Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Quais animais a Bíblia designa como “limpos” e “imundos”?

Você está aqui

Quais animais a Bíblia designa como “limpos” e “imundos”?

Download (Baixar)

Download (Baixar)

Quais animais a Bíblia designa como “limpos” e “imundos”?

×

Deus declara que os animais que ruminam e têm casco fendido servem de alimento (Levítico 11:3 Levítico 11:3dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer.
Almeida Atualizada×
; Deuteronômio 14:6 Deuteronômio 14:6Dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, dividida em duas, e que rumina, esse podereis comer.
Almeida Atualizada×
). Isso inclui especificamente espécies como o gado, a ovelha, a cabra, o veado e a gazela (Deuteronômio 14:4-5 Deuteronômio 14:4-5 [4] Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, a cabra, [5] o veado, a gazela, o cabrito montês, a cabra montesa, o antílope, o órix e a ovelha montesa.
Almeida Atualizada×
). Ele também lista animais como camelos, coelhos e porcos como imundos ou impróprios para comer (Levítico 11:4-8 Levítico 11:4-8 [4] Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; [5] o querogrilo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; [6] a lebre, porque rumina mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda; [7] e o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo. [8] Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos.
Almeida Atualizada×
). Mais adiante, ele lista “os répteis que se arrastam” como toupeiras, ratos e lagartos como impróprios para comer (versículos 29-31), e também animais de quatro patas (gatos, cães, ursos, leões, tigres etc.) como imundos (versículo 27).

Ele nos diz que peixes de água doce e salgada com barbatanas e escamas servem de alimento (versículos 9 a 12), mas criaturas aquáticas sem essas características (bagre, lagosta, caranguejo, camarão, mexilhão, sapo, ostra, lula, polvo etc.) não devem ser comidos.

Deus também lista pássaros e outras criaturas voadoras que não são apropriadas para consumo humano (versículos 13-19). Ele identifica os necrófagos e aves de rapina como imundos, além de avestruzes, cegonhas, garças e morcegos.

Aves como galinhas, perus e faisões não estão na lista dos imundos e, portanto, podem ser consumidos. Os insetos são listados como imundos, exceto o gafanhoto, o grilo e o gafanhoto devorador, (versículos 20-23).

Por que Deus identifica alguns animais como apropriados ao consumo humano e outros como impróprios? Deus não deu leis para impor, arbitrariamente, o controle sobre as pessoas. Ele deu Suas leis (incluindo as que definem as carnes limpas ou imundas) para o bem daqueles que querem obedecê-Lo (Deuteronômio 5:29 Deuteronômio 5:29Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!
Almeida Atualizada×
).

Embora Deus não tenha revelado especificamente os motivos pelos quais alguns animais podem ser consumidos e outros devem ser evitados, podemos tirar certas conclusões com base nos animais inclusos de ambas as classes.

Ao listar os animais que não servem como alimento, Deus proíbe o consumo de necrófagos e comedores de carniça, que devoram outros animais como alimento.

Animais como porcos, ursos, abutres e aves de rapina podem comer (e proliferar) carne em decomposição. Animais predadores, como lobos, leões, leopardos e chitas, costumam atacar os mais fracos (e, às vezes, os doentes) nos rebanhos de animais.

E também criaturas marinhas, que vivem nas profundezas, como lagostas e caranguejos, que buscam animais mortos no fundo do mar. E, igualmente, os mariscos como ostras, moluscos e mexilhões consomem matéria orgânica em decomposição que chegam ao fundo do mar, inclusive resíduos de esgoto.

Um denominador comum de muitos desses animais que Deus designou como imundos é que eles costumam comer carne que adoeceria ou mataria seres humanos. Quando comemos esses animais, participamos de uma cadeia alimentar que inclui coisas prejudiciais à saúde das pessoas.

Como observa o nutricionista David Meinz:

“Será que, em Sua sabedoria, Deus não teria criado certas criaturas cujo único objetivo é limpar as carcaças de outras? Todo o propósito delas pode ser o de atuar exclusivamente como saneadores de nossa ecologia. Deus pode estar nos dizendo simplesmente que é melhor para nós, crentes, não consumir a carne desses coletores de lixo” (Eating by the Book [Dieta Bíblica, em tradução livre], 1999, p. 225).

Baseada em Levítico 11 e Deuteronômio 14, a lista a seguir identifica muitos dos animais que Deus determina como limpos e imundos. Esta lista usa seus nomes comuns.


Animais Que a Bíblia Reconhece Como "Limpos"

Animais ruminantes e com casco fendido:
Alce, Antílope, Bisonte (Búfalo),Bode, Cabra montesa, Carneiro (Ovelha, cordeiro),Gado (Novilho, vitelo),Gazela (África e Ásia),Girafa, Hart, Impala (Vive nas savanas africanas), Rena, Touro, Veado (Carne de caça)

Peixe com barbatanas e escamas:
Abrótea (Abrota, brota), Alabote (Halibut), Arenque, Arinca (espécie de bacalhau), Atum, Bacalhau, Barbo, Barracuda, Biqueirão (Biqueira, chacaréu, mancatarina), Brema, Caboz, Camarupim, Canhanha, Carapau (Cavalinha), Carpa. Cherne, Corvina, Curimatá (Curimbatá), Garoupa (Mero), Goraz (Massacato, parracho, pexão), Hipoglosso, Limanda, Linguado, Lúcio, Merlúcio (Merluza), Miragaia (Piraúna), Muge (Mugem, curimã), Palma (Solho), Papa-Terra (Curumbatá), Pargo, Perca, Pescada (Pescadinha), Piraúna, Pomátomo, Pregado, Robalo(Robalinho), Rodovalho, Roncador, Salmão, Sarda, Sardinha, Sargo, Sável (Savelha, saboga), Solha, Surubim, Tainha, Tarpão, Tilápia, Truta, Vairão

