O Arrependimento: Uma Grande Reviravolta!

Você está aqui

O Arrependimento

Uma Grande Reviravolta!

"Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês" (Ezequiel 18:30, NVI). "O Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem" (Atos 5:32, BLH).

"Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?" essa pergunta foi dirigida a Jesus Cristo (Mateus 19:16). Qual seria a sua resposta?

Aqui está a resposta de Jesus: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos". Quando o homem perguntou: "Quais?" Jesus citou vários mandamentos do Antigo Testamento, principalmente os que se referiam aos Dez Mandamentos (versículos 18-19) .

Esta é uma das muitas escrituras que deixam absolutamente claro que Deus ainda exige obediência à Suas instruções — apesar de muitas igrejas ensinarem o oposto! Por que isso? Por causa da natureza humana, influenciada por Satanás, e este mundo sob a influência maligna dele! "As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela" (Romanos 8:7, BLH).

Mas as leis de Deus são justas e boas para nós (Romanos 7:12)! Se quisermos nos tornar cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo, então as leis de Deus servem definir o caráter divino que Ele quer ver em nós.

Dois obstáculos e duas soluções

Dois grandes obstáculos se encontram em nosso caminho rumo à vida eterna. Primeiro, é impossível para nós, ou seja, como nossa própria força, obedecer perfeitamente os mandamentos de Deus. Segundo, mesmo que fosse possível uma obediência perfeita agora até o resto de nossas vidas, ainda assim não poderia compensar a culpa dos pecados passados. A pena de morte já imposta não seria removida.

Então, qual é a solução? Primeiro, nós precisamos, de alguma maneira, receber o perdão de Deus por todos os nossos pecados passados. Segundo, precisamos receber o dom do Espírito Santo de Deus, que gradualmente irá substituir a nossa natureza egoísta entranhada por uma nova natureza, a de Cristo.

E o que é preciso fazer para receber esses dons preciosos? Em Atos 2, lemos que o apóstolo Pedro estava pregando para uma multidão reunida no dia de Pentecostes. Seu poderoso sermão convenceu aquelas pessoas que Jesus era o Messias prometido e que seus pecados eram responsáveis por Sua crucificação e morte. Como eles reagiram?

"Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?" (Atos 2:37). Eles sentiram uma profunda vergonha e tristeza. Eles estavam dispostos a fazer o que fosse preciso para obter o perdão, a reconciliação e a salvação de Deus.

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (versículo 38).

Toda a declaração inspirada de Pedro tem um grande significado. E veja bem, que em apenas uma sentença Pedro se refere ao duplo remédio para os pecados da humanidade — o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo de Deus!

O que é o arrependimento?

Noutra oportunidade, Pedro instruiu as outras pessoas de maneira semelhante: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados" (Atos 3:19). Em ambos os casos, a primeira coisa que Pedro disse para fazer foi "arrepender-se". O que exatamente isso quer dizer? É extremamente importante compreendermos isso!

O dicionário define "arrepender-se" e "arrependimento" ressaltando o sentimento de remorso, pesar, contrição e consternação por causa de um delito. De fato, Deus espera que tenhamos sentimentos profundos de "tristeza segundo Deus" por nossos pecados (2 Coríntios 7:9-10, ACF). Quanto mais reconhecermos quão numerosos têm sido nossos pecados, e como são malévolos aos olhos de Deus, maior será a nossa vergonha e tristeza.

Mas apenas ter sentimentos não é o suficiente. Dizer "eu sinto muito" e repetir isso uma e outra vez não é o bastante. O significado bíblico de "arrepender-se" dá ênfase à mudança — mudar de atitude e comportamento para abandonar completamente o estilo de vida habitual de desobediência.

Um sinônimo bíblico para arrepender-se se é voltar-se. Paulo disse: "Eu dizia a todos que eles precisavam abandonar os seus pecados, voltar para Deus e fazer coisas que mostrassem que estavam, de fato, arrependidos” (Atos 26:20, BLH).

Além de um arrependimento inicial, a pessoa deve se arrepender toda vez que perceber que caiu e pecou — e isso depois da conversão e até o fim da vida da pessoa. Quando uma pessoa, pela primeira vez, vem a Deus, o arrependimento significa uma entrega a Ele — uma mudança de direção da vida longe de Deus para uma vida no caminho de Deus. Depois disso, sempre que um crente se desvia um pouco do "caminho de Deus", Ele deve arrepender-se ou voltar para o caminho certo, corrigindo o rumo de sua vida para voltar para Deus (Atos 18:25-26).

