Introdução: O Sábado de Descanso de Deus

Introdução

O Sábado de Descanso de Deus

Ela nos diz que, há milhares de anos, Deus deu um conjunto de leis a um povo, prometendo-lhe que o abençoaria, se ele guardasse essas leis. “Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, e bem vos suceda” (Deuteronômio 5:33, grifo nosso).

A lei que Deus revelou está resumida nos Dez Mandamentos. Eles são o nosso guia básico para a vida, mostrando-nos como devemos relacionarmos com nosso Criador e com nosso semelhante.

Entre esses mandamentos, o mais universalmente incompreendido e mal aplicado é o da instrução de Deus acerca do Sábado: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). Muitas pessoas veem o Sábado [o dia de descanso] como uma estranha relíquia da história, talvez uma bela ideia de um passado distante, mas completamente impraticável no mundo agitado de hoje. Alguns pensam que o dia de descanso [o Sábado Bíblico] é no domingo e passar uma ou duas horas na igreja na manhã de domingo cumpre a intenção do mandamento do Sábado.

Outros pensam que Jesus Cristo acabou com qualquer dia específico de descanso, ou da necessidade de adoração num dia particular, e que qualquer dia que escolhermos para reverenciar a Deus é santo.

As questões e opiniões sobre esse mandamento parecem ser infindáveis. Jesus guardou o Sábado porque era judeu ou será que desobedeceu o mandamento do Sábado para demonstrar a nossa liberdade da lei do Antigo Testamento, e por isso os líderes religiosos de Seu tempo quiseram matá-Lo? O apóstolo Paulo, que escreveu mais livros do Novo Testamento que qualquer outro escritor, demonstra que o Sábado já não é necessário para os cristãos? Ou confirma a observância do Sábado?

A Igreja primitiva do Novo Testamento condenou o mandamento do Sábado e o mudou para outro dia ou confirmou sua observância? Deus santificou o Sábado quando criou a humanidade (o Adão e a Eva) ou somente estabeleceu o Sábado como dia santo na ocasião do êxodo israelita, dois mil anos depois? O Sábado foi alterado do sétimo dia da semana para qualquer outro dia da semana e, se foi, quando ocorreu essa mudança e quem a autorizou?

Por que Deus ordenou um dia de descanso? Ele tinha algum propósito nisso e, se tinha, qual é o motivo? Hoje em dia, o Sábado tem algum valor para a humanidade? O Sábado faz algum sentido no dia de hoje? As perguntas acerca do Sábado nunca acabam.

Por que há tanta confusão sobre uma dessas dez leis e princípios fundamentais que Deus revelou para guiar a humanidade? Por que há tanta controvérsia e confusão sobre um mandamento, quando a maioria das pessoas, inclusive dirigentes religiosos e suas igrejas, praticamentente não divergem sobre os outros nove?

Não precisamos ir longe para descobrir as respostas a estas perguntas. Elas podem ser encontradas nas páginas da Bíblia e da história. Abordaremos estas questões nesta publicação. Junte-se a nós numa viagem através da Bíblia para descobrir o Dia de Descanso de Deus.