Como Podemos Ajudar as Pessoas Que Estão Sofrendo Com o Luto?

Você está aqui

Como Podemos Ajudar as Pessoas Que Estão Sofrendo Com o Luto?

• Ouça atentamente. Há uma carga pesada nos corações e nas mentes dos que sofrem com o luto. Eles precisam saber que podem sofrer sem serem criticados ou julgados por ninguém, especialmente por aqueles com quem compartilham os seus mais profundos pensamentos. Não devemos nos preocupar com o que diremos ou se teremos de dizer algo profundo. Isso não é o que precisa as pessoas angustiadas.

• Demonstre compaixão. Nós demonstramos compaixão pelos outros reconhecendo o seu sofrimento e desejando libertá-los dele. Nós podemos mostrar compaixão ajudando-os nas tarefas necessárias. Como sabemos o que fazer? Simplesmente, devemos perguntar. Podemos ajudar a informar a família e amigos do falecido. Podemos arrumar a casa para receber as visitas que virão. Podemos organizar as refeições que outros talvez tragam. Talvez possamos perguntar se podemos cuidar das crianças da família para que os pais tenham tempo para si mesmos. Podemos ajudar nas coisas práticas do cotidiano.

• Fique próximo depois do funeral. Não podemos esquecer dos que estão sofrendo com o luto logo depois do funeral. Eles geralmente recebem muito apoio nas horas e dias imediatamente após a morte do seu ente querido, mas alguém estará por perto para ouvi-los, e se compadecer uma semana, um mês ou meses depois? Em ocasiões como estas, quando regressamos às nossas rotinas, é que as pessoas enlutadas se lembram de que o seu amado já não está presente na sua rotina. É nessa altura que os que estão sofrendo com o luto mais precisam do nosso apoio.