A Natureza e o Caráter de Deus

Você está aqui

A Natureza e o Caráter de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.33 MB)

Download (Baixar)

A Natureza e o Caráter de Deus

MP3 Audio (1.33 MB)
×

João resumiu perfeitamente o caráter e natureza divina dEles quando escreveu “Deus é amor” (1 João 4:8, 16). 

O amor de Deus é abnegado, preocupa-se com o bem-estar dos outros. Quando Ele mostrou a Sua glória a Moisés, Deus se revelou como “Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado” (Êxodo 34:6-7, NVI).

O amor é a base do caráter e da lei de Deus. E também é a base de tudo que Deus revelou à humanidade nas Sagradas Escrituras (Mateus 22:35-40). Paulo chamou o amor de o maior atributo cristão (1 Coríntios 13:13). Ele é o primeiro aspecto do fruto do Espírito de Deus que Paulo menciona (Gálatas 5:22). O amor é o laço da perfeição, unindo tudo em perfeita união (Colossenses 3:14, NVI). Além disso, ele é o cumprimento da lei divina de Deus (Romanos 13:10).

Esta impressionante qualidade do amor segundo Deus inclui também até o amor para com nossos inimigos (Mateus 5:44-45; Lucas 6:35).

Após o arrependimento, nós podemos começar a demonstrar esse tipo de amor através do Espírito Santo. Deus quer que aprendamos a pensar como Ele pensa e a agir como Ele age.

Ao praticarmos esse tipo de amor, nós expressamos a imagem de Deus (refletindo o Seu caráter), apesar de ainda sermos humanos. Paulo nos encorajou a termos “o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha” (Filipenses 2:5, NTLH), Quem personificou perfeitamente o amor de Deus a ponto de dar Sua própria vida por nós.

Uma das passagens mais conhecidas da Bíblia nos diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Deus não quer nos dar somente o inestimável dom da vida eterna, mas Ele também quer compartilhar todas as coisas conosco em Sua família divina (Hebreus 2:6-8; Romanos 8:16-17). As Escrituras revelam uma e outra vez que Deus personifica perfeitamente o amor.