Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Jesus Era um Judeu

Você está aqui

Jesus Era um Judeu

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.24 MB)

Download (Baixar)

Jesus Era um Judeu

MP3 Audio (1.24 MB)
×

Como todos os seres humanos, Jesus Cristo nasceu em um lugar particular e em um determinado tempo da história. Embora o Seu Pai sendo Deus (por intermédio do Espírito Santo), a Sua mãe era uma mulher Judia de nome Maria. O seu marido, José, foi o pai legal ou guardião de Jesus. De acordo com a genealogia de Maria, Cristo pelo Seu lado humano é descende do patriarca tribal israelita de Judá e do seu descendente, rei Davi (Lucas 3:31 Lucas 3:31Eliaquim de Meleá, Meleá de Mená, Mená de Matatá, Matatá de Natã, Natã de Davi,
Almeida Atualizada×
, 33; comparar Atos 2:30 Atos 2:30Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes -
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 2:8 2 Timóteo 2:8Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho,
Almeida Atualizada×
).

O testemunho bíblico é claro. A epístola aos Hebreus nos diz: “Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá . . . ” (Hebreus 7:14 Hebreus 7:14visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes.
Almeida Atualizada×
). E os descendentes de Judá são conhecidos pelo termo judeus. O apóstolo João escreveu que Ele “veio para o que era seu, e os seus [os Judeus] não o receberam” (João 1:11 João 1:11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Almeida Atualizada×
). Tanto a mulher Samaritana como o governador Romano Pôncio Pilatos reconheceram claramente que Jesus era judeu (João 4:9 João 4:9Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)
Almeida Atualizada×
; 18:35).

Mais à frente, somos informados que “o cetro não se arredará de Judá” (Gênesis 49:10 Gênesis 49:10O cetro não se arredará de Jud�, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.
Almeida Atualizada×
). O cetro simboliza a promessa da realeza e a salvação. Jesus, o Rei dos Judeus, é o Messias. Cristo (termo grego para Messias) é a concretização máxima do príncipe profeticamente mencionado em 1 Crônicas 5:2 1 Crônicas 5:2pois Judá prevaleceu sobre seus irmãos, e dele proveio o príncipe; porém a primogenitura foi de José);
Almeida Atualizada×
: “Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele provém o príncipe”.

Último livro da Bíblia se refere a Jesus como “o Leão da tribo de Judá” (Apocalipse 5:5 Apocalipse 5:5E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.
Almeida Atualizada×
). Pelo lado humano de Jesus, Davi é chamado de Seu pai, o que significa ancestral, em Lucas 1:32 Lucas 1:32Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
Almeida Atualizada×
. Romanos 1:3 Romanos 1:3acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Almeida Atualizada×
também diz que Ele “nasceu da descendência de Davi segundo a carne”. Assim, a partir de vários testemunhos, Ele certamente era um judeu.

Todavia, em última análise, o que conta é que Ele é o Salvador de toda a humanidade porque morreu por todos os homem, mulheres e crianças, sem levar em consideração a raça ou etnia (João 3:15-17 João 3:15-17 [15] para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. [16] Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. [17] Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Almeida Atualizada×
). Com efeito, em Cristo nos é dito que não existe divisão entre judeus e gentios―pois, todos se tornam um nEle (Gálatas 3:28 Gálatas 3:28Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
).