O que é o caminho de Deus? É o caminho do amor verdadeiro, pois "Deus é amor" (1 João 4:8,16). Jesus Cristo ensinou que os dois maiores mandamentos são o amor a Deus e o amor aos outros seres humanos (Mateus 22:37-40). E o amor de Deus inclui obediência à Suas leis. "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" (1 João 5:3).

Os Dez Mandamentos têm uma definição ampla de como amar a Deus e ao próximo. As outras leis espirituais bíblicas nos dão mais detalhes sobre como amar a Deus e a todas as pessoas. (Para uma síntese mais detalhada, por favor, baixe ou solicite gratuitamente nosso guia de estudo bíblico Os Dez Mandamentos).

Arrepender-se de quê?

Isso nos leva à seguinte pergunta: "De que precisamos nos arrepender?" A resposta é do pecado. Mas o que é pecado? Se perguntar a uma dúzia de pessoas, provavelmente você vai ouvir uma dúzia de respostas diferentes. Mas a Bíblia é o lugar onde devemos procurar as respostas corretas para as importantes questões da vida.

A definição mais clara do pecado se encontra em 1 João 3:4: "Todo aquele que pratica o pecado também transgredi a lei, porque o pecado é a transgressão da lei" (ARA). Qualquer infração ou violação da lei de Deus é pecado.

O arrependimento significa, portanto, deixar de transgredir e começar cumprir os mandamentos! Deus resumiu o verdadeiro arrependimento quando rogou a Seu povo: "Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade [o pecado] não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo" (Ezequiel 18:30-31).

Deus, então, passou a expressar Seu profundo amor e desejo de perdoar e salvar a todos eles: "Pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém...Portanto, convertei-vos e vivei" (versículos 31-32, ARA). Sim, você pode ter uma vida feliz agora — e, ainda mais importante, ter a vida eterna!

Além de nos arrepender de nossos pecados, também devemos nos arrepender das atitudes pecaminosas e da inclinação negativa da natureza humana, que são a principal causa de nossas ações pecaminosas. Jesus deixou claro que, em comparação com Deus, todos nós somos maus (Mateus 7:11). Deus disse: "O coração é a coisa mais mentirosa e traiçoeira que existe no mundo; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade. Não há ninguém capaz de saber até que ponto é mau e pecador o coração humano!" (Jeremias 17:9, Bíblia Viva).

Assim como o rei Davi, devemos nos arrepender e orar: "Purifica-me...Cria em mim, ó Deus, um coração puro" (Salmos 51:7-10).

A tristeza conforme Deus e conforme o mundo

Deus nos deu uma consciência para que, quando nos conscientizamos de nossas más ações, possamos nos sentir culpados, envergonhados e tristes. Assim que uma pessoa, que saiba do grande amor de Seu Criador, se dê conta de sua falta de amor, sua ingratidão e sua injustiça, ela deveria se sentir verdadeiramente arrependida — com a tristeza segundo Deus!

Paulo explicou: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte" (2 Coríntios 7:10).

Qual é a diferença entre os dois tipos de tristeza? A tristeza segundo Deus é direcionada para Deus (Salmo 51:4; Atos 20:21). Ou seja, é o pesar e o desgosto de ter decepcionado a Deus e ter transgredido Suas leis, pois Ele é Quem que nos dá todas as coisas boas. Isso leva a um compromisso de mudança permanente — arrepender-se de verdade.

A tristeza conforme o mundo, no entanto, é autocentrada — sentir-se humilhado por um delito exposto ou sentir pena de si mesmo por causa das penalidades que se está sofrendo, como experimentou Esaú, irmão gêmeo de Jacó (ver Hebreus 12:16-17).

Em Romanos 7, lemos como o apóstolo Paulo sentiu profunda tristeza por seus pecados de comissão (fazer coisas pecaminosas) e seus pecados de omissão (deixar de fazer coisas certas). No Salmo 51, lemos sobre a sincera oração de Davi de tristeza e arrependimento. Quando o patriarca Jó passou a entender melhor a grandeza de Deus e, ao mesmo tempo, sua própria fraqueza e autojustiça, ele disse: "Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:6).

