Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Festa de Pentecostes: Os Primeiros Frutos da Colheita de Deus

Você está aqui

A Festa de Pentecostes

Os Primeiros Frutos da Colheita de Deus

Os Dias Santos estão intrinsecamente ligados quanto ao seu significado. E, juntos, eles  revelam gradualmente como Deus trabalha com a humanidade.

Inicialmente, vimos a Páscoa simbolizando a entrega de Cristo por nós para perdão de nossos pecados. Também aprendemos como os Dias dos Pães Asmos nos ensinam que temos de remover e evitar o pecador em nossas ações e atitudes. O Dia Santo que se segue, Pentecostes, está fundamentado nesse importante entendimento.

Essa festa é conhecida por diversos nomes, que são derivados de seu significado e cálculo [isto é, a necessidade de se fazer uma contagem para chegar nesse dia].

Ela é conhecida como Festa da Sega (Êxodo 23:16 Êxodo 23:16também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita � saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho.
Almeida Atualizada×
), porque representa os primeiros frutos (Números 28:26 Números 28:26Semelhantemente tereis santa convocação no dia das primícias, quando fizerdes ao Senhor oferta nova de cereais na vossa festa de semanas; nenhum trabalho servil fareis.
Almeida Atualizada×
) colhidos como resultado do trabalho da colheita de cereal da Primavera na antiga Israel (Êxodo 23:16 Êxodo 23:16também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita � saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho.
Almeida Atualizada×
).

E também se chama Festa das Semanas (Êxodo 34:22 Êxodo 34:22Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da ceifa do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.
Almeida Atualizada×
), em virtude de se contar sete semanas mais um dia (cinquenta dias ao todo) para se determinar a celebração desta festa (Levítico 23:16 Levítico 23:16até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de cereais ao Senhor.
Almeida Atualizada×
). Semelhantemente, no Novo Testamento, que foi escrito em grego, ela é conhecida por Pentecostes (Pentekostos no original), que significa “quinquagésimo” (“Pentecostes”, Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine).

Entre os judeus o nome mais popular festa é Festa das Semanas, ou shavuot, em hebraico. a maioria do povo judeu, ao celebrar essa festa, lembra-se de um dos maiores acontecimentos da história: a revelação da lei de Deus no Monte Sinai.

Mas Pentecostes não significa somente a entrega da lei, pois também mostra — através de um grande milagre ocorrido na primeira celebração de Pentecostes da Igreja primitiva — como manter a intenção espiritual das leis de Deus.

O dom do Pentecostes: o Espírito Santo

Deus escolheu o primeiro Pentecostes, depois da ressurreição de Jesus Cristo, para derramar o Espírito Santo sobre cento e vinte fiéis (Atos 1:15 Atos 1:15Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse:
Almeida Atualizada×
). “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2:1-4 Atos 2:1-4 [1] Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. [2] De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. [3] E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. [4] E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Almeida Atualizada×
).

O milagre de falar em línguas ocorreu quando havia uma multidão de pessoas em Jerusalém, e cada visitante ouviu o sermão dos discípulos em sua própria língua (versículos 6-11). Aquele espantoso acontecimento demonstrava a presença do Espírito Santo.

A princípio, as pessoas que testemunharam aquele fenômeno milagroso ficaram estupefatas, e algumas  atribuíram isso a uma possível embriaguez daqueles  cristãos (Atos 2:12-13 Atos 2:12-13 [12] E todos pasmavam e estavam perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto? [13] E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
Almeida Atualizada×
). Então, corajosamente e cheio do Espírito Santo, o apóstolo Pedro explicou à multidão que aquilo tinha a ver com um cumprimento da profecia de Joel: “E há de ser que, depois, derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne” (Atos 2:17 Atos 2:17E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
Almeida Atualizada×
; Joel 2:28 Joel 2:28Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Almeida Atualizada×
).

Pedro explicou como os seus ouvintes também poderiam receber esse Espírito: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (Atos 2:38-39 Atos 2:38-39 [38] Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. [39] Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.
Almeida Atualizada×
).

Deus utilizou esses milagres e o sermão de Pedro para acrescentar três mil pessoas à Sua Igreja em um só dia. Todos esses conversos foram batizados e receberam o Espírito Santo (versículos 40-41). A partir desse ponto crucial, o Espírito de Deus passou a estar disponível a todos aqueles que, verdadeiramente, se arrependam e sejam devidamente batizados. O Dia de Pentecostes é uma lembrança anual de que Deus derramou o Seu Espírito para estabelecer a Sua Igreja, um grupo de fiéis guiados pelo Seu Espírito.

Por que precisamos do Espírito de Deus?

Humanamente falando, nós ainda pecamos e não importa o quanto nos esforcemos (1 Reis 8:46 1 Reis 8:46Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares ao inimigo, de modo que os levem em cativeiro para a terra inimiga, longínqua ou próxima;
Almeida Atualizada×
; Romanos 3:23 Romanos 3:23Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Almeida Atualizada×
). Ao reconhecer esta fraqueza inerente ao ser humano, Deus lamentou em Deuteronômio 5:29 Deuteronômio 5:29Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!
Almeida Atualizada×
: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!”.

