Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Frutificar: Uma Parte Importante do Crescimento Espiritual

Você está aqui

Frutificar: Uma Parte Importante do Crescimento Espiritual

Em algumas parábolas, realização espiritual é comparada a investir e lucrar para nosso Mestre (Mateus 25:14-30 Mateus 25:14-30 [14] Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: [15] a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. [16] O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; [17] da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; [18] mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. [19] Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. [20] Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. [21] Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. [22] Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. [23] Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. [24] Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; [25] e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. [26] Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? [27] Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. [28] Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. [29] Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. [30] E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
Almeida Atualizada×
; Lucas 19:11-27 Lucas 19:11-27 [11] Ouvindo eles isso, prosseguiu Jesus, e contou uma parábola, visto estar ele perto de Jerusalém, e pensarem eles que o reino de Deus se havia de manifestar imediatamente. [12] Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar. [13] E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. [14] Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós. [15] E sucedeu que, ao voltar ele, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara o dinheiro, a fim de saber como cada um havia negociado. [16] Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. [17] Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. [18] Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. [19] A este também respondeu: Sê tu também sobre cinco cidades. [20] E veio outro, dizendo: Senhor, eis aqui a tua mina, que guardei num lenço; [21] pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste. [22] Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei; [23] por que, pois, não puseste o meu dinheiro no banco? então vindo eu, o teria retirado com os juros. [24] E disse aos que estavam ali: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem as dez minas. [25] Responderam-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas. [26] Pois eu vos digo que a todo o que tem, dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. [27] Quanto, porém, �queles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.
Almeida Atualizada×
). Em algumas passagens bíblicas ela é comparada com a construção de um edifício ou templo (1 Coríntios 3:9-17 1 Coríntios 3:9-17 [9] Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. [10] Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. [11] Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. [12] E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, [13] a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será reveldada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. [14] Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. [15] Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo. [16] Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? [17] Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.
Almeida Atualizada×
; Efésios 2:19-22 Efésios 2:19-22 [19] Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, [20] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; [21] no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, [22] no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
Almeida Atualizada×
).

Mas a principal metáfora da Bíblia para essa realização é a produção de frutos. Deus compara o Seu povo com videiras e árvores que devem "dar muito fruto" (João 15:5 João 15:5Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Almeida Atualizada×
, 8). Temos de continuar crescendo e dar frutos até o fim de nossas vidas.

Na parábola da figueira, Cristo enfatiza que, espiritualmente falando, uma árvore infrutífera é inútil. "Um homem certo... disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho; corta-a. Por que ela ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar" (Lucas 13:6-9 Lucas 13:6-9 [6] E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. [7] Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? [8] Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; [9] e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás.
Almeida Atualizada×
).

A parábola nos diz que Deus espera que nós frutifiquemos. Mas também mostra que Deus não desiste de nós, enquanto ainda há esperança de darmos frutos.

Também é importante notar que, assim como um ramo morre quando é cortado de uma videira ou tronco, nós também vamos morrer espiritualmente se formos cortados de Jesus Cristo. "Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós", assim Ele nos diz. "Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim... porque sem Mim nada podeis fazer" (João 15:4-5 João 15:4-5 [4] Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. [5] Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Almeida Atualizada×
).

É por isso que o contato com a verdadeira Igreja de Deus e tornar-se parte dela é tão crucial. Como cabeça dessa Igreja (Colossenses 1:18 Colossenses 1:18também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
), o próprio Jesus guia e direciona o crescimento espiritual de todos aqueles que se submetem a Ele (Efésios 4:11-16 Efésios 4:11-16 [11] E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, [12] tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; [13] até que todos cheguemos � unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, � medida da estatura da plenitude de Cristo; [14] para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente � maquinação do erro; [15] antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, [16] do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.
Almeida Atualizada×
). Como "coluna e baluarte da verdade" (1 Timóteo 3:15 1 Timóteo 3:15para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.
Almeida Atualizada×
), a Igreja é a fonte de entendimento e ensino corretos de Sua instrução. Ela é também uma fonte de encorajamento e exortação necessária para não abandonarmos a corrida e continuarmos crescendo (Hebreus 10:25 Hebreus 10:25não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Almeida Atualizada×
).

A parábola do semeador nos ensina quatro diferentes maneiras de as pessoas responderem quando ouvem (recebem a "semente" de) a verdade de Deus (Lucas 8:4-15 Lucas 8:4-15 [4] Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: [5] Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu � beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram. [6] Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade. [7] E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na. [8] Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. [9] Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola. [10] Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. [11] É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. [12] Os que estão � beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos. [13] Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. [14] A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. [15] Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.
Almeida Atualizada×
). De vez em quando, cada um de nós deve ler esta parábola e fazer um autoexame para saber em categoria ou categorias nos enquadramos. Precisamos estar no quarto grupo descrito — o de solo fértil. "As sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos" (versículo 15, BLH).

Que tipo de fruto que Deus espera de nós? "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gálatas 5:22 Gálatas 5:22Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
Almeida Atualizada×
). Deus também deseja ver em nós os frutos de boas obras e serviço aos outros (Tito 3:14 Tito 3:14Que os nossos também aprendam a aplicar-se �s boas obras, para suprir as coisas necessárias, a fim de que não sejam infrutuosos.
Almeida Atualizada×
; Mateus 5:14-16 Mateus 5:14-16 [14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; [15] nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. [16] Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
; 25:31-46). Sem dúvida, esses frutos são belos e desejáveis!

Mantenha-se espiritualmente forte e saudável, continue crescendo e dando muitos frutos!