Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Passos Para o Arrependimento e a Conversão

Você está aqui

Passos Para o Arrependimento e a Conversão

Em primeiro lugar, a pessoa deve ser chamada ou atraída, espiritualmente, por Deus. Jesus disse: "Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer" (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
).

Para chamar alguém, Deus faz com que ele ouça (ou leia) a pregação do "evangelho" (a boa nova do plano de Deus para salvar a humanidade), usando o Seu Espírito Santo para iluminar e prover a pessoa com entendimento espiritual (comparar Romanos 10:14-15 Romanos 10:14-15 [14] Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? [15] E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!
Almeida Atualizada×
; 2 Tessalonicenses 2:14 2 Tessalonicenses 2:14e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; Mateus 13:11 Mateus 13:11Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 2:10-14 1 Coríntios 2:10-14 [10] Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [11] Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. [12] Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; [13] as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. [14] Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Almeida Atualizada×
).

Assim que Deus chama uma pessoa, Ele espera uma dupla resposta dela, a qual foi expressa por Jesus em Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
: "Arrependei-vos, e crede no evangelho". A fé e a graça são dons de Deus (Efésios 2:8 Efésios 2:8Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Almeida Atualizada×
). Da mesma forma, Deus concede o arrependimento, especialmente, quando uma pessoa ora pedindo isso (Atos 11:18 Atos 11:18Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 2:25 2 Timóteo 2:25corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
Almeida Atualizada×
). E Paulo disse: "A benignidade de Deus te leva ao arrependimento" (Romanos 2:4 Romanos 2:4Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Almeida Atualizada×
).

Como lemos em Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
, quando uma pessoa se arrepende e crê no Evangelho, ela deve então ser batizada em nome de Jesus Cristo para receber o perdão dos pecados e a conversão espiritual. A palavra batizar significa imergir ou submergir, e outros textos mostram claramente que Pedro queria dizer que a imersão total na água é um sinal de arrependimento e da fé em Jesus Cristo como Salvador e Mestre.

Por que isso é importante? Por causa do que representa o batismo. O ato de ser colocado e imerso na água retrata um sepultamento e o ato de sair da água retrata uma ressurreição.

Na verdade, o batismo retrata três coisas: a morte, o sepultamento e a ressurreição. Em primeiro lugar, o batismo simboliza a nossa fé "que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3-4 1 Coríntios 15:3-4 [3] Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; [4] que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
Almeida Atualizada×
).

Em segundo lugar, ele simboliza o reconhecimento da necessidade de nosso antigo modo pecaminoso de vida ser "morto" e enterrado para sempre (Colossenses 3:5 Colossenses 3:5Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Almeida Atualizada×
; 2:12). E o sair da água simboliza começar a andar em "novidade de vida" (Romanos 6:3-6 Romanos 6:3-6 [3] Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? [4] Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. [5] Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; [6] sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Almeida Atualizada×
). Naturalmente, o nosso caráter espiritual não é logo transformado naqueles poucos segundos. O batismo é um sinal de nossa dedicação ao longo da vida e do compromisso com esse objetivo.

Em terceiro lugar, o batismo simboliza a fé na esperança de uma futura ressurreição — "que há de haver ressurreição de mortos, tanto dos justos como dos injustos" (Atos 24:15 Atos 24:15tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos.
Almeida Atualizada×
).

O batismo é um passo vital. Deus mantém todas as pessoas como culpadas de seus pecados até que esses pecados sejam apagados no batismo (Atos 3:19 Atos 3:19Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
Almeida Atualizada×
; 22:16). No momento em que a pessoa se arrepende, ela é imersa em água, e todos os seus pecados passados são perdoados! Que grande alegria é estar limpo diante de Deus!

Mas não somos perdoados para depois voltarmos ao que éramos. Temos que mudar. E isso ocorre através do próximo passo.

Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
afirma que depois que uma pessoa verdadeiramente se arrepende e é batizada, ela receberá o Espírito Santo de Deus. O dom do Espírito Santo não é entregue durante o batismo. As Escrituras mostram que Deus dá o Seu Espírito imediatamente a seguir, durante a imposição das mãos de um ministro de Deus, o qual ora para que o recém-batizado receba o dom do Espírito de Deus (Atos 8:14-17 Atos 8:14-17 [14] Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; [15] os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. [16] Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. [17] Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
; 19:6; 2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
).

A partir do momento que você tenha o Espírito Santo, você tem a Cristo (Colossenses 1:27 Colossenses 1:27a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
Almeida Atualizada×
). Você está "batizado em Cristo" (Gálatas 3:27 Gálatas 3:27Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.
Almeida Atualizada×
). Você está em Cristo e Ele habita em você (1 João 3:24 1 João 3:24Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.
Almeida Atualizada×
). Você está entre os "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
). Você tem um "coração novo" e está se tornando um "novo homem" (Ezequiel 18:31 Ezequiel 18:31Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim; e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel,
Almeida Atualizada×
; Efésios 4:24 Efésios 4:24e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
Almeida Atualizada×
).

"Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle" — não pertence a Cristo (Romanos 8:9 Romanos 8:9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Almeida Atualizada×
). Ou seja, essa pessoa não é um verdadeiro cristão ou "filho de Deus" (versículo 14). Para se tornar um verdadeiro cristão, você deve crer, arrepender-se, batizar-se, passar pelo rito da imposição das mãos, através de um dos ministros de Deus, e receber o dom do Espírito Santo.

Uma vez que uma pessoa madura tenha entendimento espiritual e fé e tenha se arrependido de seus pecados, ela não deve protelar o batismo. Quando Deus está lhe oferecendo um presente, por que não aceitá-lo logo? Jesus advertiu contra a rejeição da oferta de Deus: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16 Marcos 16:16Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Almeida Atualizada×
). Como Ananias disse a Saulo (mais tarde conhecido como Paulo), "E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor" (Atos 22:16 Atos 22:16Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.
Almeida Atualizada×
).

Depois de receber o Espírito Santo é quando começa o crescimento espiritual da pessoa! (Para saber mais, baixe ou solicite, sem nenhum custo, o nosso guia de estudo bíblico Transformando a Sua Vida: O Processo de Conversão).