Satanás: O Grande Sedutor

Você está aqui

Satanás

O Grande Sedutor

Como Satanás consegue enganar? Ele usa pessoas para enganar outras pessoas. Ele gosta especialmente de usar pessoas que aparentam ser de confiança.

Um seguidor fiel de Deus deve ter o cuidado de ser “obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Em outras palavras, ele deve saber o que a Bíblia realmente ensina e usá-la corretamente. Ele deve se recusar a aceitar ingenuamente uma prática religiosa só porque todo mundo segue ou porque parece ser certa. Caso contrário, ele está susceptível a ser enganado.

Paulo lamentou o que estava acontecendo com algumas pessoas da sua época. “Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o toleram com facilidade” (2 Coríntios 11:4, NVI). Quando os falsos mestres distorcem a mensagem das Escrituras, as pessoas sinceras muitas vezes não conseguem enxergar através desses enganos.

Paulo continua: “Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem” (versículos 13-15, NVI).

Paulo advertiu que, até mesmo os crentes podiam ser levados a aceitar ingenuamente doutrinas ensinadas por falsos mestres―caso venha a ser negligente em estudar as Escrituras para verificar a veracidade de suas crenças.

Jesus já tinha avisado que Satanás e seus agentes procurariam constantemente distrair e enganar as pessoas em uma tentativa de colocá-las contra a verdade de Deus. “Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada”, disse Cristo. “Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada” (Marcos 4:15, NVI).

Ele advertiu claramente sobre a abordagem enganosa de Satanás: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:15-16).

No tempo do fim Satanás não vai mudar seu estilo. Ele levantará um poderoso e falso profeta, cuja influência não terá fronteiras políticas. Satanás levará o sistema religioso babilônico centrado em Roma, e vai usar seu profeta para enganar um mundo ingênuo que não verificará cuidadosamente na Bíblia para conferir se o que ele diz é realmente de Deus (Apocalipse 19:20).

Paulo descreve o efeito desse engano: “A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça” (2 Tessalonicenses 2:9-12, NVI).

Nunca subestime a habilidade de Satanás para enganar a humanidade. O livro de Apocalipse diz claramente que ele é “a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo” (Apocalipse 12:9, NVI).