Por Que Deus Permite o Sofrimento?

Você está aqui

Índice

Vivemos em um mundo de sofrimento. E esse mal recai sobre justos e injustos, afligindo a todos nós em algum momento. Desde há muito tempo filósofos, pensadores e teólogos têm refletido sobre esse assunto. Precisamos de respostas para o problema do sofrimento humano!

A exposição rotineira à violência — real ou simulada — nas notícias e no entretenimento endurece nosso coração para o sofrimento dos outros.

Se Deus é realmente um Deus de amor e misericórdia, por que Ele não intervém?

O sofrimento mais difícil de compreender talvez seja aquele que parece surgir do nada e sem motivo aparente.

Hoje em dia, não está na moda acreditar que Satanás, o diabo, é um ser real.

Sigmund Freud atuava como conselheiro para livrar as pessoas de dificuldades psicológicas. No entanto, ele foi bastante honesto ao admitir sua ajuda era limitada. Ele confessou que “curava as misérias do neurótico somente para mostrar-lhe às misérias normais da vida” (Ernest Becker, A Negação da Morte, 1973, p. 271).

Theodoro Roosevelt, o vigésimo sexto presidente dos Estados unidos, se fortaleceu através de seu sofrimento. Ele era dotado de um raciocínio rápido e hábil, porém ele tinha a saúde frágil e sofria de asma aguda.

Raramente, queremos refletir sobre a morte—seja a nossa ou a dos outros. Quando morre algum ente querido nosso, sofremos—como deve ser.

Deus tem um plano e um grande propósito mais além desta vida.

Nesta vida enfrentamos muitas provações. Estamos constantemente expostos a uma série de tensões e estresses. Contudo, podemos recorrer a várias estratégias para aliviar essa carga. E aqui estão alguns passos eficazes contra isso.