Existem Seres Humanos Salvos no Céu?

Existem Seres Humanos Salvos no Céu?

Quem é a grande multidão? As vozes dos que glorificam a Deus são de seres humanos salvos, que agora vivem no céu?

Alguma vez algum ser humano subiu ao céu? A crença popular diz que quando os cristãos morrem eles vão imediatamente para o céu, onde passam a morar para sempre. Mas, podemos encontrar tal ensinamento na Bíblia?

Para entender a verdade sobre qualquer ensinamento bíblico, devemos analisar todas as passagens sobre o assunto. Então, quando fazemos isso, geralmente a verdade se torna clara. Em primeiro lugar, devemos analisar as narrativas e passagens bíblicas que são claras, e a partir delas compreender o significado daquelas que são menos claras.

Observe uma afirmação direta em João 3:13: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem [Jesus Cristo], que está no céu”.

João escreveu estas palavras algumas décadas depois de Jesus ter morrido e subido ao céu—e muito tempo depois de muitos seguidores de Cristo terem morrido—ainda assim ele afirmou que ninguém tinha ido para o céu senão Jesus.

Então de quem eram as vozes que João ouviu, quando ele descreveu no livro de Apocalipse o que ouviu e viu? João refere-se ás vozes em muitas passagens deste livro. Vejamos particularmente um exemplo:

“E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” (Apocalipse 5:11-12). Portanto, existem, pelo menos, centenas de milhões de anjos, e as vozes em Apocalipse 19 poderia muito bem ser a deles.

Além disso, devemos lembrar que João, no livro de Apocalipse, estava recebendo uma visão do futuro—a qual em Apocalipse 19 é a respeito de eventos no tempo do retorno de Cristo e da ressurreição dos Seus seguidores. Mesmo que se no versículo 1 ele estivesse se referindo a seres humanos salvos que aparecem brevemente louvando a Deus no céu naquele tempo (logo após a ressurreição deles), isso não significa que eles estão fazendo isso hoje mesmo.

Na verdade, aqueles que morreram, ainda estão mortos e na sepultura—inconscientes e incapazes de louvar a Deus (Salmo 6:5; 30:9, Isaías 38:18). As Escrituras, como vimos, mostram que nenhum ser humano já entrou no céu, senão Jesus Cristo, que permanece até hoje lá. As vozes a que se refere Apocalipse 19, portanto, não podem ser de seres humanos salvos no céu atualmente.