Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Compreendendo Deus Através de Cristo

Você está aqui

Compreendendo Deus Através de Cristo

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.56 MB)

Download (Baixar)

Compreendendo Deus Através de Cristo

MP3 Audio (5.56 MB)
×

“Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9 João 14:9Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Almeida Atualizada×
)

A Bíblia está cheia de chaves que podem resolver muitos dos nossos mal-entendidos acerca de Deus e da Sua Palavra, porém, elas muitas vezes são negligenciadas. Quando se lê as Escrituras é possível perceber vagamente essas coisas, mas de qualquer forma nunca se consegue enxergar claramente por causa de concepções errôneas sobre elas.

Jesus Cristo veio para revelar Deus Pai (Mateus 11:27 Mateus 11:27Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
). Não obstante, a tendência predominante no Cristianismo continua sendo diminuir a ênfase da função do Pai e enfocar-se quase exclusivamente em Cristo. De modo nenhum, essa tendência surgiu do próprio Jesus. Ele nos disse para orarmos desse jeito: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, tanto na terra como no céu” (Mateus 6:9-10 Mateus 6:9-10 [9] Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; [10] venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Almeida Atualizada×
). Jesus sempre se esforçou para informar as pessoas sobre o Pai e para guia-las a Ele.

Por não compreender verdadeiramente os registos dos quatro Evangelhos, o mundo sofre desse grave equívoco sobre Deus Pai. A realidade bíblica é muitas vezes o oposto daquilo que habitualmente O retratam, mesmo se tratando dos atuais religiosos da elite predominante.

O Pai está profundamente preocupado com toda a criação. Até queda de um pardal merece Sua atenção (Mateus 10:29 Mateus 10:29Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
Almeida Atualizada×
). E Cristo disse ainda que os seres humanos são mais valorosos que pardais e que o Pai está sinceramente envolvido com o Seu plano mestre para a humanidade.

Ele envia chuva para o justo e para o injusto. Ele é bondoso com os seres humanos ingratos e maus (Lucas 6:35 Lucas 6:35Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.
Almeida Atualizada×
). Ele é misericordioso (versículo 36) e tem suportado a humanidade rebelde. Ele é paciente para com todos nós, esperando sempre por um arrependimento completo (2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
).

Deus Pai está preocupado especialmente com aqueles que estão sendo chamados agora para a vida eterna, nesta era—e particularmente pelos ​​"pequeninos" mais vulneráveis que estão nos primeiros estágios de conversão (Mateus 18:6-14 Mateus 18:6-14 [6] Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. [7] Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! [8] Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. [9] E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo. [10] Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus. [11] [Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido.] [12] Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou? [13] E, se acontecer achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. [14] Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos.
Almeida Atualizada×
). Aqueles que são mais experientes na fé são firmemente aconselhados a serem cautelosos para não ofenderem a nenhum "destes pequeninos" (versículos 7, 10).

Jesus Cristo, enquanto humano, mostrou como o Pai pensa e vive. Sem dúvida, Ele veio para revelar o Pai. E é por intermédio do próprio Cristo—através da Sua vida e obra, e pelo Seu excelente exemplo—que nós compreendemos com mais clareza a natureza e o caráter do Pai. Muitas pessoas negligenciam esse princípio bíblico fundamental.

Cristo reflete o Pai

O Novo Testamento ajuda muitíssimo a entender o Antigo Testamento, especialmente quando o assunto é sobre o Pai e o Filho.

Novamente, Hebreus 1:1-3 Hebreus 1:1-3 [1] Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, [2] nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; [3] sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se � direita da Majestade nas alturas,
Almeida Atualizada×
, citado em parte anteriormente, nos diz que Deus Pai “a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da Sua glória, e a expressa imagem da Sua pessoa”. Cristo era exatamente como o Pai.

A palavra imagem nesse versículo é traduzida da palavra grega charakter que quer dizer “um instrumento para ‘gravar’ ou ‘estampar’ . . . ou ‘um sinal’ ou ‘carimbo’ como numa moeda ou selo, caso o selo ou estampa tenha uma ‘imagem’ reproduzida por ele e assim todos os atributos dessa ‘imagem’ correspondem respectivamente a imagem do instrumento que a reproduziu” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine [Vine’s Complete Expository Dictionary of Old and New Testament Words], 1985, “Imagem,” pág. 319).

Não é de admirar Cristo tenha dito a Filipe: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9 João 14:9Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Almeida Atualizada×
). Cristo é a imagem expressa de Deus Pai. Podemos obter um entendimento maior dos diálogos de Jesus com os Seus apóstolos, que antecederam essa observação.

Jesus disse a Tomé: “Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (versículo 6). Somente através de Cristo é possível conhecer o Pai e passar a ter um relacionamento com Ele. E Ele continuou: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto” (versículo 7).

É muito fácil ler rapidamente essas palavras e não entender o seu significado. A Bíblia não é um livro para leitura rápida ou descuidada. Para se entender o seu significado profundo requer meditação tranquila e pensamentos profundos. Devemos nos habituar a parar para refletir no significado do que lemos.

Os discípulos ainda não estavam convertidos─ainda não tinham recebido o Espírito Santo─e, por essa razão, eles não compreendiam o fantástico significado do que Jesus lhes dizia. Em outro lugar Cristo disse a Pedro: “Quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lucas 22:32 Lucas 22:32mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.
Almeida Atualizada×
, ARA). Ao instituir a cerimônia do lava-pés, como parte da observância da Páscoa, Ele disse a Pedro: “O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” (João 13:7 João 13:7Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Depois da ressurreição de Cristo, Deus enviaria o Seu Espírito, no Dia de Pentecostes, e então os discípulos começariam a entender (João 14:16-17 João 14:16-17 [16] E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. [17] a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
Almeida Atualizada×
; 16:12-13). Mas voltemos à conversa de Cristo com os discípulos.