Aves com características limpas:
Cisne*, Codorniz (Codorna), Faisão, Galinha (Frango), Galinha-de-angola, Galinha silvestre, Ganso, Marreco, Pardal (e outros pássaros canoros), Pato, Pavão, Perdiz, Peru, Pombo, Ptármiga

Insetos
Tipos de gafanhotos devoradores que pode incluir grilos e gafanhotos.

* Em Levítico 11:18 Levítico 11:18o porfirião, o pelicano, o abutre,
Almeida Atualizada×
e Deuteronômio 14:16-17 Deuteronômio 14:16-17 [16] o bufo, a coruja, o porfirião, [17] o pelicano, o abutre, o corvo marinho,
Almeida Atualizada×
, a tradução Almeida Revista e Corrigida (ARC) e a Almeida Corrigida e Fiel (ACF) posicionam o “cisne” entre os animais imundos. Entretanto, essa tradução parece estar incorreta. Mas, provavelmente, a palavra hebraica original refere-se a um tipo de gralha (ou corvo) como é traduzida na Almeida Revista e Atualizada (ARA) e na Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH).


Animais Que a Bíblia Considera “Imundos”

Suínos
Caititu, Javalis, Leitão, Porco (bacon, presunto, toucinho, banha de porco e a maioria de linguiça e calabresa)

Caninos
Cão, Chacal, Coiote, Hiena, Lobo, Raposa

Felinos
Guepardo, Gato, Leão, Leopardo, Onça, Pantera, Tigre

Equinos
Asno, Jumento (jegue e asno), Mula (burro), Cavalo, Mulo, Onagro (Burro selvagem), Quagga (Híbrido da zebra com o jumento), Zebra

Outros
Camelo, Dromedário, Canguru, Caracol, Carcaju, Castor, Coelho, Doninha, Elefante, Esquilo, Gorila, Guaxinim, Hipopótamo, Jaritataca, Lhama (alpaca, vicunha, guanaco), Lebre, Lesma, Macaco, Marmota, Porco-espinho, Rato (Ratazana, rato almiscarado), Rinoceronte, Tatu, Texugo, Toupeira, Urso

Insetos
Todos os insetos, exceto, aqueles da família dos gafanhotos. Verme, minhoca, lagarta.

Répteis
Caimão (Jacaréde-papo-amarelo), Cobra, Crocodilo, Jacaré, Lagarto, lagartixa, camaleão, Tartaruga

Anfíbios
Cobra, Rã, Salamandra, Sapo


Animais marinhos sem escamas e barbatanas

Peixe
Andorinha-do-Mar (Ratão, águia de mar, peixe-bispo, arrião, raia-ratão), Arraia, Cação (Cação-pique, morraceira, caneja), Caviar (Esturjão).

Dourado (da espécie de Siluformes), prevalente no Brasil, é um peixe de água doce, de mais dum metro de comprimento e não tem escamas (é peixe de pele) e por isso é imundo. Em certos países o dourado (do gênero Salminus) de àgua salgada, tem escamas, e é limpo.

Enguiam, Esgana-gata, Espadarte (Peixe-espada, aguilhão), Espátula, Esturjão (Peixe de cola, esturião, peixe-solho, solho-rei, caviar), Galhudo (Tubarão galhudo, melga), Jamanta (Peixe-morcego), Lampreia, Lula, Merlim, Pata-Roxa (Pinta-roxa, carraça), Peixe-Anjo (Viola), Peixe-gato (Bagres), Rato-do-Mar (Xuxo), Tubarão (Peixe-martelo, cornuda).

Animais de corpo mole
Sépia, Lapa, Lula (Calamar), Medusa

Mamíferos do mar
Baleia, Delfim (Golfinho), Foca, Lontra, Morsa (Vaca-marinha) e Peixe-boi, Toninha (Botos da baía de Guanabara)

Mariscos
Camarão, Caranguejo, Gastrópode, Haliote, Lagosta, Mexilhão, Molusco, Ostra, Pentéola (tipo ostra, conhecida no Brasil como vieira)

Aves de rapina, carnívoras, e outras
Abetouro, Abutre, Águia, Águia-pescadora, Albatroz, Alca (Uria), Alcavarão, Andorinha (Andorinhão), Arara azul, Avestruz, Bicudo, Bútio, Cegonha, Condor, Cormorão, Coruja, Corvo, Cuco, Falcão, Flamengo (Flamingo), Gavião, Gaivota, Galeirão, Frango d’água, Garça, Gralha, Grou, Guará, Guincho, Íbis, Maçarico-das-rochas, Mergulhão, Mocho, Morcego, Papagaio, Pega, Pelicano, Pica-pa, Pingüim, Quero-quero, Saracura-carijó, Tarambola (Maçarico)


Este infográfico está disponível apenas online e não está disponível na versão impressa do livreto "O que a Bíblia ensina sobre Carnes Limpas e Imundas?"