O 'Tempo de Angústia para Jacó'

Você está aqui

O 'Tempo de Angústia para Jacó'

Esta reunião de todas as doze tribos é descrita detalhadamente em Ezequiel 37:15-28. Deus também explicou ao profeta Jeremias: “Porque eis que dias vêm farei tornar do cativeiro o meu povo de Israel e de Judá . . . e torná-los-ei a trazer à terra que dei a seus pais, e a possuirã” (Jeremias 30:3).

Deus também indicou a Jeremias, que, embora permitisse que os futuros descendentes dos antigos reinos de Israel e Judá fossem para o cativeiro, Ele também resgataria alguns deles dessa situação.

Ele chama este catástrofe do fim dos tempos―especialmente sobre os descendentes do reino do norte da antiga Israel, agora conhecido como as dez tribos perdidas―o tempo de angústia para Jacó: “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dele” (Jeremias 30:7).

Deus revelou a Daniel que esse tempo de angústia iria ocorrer no tempo do fim: “E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo” (Daniel 12:1).

Esta e outras profecias indicam que a ira de Satanás durante os últimos dias será dirigida não apenas aos cristãos fiéis, mas também aos descendentes étnicos de toda a Israel―os judeus, bem como os descendentes das dez tribos perdidas, cuja identidade Satanás nunca esqueceu.

Será especialmente dirigida aos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá e outros descendentes do povo britânico, que são os descendentes nos dias atuais dos filhos de José, Efraim e Manassés. (Para saber mais, solicite sua cópia gratuita de Os Estados Unidos e Grã-Bretanha na Profecia Bíblica).

Observe o que Deus reassegura a todas as pessoas sitiadas em Israel nos últimos dias:

“’Portanto, vêm dias’, diz o Senhor, “em que não mais se dirá: “Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do Egito”, mas se dirá: “Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os descendentes de Israel da terra do norte e de todas as nações para onde os expulsou”. E eles viverão na sua própria terra” (Jeremias 23:7-8, NVI).

“Não temas, pois, tu, meu servo Jacó, diz o senhor, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei das terras de longe, e a tua descendência, da terra do seu cativeiro; e Jacó tornará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize” (Jeremias 30:10).

“Vejam, eu os trarei da terra do norte e os reunirei dos confins da terra. Entre eles estarão o cego e o aleijado, mulheres grávidas e em trabalho de parto; uma grande multidão voltará. Voltarão com choro, mas eu os conduzirei . . . Eu os conduzirei . . . porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho” (Jeremias 31:8-9, NVI).

“Naquele dia vocês não serão envergonhados pelos seus atos de rebelião . . . Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do senhor. O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas. Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte” (Sofonias 3:11-13, NVI).

Uma vez que Cristo salve os descendentes étnicos da antiga Israel desse “tempo de angústia para Jacó” nos últimos dias, Ele vai utilizá-los para cumprir o papel que seus antepassados concordaram em realizar na época de Moisés. Ele os converterá no povo modelo para o mundo modelo, uma nação de mestres, um reino de sacerdotes (Êxodo 19:6; compare com Deuteronômio 4:5-8; Zacarias 8:23).