Há Seres Humanos Salvos Vivendo no Céu?
Quem é essa grande multidão? As vozes dos que glorificam a Deus são dos seres humanos salvos que agora vivem no céu? Alguma vez um já ser humano subiu ao céu?
A crença popular é que, quando os cristãos morrem eles vão imediatamente para o céu, onde passam a morar no seu domicílio permanente. Mas, podemos encontrar tal ensinamento na Bíblia?
Para se entender a verdade sobre qualquer ensinamento bíblico, primeiro temos que levar em consideração todas as escrituras acerca do tema. Então, quando fazemos isso, geralmente a verdade torna-se muito clara. Também precisamos estudar primeiro as escrituras que são bem claras e depois aquelas que não são tão claras.
Uma dessas escrituras bem clara é João 3:13: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem [Jesus Cristo], que está no céu.”
Nesta Escritura temos dois pontos significativos, que vamos examinar. Primeiro, estas são palavras do próprio Jesus. Se alguém tivesse ido para o céu, Jesus teria conhecimento disso. Segundo, João registrou estas palavras muitos anos depois de Jesus ter morrido e ascendido aos céus, assim como vários anos após muitos seguidores de Cristo terem morrido―afirmando que nenhum outro, a não ser Jesus, tinha ido para o céu.
Então de quem eram as vozes que João ouviu, quando descreveu no livro de Apocalipse o que via e ouvia? João refere-se a vozes em muitas passagens deste livro. Vejamos dois exemplos, em particular:
“E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:8-11, ARA).
“E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos, ao redor do trono e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” (Apocalipse 5:11-12).
A Bíblia nos mostra que muitos milhares de anjos aparecem diante do trono de Deus e falavam em voz alta. As vozes de Apocalipse 19 também poderiam ser as vozes deles.
Além disso, devemos nos lembrar de que João, no livro de Apocalipse, estava vendo uma visão do futuro, e Apocalipse 19 descreve os acontecimentos em torno da volta de Cristo e da ressurreição dos Seus seguidores. Ora mesmo se no versículo 1 estivesse se referindo a seres humanos salvos aparecendo brevemente perante Deus no céu e louvando-O nesse momento (imediatamente após a ressurreição), isso não significa que estão fazendo isso hoje.
Na verdade, aqueles que morreram ainda estão mortos e na sepultura―sem consciência e incapazes de louvar a Deus (Salmos 6:5; 30:9; Isaías 38:18). Nas escrituras, como vimos, nenhum humano―além de Jesus, o Messias―jamais entrou no céu e ainda é assim hoje em dia. Por causa disso, as vozes referidas em Apocalipse 19 não podem ser de seres humanos salvos vivendo agora no céu.