Jesus Cristo: Nosso Misericordioso Sumo Sacerdote

Você está aqui

Jesus Cristo

Nosso Misericordioso Sumo Sacerdote

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.9 MB)

Download (Baixar)

Jesus Cristo: Nosso Misericordioso Sumo Sacerdote

MP3 Audio (2.9 MB)
×

Lembre-se que Jesus Cristo é o mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5). Um dos maiores temas da epístola aos Hebreus é a apresentação de como Cristo executa a Sua função sacerdotal como nosso Sumo-Sacerdote—como Ele está “trazendo muitos filhos [e filhas] à glória” (Hebreus 2:10).

No mundo cristão, muitos confiam numa falsa “graça” que não é nada mais que uma mera licença para pecar—desprovida do verdadeiro arrependimento, obediência e superação. Aparentemente, muitos cristãos sabem pouco ou nada sobre a atual função de Cristo como nosso misericordioso Sumo Sacerdote.

As principais escrituras

“Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos [referindo-se ao Verbo feito carne], para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus [o Pai], para expiar [por um sacrifício expiatório] os pecados do povo” (versículo 17).

O pecado prejudicou seriamente a raça humana. “Porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4, ARA). O pecado nos separa de Deus (Isaías 59:1-2) e ameaça a nossa recompensa eterna. Ele é o inimigo implacável de todo ser humano e tem de ser vencido. Esta tarefa não é fácil e nunca foi.

Mas Cristo sabe o que é ter a natureza humana, ser tentado a pecar e a transgredir a lei espiritual de Deus. “Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hebreus 2:18).

Cristo fez tudo quanto foi necessário para resistir aos impulsos carnais e às tentações do pecado. Ele nunca os subestimou. Ele orou e jejuou, mas principalmente confiou e buscou continuamente a ajuda do Pai.

Por nunca ter transgredido a lei de Deus, “condenou o pecado na carne” (Romanos 8:3). Por outro lado, o pecado nos corrompe, e por isso uma das principais metas dos cristãos é aprender a superar seus embaraços. Contudo não podemos conseguir isso sem o nosso Salvador, que nos disse: “Sem Mim nada podereis fazer” (João 15:5).

Veja Hebreus 4:14-16: “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos mise-ricórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (NVI).

Cristo é o autor e príncipe da nossa salvação. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). Cristo está sentado à direita de Deus Pai “para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus” (Hebreus 9:24).

O que fazer quando pecamos

Os Cristãos devem se esforçar contra o pecado e aprender a vencê-lo com a ajuda e intervenção de Cristo. Mas isso leva uma vida inteira de desafio marcada por mais fracassos do que gostaríamos de admitir aos outros. O Salmo 130 apresenta a questão: “Se tu (Deus) tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação?” (versículo 3, NTLH).

O apóstolo João nos encoraja enormemente com estas palavras: “Mas, se andarmos na luz, como ele [o Pai] na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado [nada a vencer], enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados [a Deus], ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:7-9). Um provérbio bíblico diz que um homem justo cai sete vezes e sete vezes se levanta (Provérbios 24:16).

Todavia, essa maravilhosa verdade não é uma licença para pecar. João nos adverte: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo [nosso Sumo Sacerdote]” (1 João 2:1).

Aqui, João expressa a mesma verdade básica da epístola aos Hebreus—uma verdade praticamente perdida no Cristianismo dominante. Raramente se ouve falar dela nos púlpitos. Muitos não sabem o que é pecado. Alguns não querem discutir sobre o pecado porque faz as pessoas se sentirem mal. Lamentavelmente, muitos na cristandade presumem erroneamente que isso seja apenas a celebração do que Cristo fez por nós—ou seja, nos salvou de nossos pecados sem qualquer necessidade de termos de vencê-los com a ajuda de Deus.

Paulo reafirma a fantástica verdade desta maneira: “Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Romanos 8:34). Ambos, o Pai e Filho, estão ativamente envolvidos no cumprimento de Seus propósitos de trazerem outros para a família divina. Esse é o nosso destino.

Você vai se arrepender e aceitar este chamado maravilhoso? Ou será que você vai se apegar às históricas concepções errôneas, que mostramos serem falsas à luz da Palavra de Deus? A escolha é sua.