Antiga Crença Pagã Sobre o Paraíso

Antiga Crença Pagã Sobre o Paraíso

De acordo com o livro Este Mundo Crente [This Believing World], de Lewis Brown, o deus Egípcio Osíris foi, supostamente, assassinado, ressuscitado e foi levado para o céu: “Osíris voltou à vida; foi miraculosamente ressuscitado da morte e levado para o céu; e aí (no céu), a mitologia declara que ele vive eternamente” (1946, p. 83).

Browne esclarece: “Os Egípcios arrazoavam que se o destino do deus Osíris foi ser ressuscitado depois de morto; então um caminho poderia ser encontrado para que também esse fosse o destino do homem… A felicidade da imortalidade que antes tinha sido reservada somente para os reis, então foi prometida a todos os homens . . . A celestial existência dos mortos foi transportada ao domínio de Osíris, e isto foi descrito com muitos detalhes pelos teólogos egípcios. Era uma crença que, após a morte, a alma do homem tinha como objetivo chegar ao Salão dos Julgamentos, nas alturas . . . e, aí ficar perante o trono celestial de Osíris, o Juiz. E então prestar as suas contas a Osíris e a seus quarenta e dois deuses associados” (p. 84).

Se ela satisfizer os deuses, “a alma entrará diretamente nos domínios de Osíris. Caso contrário, se ela fosse achada em falta quando pesada nas balanças celestiais, então era lançada em um inferno, para ser cortada em pedaços pela ‘Devoradora’. Apenas as almas justas, somente as inocentes, eram dignas de receber a vida eterna” (pp. 86 e 87).

Essa ideia de os homens serem capazes de seguir o seu deus salvador no céu era o foco central das antigas religiões misteriosas. Browne continua: “A humanidade, em toda parte, no México e Islândia, na África e China, realiza mais ou menos as mesmas adivinhações em um esforço frenético na tentativa de resolver o enigma da existência . . .”

“Em tempos muito antigos, esta ideia estendeu-se não só entre os babilônios e egípcios, mas, também entre as tribos bárbaras na área da Grécia . . . Estes mistérios vieram da Trácia, ou do outro lado do mar, do Egito e Ásia Menor . . . Eles declaram que todo o homem, não importando se for pobre ou cruel, tem um lugar no céu. E tudo o que tem de fazer é ser ‘iniciado’ nos segredos do culto . . . então a salvação lhe estava assegurada, e nenhum excesso de perversão e imoralidade poderia lhe fechar as portas do paraíso. Pois, estava salvo para sempre” (pp. 96-99).

A aspiração mais remota do homem é viver sem ter que morrer. Este mundo e tudo quanto tem para oferecer nunca satisfez a humanidade. Por séculos a humanidade tem buscado incessantemente a segurança e a felicidade na esperança de ir para o céu quando morresse. Lamentavelmente, nesta ânsia, muitos têm abraçado crenças que não podem provar que sejam verdadeiras.

Apenas Deus sabe as respostas para os mistérios da vida e da morte, e Ele as revela em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Ao contrário do que muitos pensam, Deus não promete a eternidade no céu como a recompensa dos salvos. Em vez disso, Jesus diz que aquele que vencer reinará com Ele no Reino de Deus, o qual será estabelecido na Terra no Seu retorno (Apocalipse 3:21, 5:10, 11:15). Em última análise, eles vão herdar todo o universo e o reino espiritual, como coerdeiros com Cristo (comparar Romanos 8:17, Hebreus 1:1-2, 2:5-11, Apocalipse 21:7).