Deus explica aqui que o problema da humanidade se encontra no coração. dão fato de conhecermos a lei não nos capacita a pensar como Deus. Ter pensamentos, atitudes e ações puras está além da compreensão e capacidade do homem sem um elemento adicional: o Espírito de Deus.

A maneira de pensar de Deus produz paz, alegria e cuidado para com os outros. Jesus elogiou um mestre religioso que citou corretamente a essência da lei de Deus: “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lucas 10:27 Lucas 10:27Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Almeida Atualizada×
). Este homem citou Deuteronômio 6:5 Deuteronômio 6:5Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
Almeida Atualizada×
e Levítico 19:18 Levítico 19:18Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Almeida Atualizada×
, que são dois livros do Pentateuco. Jesus aqui confirma que as escrituras do Antigo Testamento são baseadas nestes dois grandes princípios de amor (Mateus 22:40 Mateus 22:40Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Almeida Atualizada×
).

A essência da lei de Deus é amor (Romanos 13:8-10 Romanos 13:8-10 [8] A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. [9] Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. [10] O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Almeida Atualizada×
; 1 Tessalonicenses 4:9 1 Tessalonicenses 4:9Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros;
Almeida Atualizada×
). Deus decretou os Seus mandamentos porque nos ama. Ao escrever aos irmãos, que tinham o Espírito de Deus, João disse: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os Seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:2-3 1 João 5:2-3 [2] Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. [3] Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
Almeida Atualizada×
, ACF).

Porque o Espírito de Deus agora residia na Igreja, os seus membros podiam expressar amor genuíno. Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós… Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:34-35 João 13:34-35 [34] Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. [35] Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
Almeida Atualizada×
). O dom do Espírito Santo de Deus no Dia de Pentecostes tornou possível à Igreja expressar completamente os mandamentos de amor de Deus.

Jesus Cristo: as primícias da vida eterna

Os primeiros frutos (as primícias) são os primeiros produtos agrícolas a crescer e a amadurecer. Ao longo da Bíblia, Deus usa a analogia das colheitas — e, particularmente, em Pentecostes, as primícias — para ilustrar aspectos do Seu plano de salvação. Israel celebrava este dia ao findar a Primavera, depois das segas da cevada e do trigo. Uma oferta especial das primícias de cevada amadurecida durante os Dias dos Pães Asmos, chamada o molho da oferta movida, marcava o início dessas ceifas, as quais continuavam durante os cinquenta dias seguintes até Pentecostes (Levítico 23:11 Levítico 23:11e ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos. No dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
Almeida Atualizada×
). Essa colheita primaveril era a dos primeiros frutos do ciclo anual agrícola.

No Novo Testamento, uma das primeiras lições dessas colheitas é a de que Jesus Cristo “ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20 1 Coríntios 15:20Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
Almeida Atualizada×
). O molho da oferta movida representava Jesus Cristo, que foi o “primogênito de toda a criação” e o “primogênito dentre os mortos” (Colossenses 1:15 Colossenses 1:15o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Almeida Atualizada×
, 18). Ele apresentou-se a Deus Pai, como um tipo ou modelo das primícias no domingo depois de Sua ressurreição; no mesmo dia, durante os Dias dos Pães Asmos, em que as primícias da cevada madura, da sega da primavera, eram movidas perante Deus.

Cedo, no primeiro dia da semana (na manhã de domingo), quando ainda estava escuro, e Jesus já havia ressuscitado, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu que a pedra que bloqueava a entrada fora retirada (João 20:1 João 20:1No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.
Almeida Atualizada×
). Ela correu e foi informar a Pedro e a João que Jesus não mais estava no túmulo. Estes dois homens correram para a tumba e verificaram que Jesus desaparecera (João 20:2-10 João 20:2-10 [2] Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. [3] Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. [4] Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro; [5] e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou. [6] Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados, [7] e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar � parte. [8] Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu. [9] Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos. [10] Tornaram, pois, os discípulos para casa.
Almeida Atualizada×
). Depois que Pedro e João foram embora, Maria Madalena continuou do lado de fora do sepulcro de Jesus (versículo 11). Enquanto ela chorava, Jesus apareceu-lhe, mas não permitiu que O tocasse, porque Ele “ainda não tinha subido” ao Pai (João 20:17 João 20:17Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
Almeida Atualizada×
).

Mais tarde, no mesmo dia, Jesus apareceu novamente. Desta vez, Ele permitiu que algumas mulheres O tocassem (Mateus 28:9 Mateus 28:9E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
Almeida Atualizada×
). As Suas próprias palavras demonstram que, entre o tempo em que foi visto por Maria Madalena e o tempo em que permitiu que as mulheres O tocassem, Cristo ao céu para ser aceito pelo Pai.

