Passos Para o Arrependimento e a Conversão

Você está aqui

Passos Para o Arrependimento e a Conversão

Em primeiro lugar, a pessoa deve ser chamada ou atraída, espiritualmente, por Deus. Jesus disse: "Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer" (João 6:44).

Para chamar alguém, Deus faz com que ele ouça (ou leia) a pregação do "evangelho" (a boa nova do plano de Deus para salvar a humanidade), usando o Seu Espírito Santo para iluminar e prover a pessoa com entendimento espiritual (comparar Romanos 10:14-15; 2 Tessalonicenses 2:14; Mateus 13:11; 1 Coríntios 2:10-14).

Assim que Deus chama uma pessoa, Ele espera uma dupla resposta dela, a qual foi expressa por Jesus em Marcos 1:15: "Arrependei-vos, e crede no evangelho". A fé e a graça são dons de Deus (Efésios 2:8). Da mesma forma, Deus concede o arrependimento, especialmente, quando uma pessoa ora pedindo isso (Atos 11:18; 2 Timóteo 2:25). E Paulo disse: "A benignidade de Deus te leva ao arrependimento" (Romanos 2:4).

Como lemos em Atos 2:38, quando uma pessoa se arrepende e crê no Evangelho, ela deve então ser batizada em nome de Jesus Cristo para receber o perdão dos pecados e a conversão espiritual. A palavra batizar significa imergir ou submergir, e outros textos mostram claramente que Pedro queria dizer que a imersão total na água é um sinal de arrependimento e da fé em Jesus Cristo como Salvador e Mestre.

Por que isso é importante? Por causa do que representa o batismo. O ato de ser colocado e imerso na água retrata um sepultamento e o ato de sair da água retrata uma ressurreição.

Na verdade, o batismo retrata três coisas: a morte, o sepultamento e a ressurreição. Em primeiro lugar, o batismo simboliza a nossa fé "que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3-4).

Em segundo lugar, ele simboliza o reconhecimento da necessidade de nosso antigo modo pecaminoso de vida ser "morto" e enterrado para sempre (Colossenses 3:5; 2:12). E o sair da água simboliza começar a andar em "novidade de vida" (Romanos 6:3-6). Naturalmente, o nosso caráter espiritual não é logo transformado naqueles poucos segundos. O batismo é um sinal de nossa dedicação ao longo da vida e do compromisso com esse objetivo.

Em terceiro lugar, o batismo simboliza a fé na esperança de uma futura ressurreição — "que há de haver ressurreição de mortos, tanto dos justos como dos injustos" (Atos 24:15).

O batismo é um passo vital. Deus mantém todas as pessoas como culpadas de seus pecados até que esses pecados sejam apagados no batismo (Atos 3:19; 22:16). No momento em que a pessoa se arrepende, ela é imersa em água, e todos os seus pecados passados são perdoados! Que grande alegria é estar limpo diante de Deus!

Mas não somos perdoados para depois voltarmos ao que éramos. Temos que mudar. E isso ocorre através do próximo passo.

Atos 2:38 afirma que depois que uma pessoa verdadeiramente se arrepende e é batizada, ela receberá o Espírito Santo de Deus. O dom do Espírito Santo não é entregue durante o batismo. As Escrituras mostram que Deus dá o Seu Espírito imediatamente a seguir, durante a imposição das mãos de um ministro de Deus, o qual ora para que o recém-batizado receba o dom do Espírito de Deus (Atos 8:14-17; 19:6; 2 Timóteo 1:6).

A partir do momento que você tenha o Espírito Santo, você tem a Cristo (Colossenses 1:27). Você está "batizado em Cristo" (Gálatas 3:27). Você está em Cristo e Ele habita em você (1 João 3:24). Você está entre os "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4). Você tem um "coração novo" e está se tornando um "novo homem" (Ezequiel 18:31; Efésios 4:24).

"Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle" — não pertence a Cristo (Romanos 8:9). Ou seja, essa pessoa não é um verdadeiro cristão ou "filho de Deus" (versículo 14). Para se tornar um verdadeiro cristão, você deve crer, arrepender-se, batizar-se, passar pelo rito da imposição das mãos, através de um dos ministros de Deus, e receber o dom do Espírito Santo.

Uma vez que uma pessoa madura tenha entendimento espiritual e fé e tenha se arrependido de seus pecados, ela não deve protelar o batismo. Quando Deus está lhe oferecendo um presente, por que não aceitá-lo logo? Jesus advertiu contra a rejeição da oferta de Deus: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16). Como Ananias disse a Saulo (mais tarde conhecido como Paulo), "E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor" (Atos 22:16).

Depois de receber o Espírito Santo é quando começa o crescimento espiritual da pessoa! (Para saber mais, baixe ou solicite, sem nenhum custo, o nosso guia de estudo bíblico Transformando a Sua Vida: O Processo de Conversão).