Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Apenas Uma Questão de Cozimento Adequado?

Você está aqui

Apenas Uma Questão de Cozimento Adequado?

O que podemos dizer sobre o ponto de vista comum de que Deus proibiu os israelitas de comer carne de porco para que não pegassem doenças, como a triquinose, da carne mal cozida? Esse ponto de vista resiste a uma análise detalhada?

Observe as conclusões do doutor Rex Russell: “Algumas pessoas me dizem que, diferentemente das pessoas dos tempos bíblicos, hoje cozinhamos a carne muito melhor, e isso faz com que até carnes impuras sejam inofensivas. Um comentário da Bíblia afirmou que a carne de porco era proibida no Antigo Testamento porque era consumida sem ser cozida, passando assim a triquinose para os seres humanos. O autor pensava que, pelo fato de agora cozinhamos carne, não precisamos mais seguir essa lei.

“Em minha opinião, esta afirmação está incorreta. Alguns fornos sofisticados e utensílios de cozinha foram encontrados nas mais antigas ruínas arqueológicas, inclusive na maioria das ruínas dos israelitas.

“Certamente, eles entendiam que cozinhar carne era importante. Será que podemos afirmar com segurança que as doenças causadas por animais impuros desapareceram apenas porque agora cozinhamos melhor?…Até o forno de micro-ondas aquece a carne de maneira desigual, permitindo que bactérias e parasitas (como a triquinose) sobrevivam na carne. Muitos surtos de infecções terríveis se originaram dos chamados alimentos cozidos. Se a comida é impura, não espere que o cozimento irá protegê-lo. Alguns dos venenos mais tóxicos não são destruídos pelo calor.

“Um preocupante estudo escocês revelou que a intoxicação alimentar por toxinas, vírus ou bactérias ocorreu apesar de uma inspeção minuciosa em todas as etapas da preparação dos alimentos, incluindo o manuseio e o cozimento” (What the Bible Says About Healthy Living [O Que A Bíblia Diz Sobre Uma Vida Saudável, em tradução livre], Rex Russell, 1999, p. 80).