Filipe juntou-se à conversa e disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta”, (João 14:8 João 14:8Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
Almeida Atualizada×
). Sem dúvida, Filipe não tinha entendido o que Cristo tinha dito a Tomé no versículo anterior.

Então, Jesus respondeu: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: ‘Mostra-nos o Pai’?” (versículo 9).

Jesus gentilmente censurou Filipe pela sua falta de entendimento. Mas os outros discípulos estavam na mesma situação. Até mesmo hoje, a maioria das pessoas não entende completamente o impacto espiritual das palavras de Cristo. Não obstante, trata-se de dois personagens individuais, Jesus era a imagem expressa do Pai. Jesus Cristo era exatamente como Deus Pai—porém a Bíblia mostra claramente que Eles eram e são dois seres separados e distintos.

Nós compreendemos Deus Pai através de Cristo. E entendemos a natureza e o caráter do Pai por causa do Filho—não por meio de filosofias antigas ou por conhecimentos incompletos, muitas vezes errôneos, de seres humanos falíveis.

Compreendendo a natureza do espírito

Através do relacionamento com as pessoas e da experiência real de Cristo, os quatro relatos do Evangelho lançam muita luz sobre a maneira de como devemos compreender a Deus. Até mesmo a natureza do espírito é, até certo ponto, revelado através da vinda de Cristo em carne.

Considere o mundo espiritual e pergunte-se: Os seres espirituais têm forma? Eles têm corpos espirituais distinguíveis? Eles possuem personalidade? Eles têm rostos? Eles têm vozes? 

Os olhos humanos podem ver a Deus? Sim, mas sob certas condições protetoras, como Deus testificou sobre Moisés: “Pois ele vê a forma do Senhor” (Números 12:8 Números 12:8boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?
Almeida Atualizada×
ARA). Aos reunirmos todas as escrituras pertinentes, vemos que este Ser divino que Moisés viu era o Verbo preexistente, Aquele que se tornou Cristo, e não Deus Pai.

Em um caso único em toda a Escritura, sob certas medidas protetoras, foi permitido a Moisés ver as costas de Deus na Sua forma glorificada (Êxodo 33:18-23 Êxodo 33:18-23 [18] Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória. [19] Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. [20] E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver. [21] Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te poras. [22] E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. [23] Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá.
Almeida Atualizada×
). Contudo, não lhe foi permitido ver a face de Deus em toda a Sua glória porque, como brilha como sol em toda sua força, Moisés morreria imediatamente (versículo 20).

Numa outra ocasião importante, depois da entrega dos Dez Mandamentos, Moisés, Arão, os dois filhos de Arão e setenta anciãos de Israel “viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de safira e como o parecer do céu na sua claridade” (Êxodo 24:9-10 Êxodo 24:9-10 [9] Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, [10] e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.
Almeida Atualizada×
). Possivelmente também nessa circunstância, o Verbo preexistente protegeu-os de toda a intensidade de Sua glória.

A face de Deus

Tais questões tornam-se ainda mais intrigantes se as aplicarmos a Deus Pai, “Senhor do céu e da terra” (Mateus 11:25 Mateus 11:25Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
Almeida Atualizada×
), Grande Legislador sobre todo o universo. Cristo nos dá o discernimento conforme exploramos as respostas—não só pelo Seu próprio testemunho, mas por Suas aparições aos discípulos depois da Sua ressurreição para a vida eterna espiritual.

Obviamente, no céu, os anjos podem ver o Pai. A evidência bíblica clara encontra-se em Mateus 18:10 Mateus 18:10Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
. Jesus disse: “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus”.

Daniel McNeill, no seu livro A Face: Uma História Natural, pergunta: “O Deus Cristão tem um rosto? A Bíblia diz que ele criou as pessoas à sua própria imagem, o que sugere que ele tem” (1998, pág. 140). Isso deveria ser a conclusão normal de quase todas as pessoas que não tivessem sido previamente doutrinadas pelas filosofias erradas que datam de tempos antigos. 

O apóstolo João registou muito do que Jesus disse acerca do Pai. João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
é um ponto em questão: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, Este O fez conhecer”. Uma vez mais, Cristo veio para revelar o Pai. Deus pode ser visto, mas Jesus é o único ser humano que O viu cara a cara em toda a Sua forma glorificada.

Um pouco mais além no Evangelho de João, Cristo diz a uma mulher Samaritana: “A hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:21-24 João 4:21-24 [21] Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. [22] Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. [23] Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. [24] Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Almeida Atualizada×
). Deus Pai não é de matéria física; Ele é espírito—isso, contudo não quer dizer que Ele seja sem forma e aspecto.

Cristo declarou: “O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma” (João 5:37 João 5:37E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma;
Almeida Atualizada×
, ARA). Todavia infere-se claramente nessas passagens do livro de João que o Pai pode ser visto e ouvido, mas não pelos sentidos humanos. Ele só foi visto pelo Filho (João 6:45-46 João 6:45-46 [45] Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. [46] Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai.
Almeida Atualizada×
) e pelas hostes angelicais—bem como por alguns seres humanos através de visões dadas por Deus em suas mentes, inclusive pelo profeta Daniel e o apóstolo João.

Porque Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9 João 14:9Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Almeida Atualizada×
), a semelhança entre o Pai e o Filho tem de ser forte de uma maneira que jamais podemos imaginar humanamente. Mesmo que sendo dois Seres distintamente separados, Eles continuamente planejam e consultam um ao outro, trabalhando e colaborando juntos em perfeita harmonia.