Assim, a cerimônia do molho da oferta movida, que Deus deu à antiga Israel, representa a aceitação de Jesus Cristo por Seu Pai como “as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20 1 Coríntios 15:20Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
Almeida Atualizada×
).

A Igreja como as primícias

Lemos em Romanos 8:29 Romanos 8:29Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes � imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
Almeida Atualizada×
que Jesus Cristo é “o primogênito entre muitos irmãos”. Contudo, a Igreja do Novo Testamento também é considerada primícias. Ao falar sobre o Pai, Tiago disse: “Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das Suas criaturas” (Tiago 1:18 Tiago 1:18Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
Almeida Atualizada×
).

O Espírito de Deus em nós é que nos identifica e nos santifica — separando-nos como cristãos. Paulo escreveu: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle”, e “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8:9 Romanos 8:9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Almeida Atualizada×
,14).

Paulo também se refere aos irmãos como aqueles que têm “as primícias do Espírito” (versículo 23). Ele alude a diversos cristãos do primeiro século como as primícias do chamado de Deus (Romanos 16:5 Romanos 16:5Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 16:15 1 Coríntios 16:15Agora vos rogo, irmãos — pois sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaía, e que se tem dedicado ao ministério dos santos -
Almeida Atualizada×
).

A importância de os escritores da Bíblia chamarem essas pessoas de primícias de Deus torna-se evidente quando analisamos João 14:6 João 14:6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Almeida Atualizada×
. Nesta passagem, Jesus disse: “Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim”.

Através dos séculos, quantas pessoas  realmente aceitaram e praticaram o caminho de vida que Jesus Cristo ensinou? Até hoje,  grande parte da humanidade simplesmente ouviu falar pouco ou quase nada sobre Jesus Cristo.. Então como Deus vai oferecer a salvação a essas pessoas?

Poucas pessoas compreendem que Deus tem um plano metódico, simbolizado pelos Seus Dias Santos, para salvar toda a humanidade, oferecendo a todos a vida eterna em Seu Reino. Nesta era, estamos apenas no princípio da colheita para o Reino de Deus.

O apóstolo Paulo compreendia isso: “Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem…Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Coríntios 15:22-23 1 Coríntios 15:22-23 [22] Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. [23] Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Almeida Atualizada×
). Quem for chamado e escolhido por Deus agora vai fazer parte das primícias de Deus com Cristo (Tiago 1:18 Tiago 1:18Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
Almeida Atualizada×
).

A Bíblia dize que Deus é quem chama as pessoas (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
; 6:65). Por conseguinte, o nosso Criador controla o tempo de Sua colheita. Quando Deus fundou a Sua Igreja, entregando o Seu Espírito a alguns crentes no dia de Pentecostes, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus, Ele estava expandindo a Sua colheita espiritual. Era o início daquilo que Joel profetizou, ou seja, de que Deus derramaria o Seu Espírito em “toda a carne” (Joel 2:28-29 Joel 2:28-29 [28] Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; [29] e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Almeida Atualizada×
; Atos 2:14-17 Atos 2:14-17 [14] Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. [15] Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. [16] Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: [17] E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
Almeida Atualizada×
).

O Espírito Santo em ação

A vinda do Espírito Santo mudou dramaticamente a vida dos primeiros cristãos. O livro de Atos está repleto de registros do notável impacto espiritual na sociedade ao redor da Igreja primitiva. A transformação foi tão evidente que os incrédulos acusavam os cristãos de “alvoroçar o mundo” (Atos 17:6 Atos 17:6Porém, não os achando, arrastaram Jáson e alguns irmãos � presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui,
Almeida Atualizada×
). Isso demonstra como era miraculoso e dinâmico o poder do Espírito Santo.

Para captar completamente o quanto o Espírito de Deus pode atuar em nós, temos que compreender o que é o Espírito Santo. Ele não é uma pessoa que, juntamente com Deus Pai e o Filho Jesus Cristo, formam uma “Santa Trindade”. Nas Escrituras o Espírito Santo é descrito como o poder de Deus atuando em nossas vidas (Atos 1:8 Atos 1:8Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Almeida Atualizada×
; Romanos 15:13 Romanos 15:13Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
, 19), sendo o mesmo poder que atuou no ministério de Jesus Cristo (Lucas 4:14 Lucas 4:14Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.
Almeida Atualizada×
; Atos 10:38 Atos 10:38concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Almeida Atualizada×
).

Esse poder divino faz com que sejamos “guiados pelo Espírito de Deus” (Romanos 8:14 Romanos 8:14Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
). E foi esse mesmo poder que transformou as vidas dos primeiros cristãos e é o poder que atua na Igreja hoje. Paulo disse a Timóteo que o Espírito de Deus é o “espírito de…poder e de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7 2 Timóteo 1:7Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Almeida Atualizada×
, ARA).

O Pentecostes tem a função de lembrar, anualmente, que o nosso Criador ainda opera milagres, concedendo o Seu Espírito aos primeiros frutos de Sua colheita espiritual, e fortalecendo-os com poder para continuar a Sua obra neste mundo.