O Espírito no Homem

O Espírito no Homem

Este é espírito humano que provê o intelecto aos nossos cérebros físicos, formando assim a mente humana. Isto é o que torna o ser humano muito mais inteligente do que os animais.

No entanto, este aspecto espiritual da existência humana não tem nada a ver com o conceito de alma imortal. É algo distintamente diferente. O espírito do homem não tem vida própria. Não é uma entidade espiritual que “vive” após a morte. Como mostra a Escritura, o espírito humano não tem consciência fora do corpo, pois o homem é mortal. Quando morremos, não temos consciência de nada.

Eclesiastes 12:7 nos diz que, no momento da morte, “o espírito volta a Deus que o deu” onde é retido até um tempo futuro, quando Deus coloca novamente esses espíritos individuais em novos corpos na ressurreição, trazendo, assim, as pessoas de volta à vida com sua personalidade e memórias preservadas e intactas.

O espírito humano é fundamental para o nosso destino, uma vez que o Espírito Santo de Deus, ao se unir ao nosso, nos torna filhos de Deus (Romanos 8:16). E assim como o espírito humano nos dá o intelecto humano também o Espírito de Deus nos dá grande entendimento divino (1 Coríntios 2:10-16). Nós não nascemos com o Espírito Santo, mas o recebemos de Deus depois do arrependimento e do batismo (Atos 2:38).