 2:5 1 Timóteo 2:5Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Almeida Atualizada×
; 1 João 2:1-2 1 João 2:1-2 [1] Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. [2] E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
Almeida Atualizada×
). "Visto que temos um grande sumo sacerdote...Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:14-16 Hebreus 4:14-16 [14] Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. [15] Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. [16] Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
Almeida Atualizada×
).