Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Satanás: O Grande Sedutor

Você está aqui

Satanás

O Grande Sedutor

Como Satanás consegue enganar? Ele usa pessoas para enganar outras pessoas. Ele gosta especialmente de usar pessoas que aparentam ser de confiança.

Um seguidor fiel de Deus deve ter o cuidado de ser “obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15 2 Timóteo 2:15Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Almeida Atualizada×
). Em outras palavras, ele deve saber o que a Bíblia realmente ensina e usá-la corretamente. Ele deve se recusar a aceitar ingenuamente uma prática religiosa só porque todo mundo segue ou porque parece ser certa. Caso contrário, ele está susceptível a ser enganado.

Paulo lamentou o que estava acontecendo com algumas pessoas da sua época. “Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o toleram com facilidade” (2 Coríntios 11:4 2 Coríntios 11:4Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!
Almeida Atualizada×
, NVI). Quando os falsos mestres distorcem a mensagem das Escrituras, as pessoas sinceras muitas vezes não conseguem enxergar através desses enganos.

Paulo continua: “Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem” (versículos 13-15, NVI).

Paulo advertiu que, até mesmo os crentes podiam ser levados a aceitar ingenuamente doutrinas ensinadas por falsos mestres―caso venha a ser negligente em estudar as Escrituras para verificar a veracidade de suas crenças.

Jesus já tinha avisado que Satanás e seus agentes procurariam constantemente distrair e enganar as pessoas em uma tentativa de colocá-las contra a verdade de Deus. “Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada”, disse Cristo. “Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada” (Marcos 4:15 Marcos 4:15E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Ele advertiu claramente sobre a abordagem enganosa de Satanás: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:15-16 Mateus 7:15-16 [15] Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. [16] Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Almeida Atualizada×
).

No tempo do fim Satanás não vai mudar seu estilo. Ele levantará um poderoso e falso profeta, cuja influência não terá fronteiras políticas. Satanás levará o sistema religioso babilônico centrado em Roma, e vai usar seu profeta para enganar um mundo ingênuo que não verificará cuidadosamente na Bíblia para conferir se o que ele diz é realmente de Deus (Apocalipse 19:20 Apocalipse 19:20E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
Almeida Atualizada×
).

Paulo descreve o efeito desse engano: “A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça” (2 Tessalonicenses 2:9-12 2 Tessalonicenses 2:9-12 [9] a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, [10] e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. [11] E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; [12] para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Nunca subestime a habilidade de Satanás para enganar a humanidade. O livro de Apocalipse diz claramente que ele é “a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo” (Apocalipse 12:9 Apocalipse 12:9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Almeida Atualizada×
, NVI).