O Plano de Redenção de Deus

Você está aqui

O Plano de Redenção de Deus

No princípio do plano de Deus para a humanidade, Ele ofereceu a Adão e Eva o Seu dom de vida eterna, representado pela árvore da vida (Gênesis 2:9, 16). Esta árvore representava o caminho de vida de Deus, a fé e a obediência à vontade revelada de Deus.

O jardim tinha também outra árvore, a do conhecimento do bem e do mal (versículo 9). Esta árvore representava algo completamente diferente: a escolha do caminho de vida do homem ao invés do caminho revelado por Deus. O caminho do homem diz respeito às suas próprias decisões do que é certo ou errado. Quando Adão e Eva escolheram este caminho, em vez do caminho revelado por Deus, fizeram uma escolha fundamental que afetou a humanidade para sempre.

Influenciados por Satanás, Adão e Eva fizeram uma escolha importante que desde então tem afetado a humanidade. Eles escolheram tomar da árvore errada, comendo do fruto proibido.  E se recusaram a crer e a obedecer a Deus, permanecendo sob o domínio de Satanás, e debaixo da pena do pecado―sofrimento e morte (Gênesis 2:17).

Se Adão e Eva tivessem tomado da árvore da vida, eles teriam recebido a vida eterna (Gênesis 3:22). É esta a razão, depois de terem feito a escolha errada e de terem tomado da árvore errada, que Deus teve que excluir a possibilidade deles tomarem da árvore da vida, “para não viverem eternamente.” Deus não podia permitir viverem eternamente em seu estado pecaminoso e rebelde.

Por causa da sua desobediência, Deus os sentenciou a  “ . . . tornar à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gênesis 3:19).

É importante compreender que o plano original de Deus para dar a vida eterna à humanidade, que foi rejeitado por Adão e Eva, está disponível hoje em dia a cada um de nós por meio do chamado pessoal de Deus.

Adão e Eva trouxeram o pecado para a humanidade, e, todos os seres humanos que vieram deles estão “ordenados” a morrer porque todos pecaram (Romanos 5:12; Hebreus 9:27). Porém, o propósito de Deus para a humanidade permanece; o Seu propósito de dar à humanidade a vida eterna vencerá! Ao longo da Bíblia esclarecemos do plano de redenção de Deus: A aquisição da humanidade por um preço. Nós vimos que o homem pode ser salvo da morte pelo incalculável preço do sangue derramado pelo Filho de Deus, Jesus Cristo.

A verdade pouco conhecida do propósito inicial de Deus para a humanidade é a de que a humanidade não morresse. A existência temporária que termina em morte não é a intenção original de Deus para a humanidade. Ela é parte da maldição do pecado trazido à humanidade pela escolha errada feita pelos nossos primeiros pais, e todos escolheram seguir esse caminho errado desde então (Romanos 3:23).