É muito difícil para o ser humano enxergar, admitir e pedir desculpas por seus defeitos. Mas o verdadeiro arrependimento requer confissão dos pecados a Deus e dizer-Lhe que está arrependido e pedir Seu perdão — e determinação para mudar, para lutar com a Sua ajuda, para mudar de atitude e superar seus pecados. (Deus não exige a confissão dos pecados a um sacerdote ou ministro humano para conseguir o perdão, como afirmam alguns).

Davi disse: "Eu conheço as minhas transgressões" (Salmo 51:3). João disse: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

Conservando nosso relacionamento com Deus — obedecendo e recebendo a ajuda do Espírito Santo

João não estava falando com aqueles que ainda não tinham se convertido, mas para aqueles que já eram cristãos — mostrando que a confissão de pecados e o arrependimento é um processo contínuo durante toda a vida cristã.

Mas, novamente, não é suficiente apenas admitir nossas faltas e ficar triste por isso. Para manter o nosso relacionamento com Deus e continuar a crescer espiritualmente, devemos nos comprometer a obedecer às leis de Deus e continuar obedecendo.

Pondere sobre nossa comunicação com Deus. A primeira ferramenta espiritual abordada neste guia de estudo bíblico foi a oração. Você quer que suas orações sejam respondidas? Então, como dito anteriormente, você deve continuar se esforçando para obedecer a Deus.

Nossos pecados são uma barreira entre nós e Deus: "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:1-2).

Mas o compromisso de obediência tem o efeito oposto do pecado: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto [em arrependimento contrito]...Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:8-10).

Assim, nossas orações a Deus serão respondidas. João nos diz que "qualquer coisa que lhe pedirmos, dEle a receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável à Sua vista" (1 João 3:22).

Que tal ouvir a Deus, através da segunda ferramenta espiritual, que é o estudo da Bíblia? O verdadeiro entendimento espiritual vem através do Espírito Santo de Deus: "Deus efetivamente nos deu seu Espírito...para nos informar a respeito dos admiráveis dons de graça e bênção concedidos por Ele a nós" (1 Coríntios 2:12, Bíblia Viva).

O Espírito Santo de Deus é uma fonte de fortalecimento espiritual, que Ele nos deu como uma "dádiva" (Filipenses 1:9; Gálatas 3: 5). (Para entender porque o Espírito Santo não é uma pessoa, como creem muitas pessoas, você pode baixar ou solicitar gratuitamente o nosso guia de estudo bíblico Deus é uma Trindade?).

A princípio, Deus dá o Espírito após o arrependimento na fé e o batismo (ver "Passos Para o Arrependimento e a Conversão"). Além disso, também está escrito: "O Espírito Santo...Deus concedeu aos que lhe obedecem" (Atos 5:32, NVI). Isso mostra que nosso arrependimento inicial deve incluir o compromisso de obediência. E para receber do Espírito para seguir em frente, o nosso compromisso de obediência deve ser por toda nossa vida cristã, arrependendo-se e se esforçando para obedecer toda vez que tropeçar e cair.

À medida que crescemos em obediência, então nossa compreensão da Palavra de Deus torna o uso da ferramenta de estudo da Bíblia mais frutífera, como mencionado  anteriormente: "Bom entendimento têm todos os que Lhe obedecem" (Salmos 111:10) .

Veja também que obedecer por meio da fé fortalece ainda mais a obediência. Precisamos da ajuda de Deus, através de Seu Espírito, para continuar obedecendo. E quando nos submetemos a Sua ajuda e obedecemos, Ele nos dá mais porção de Seu Espírito para obedecermos ainda mais. Então, quanto mais obedecemos mais vai se tornando um hábito — e, eventualmente, incutimos isso em nosso caráter (para saber mais, leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Você Pode Uma Fé Viva).

É claro que não vamos atingir a perfeição instantaneamente. Nossa transformação é um processo ao longo da vida. Nunca se esqueça de que os filhos de Deus podem tropeçar, no entanto, nosso Pai celestial está sempre disposto a nos ajudar a levantar. Mas devemos nos arrepender, confessar e pedir ajuda. Depois disso, sabemos que Deus nos dá o Seu perdão. Em seguida, a alegria e a paz de espírito, mais uma vez, deve florescer e dominar o nosso coração, porque sabemos que nossos pecados já não mais nos separam de Deus (Salmos 32:1-2).

Lembre-se também que Deus ama e quer salvar todo ser humano. Ele não está "querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9). Em Lucas 15:10, Jesus disse: "Há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". O próximo não poderia ser você?