O Que Você Deve Fazer?

O Que Você Deve Fazer?

O registro bíblico das profecias é longo e incrivelmente preciso. Nenhum ser humano poderia ter previsto precisamente a extraordinária ascensão e queda de reinos, de líderes e dos povos que encontramos na Bíblia.

“Eu sou Deus”, Ele declara, “e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme . . .” (Isaías 46:9-10). Somente Deus tem o poder de prever o futuro—e, em seguida, fazê-lo acontecer.

Mas por que Deus revela o futuro? Por que Ele nos conta o que está por vir?

Uma razão importante é para que possamos ver a necessidade de mudar. Deus revela o futuro para que cada um de nós, individualmente, possa arrepender-se—mudar nosso modo de vida e começar a viver de acordo com Sua orientação—e para que possamos evitar o sofrimento de Seu julgamento sobre o mundo quando estes eventos proféticos se cumprirem. Ele diz-nos o que vai acontecer para nos motivar a realizar as mudanças necessárias em nossas vidas, tanto pessoal quanto nacionalmente.

Os pedidos de Deus para a antiga Israel e Judá são reveladoras. Ele enviou Seu profeta Ezequiel com um premente apelo: “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer . . . ?’” (Ezequiel 33:11, ARA).

Deus não quer punir ninguém. Mas, como qualquer pai amoroso, Ele sabe que às vezes precisamos de uma lição dolorosa como disciplina para evitar uma dor maior ainda e sofrimento desnecessário no futuro.

Ele também nos deu leis, resumidas nos Dez Mandamentos, que trazem grandes bênçãos quando as obedecemos, porque elas nos ensinam um modo de vida que demonstra amor a Deus e a nosso próximo (Mateus 22:37-40). Essas leis também trazem consequências quando as ignoramos ou desobedecemos. Quando nós as quebrantamos, inevitavelmente trazemos resultados muito dolorosos e, por sua vez, também somos quebrantados. Infelizmente, poucos estão dispostos a submeter-se humildemente a Deus e permitir-se aprender essa lição.

Por toda a Sua Palavra, Deus revela os eventos e as condições que irão enredar o mundo no tempo do fim. Em Marcos 13 Jesus adverte três vezes a seus seguidores de que eles precisam estar atentos para as tendências que precederão Seu retorno e para não ser pegos despreparados espiritualmente: “Vigiem”, diz Ele: “e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora” (versículo 33, BLH; comparar os versículos 35, 37).

Uma das razões para termos preparado e distribuído gratuitamente este livro é para que as pessoas possam reconhecer estes eventos assim que começarem a se desenrolar.

Quase no fim do livro de Daniel está o aviso de que o período que antecede a volta de Cristo será “um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então” (Daniel 12:1, NVI). O mundo inteiro vai ser atingido por desastres sem precedentes, um após o outro.

Veja como Jesus Cristo mesmo descreve o tempo que conduz à Sua volta: “Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (Mateus 24:21-22, ARA). Essa época será tão perigosa, Ele adverte, que a humanidade estará em perigo de extinção. Considerando a impressionante exatidão das profecias da Bíblia, isto seguramente deveria chamar nossa atenção.

As profecias de Deus são de confiança. Ele previu o declínio e a queda de muitas nações por causa de seus pecados—inclusive muitas das principais nações e dos povos da atualidade. E você? Você vai estar entre eles?

Repare também no aviso de Cristo sobre a boa nova de que, “por causa dos escolhidos”, a destruição total não acontecerá. Estes são os poucos que realmente acreditam em Deus e têm fé, coragem e vontade de agir com base nessa crença. Eles estão realmente dispostos a se arrepender—mudar suas vidas, entregar-se a Deus, desistir de tudo, se necessário, submeter-se humildemente e seguir um Deus que prometeu-lhes tudo em troca.

Nesse extraordinário livro da profecia bíblica Ele assegura-lhes: “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Apocalipse 21:7). Que promessa amorosa do Criador de todas as coisas!

O mesmo livro se encerra com um vislumbre do incrível futuro que Deus tem guardado para todos os que estejam dispostos a fazer essa escolha—um futuro que inclui viver eternamente com Ele e Seu Filho, Jesus Cristo, como parte de Sua família imortal no Reino de Deus. Ele quer que você faça parte desse maravilhoso futuro!

Também não devemos esquecer da promessa de Deus de proteger Seu povo durante este tempo intenso de turbulência global e catástrofes. Em Apocalipse 3:10 Ele nos assegura: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. Deus que sabe o que diz. E quem são aqueles a quem Ele considera Seu povo? Apocalipse 12:14-17 identifica-os como aqueles que fielmente “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”.

Se você acredita que Deus realmente existe e prenuncia o futuro em Sua Palavra—fatos claramente comprovados neste livro para aqueles dispostos a aceitá-los—você estaria disposto a ajustar sua vida de acordo com a Palavra revelada? Você, como Jesus Cristo disse em Lucas 4:4, está disposto a viver “de toda palavra de Deus”?

Se você quiser saber o significado do verdadeiro arrependimento, do recebimento do Espírito de Deus e como guardar Seus mandamentos, peça ou baixe nossos livros gratuitos Qual é o Seu Destino?, Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão e Os Dez Mandamentos. Também pode solicitar ou baixar nossos outros livros sobre a profecia bíblica—O Evangelho do Reino de Deus, Estamos vivendo no Tempo do Fim?, O Livro de Apocalipse Revelado, Você Pode Entender a Profecia Bíblica e Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha na Profecia Bíblica—para entender melhor o que Deus revela sobre o futuro e Seu Reino iminente.

Ademais, procure ler cada edição da revista Boa Nova para entender as notícias do mundo à luz da profecia bíblica. Também solicite o nosso Curso de Estudo Bíblico gratuito, com lições mensais que o levará aos principais temas e ensinamentos da Bíblia.

As tensões continuam aumentando no Oriente Médio, e é só uma questão de tempo antes destes acontecimentos, há muito tempo profetizados, venham à tona para chocar o mundo inteiro. Mas você pode encontrar segurança e esperança neste perigoso e preocupante tempo—se você estiver disposto a não apenas acreditar, mas atuar com relação a essa crença.

Como Isaías 55:6-7 aconselha: “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.