Jesus Era um Judeu

Você está aqui

Jesus Era um Judeu

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.24 MB)

Download (Baixar)

Jesus Era um Judeu

MP3 Audio (1.24 MB)
×

Como todos os seres humanos, Jesus Cristo nasceu em um lugar particular e em um determinado tempo da história. Embora o Seu Pai sendo Deus (por intermédio do Espírito Santo), a Sua mãe era uma mulher Judia de nome Maria. O seu marido, José, foi o pai legal ou guardião de Jesus. De acordo com a genealogia de Maria, Cristo pelo Seu lado humano é descende do patriarca tribal israelita de Judá e do seu descendente, rei Davi (Lucas 3:31, 33; comparar Atos 2:30; 2 Timóteo 2:8).

O testemunho bíblico é claro. A epístola aos Hebreus nos diz: “Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá . . . ” (Hebreus 7:14). E os descendentes de Judá são conhecidos pelo termo judeus. O apóstolo João escreveu que Ele “veio para o que era seu, e os seus [os Judeus] não o receberam” (João 1:11). Tanto a mulher Samaritana como o governador Romano Pôncio Pilatos reconheceram claramente que Jesus era judeu (João 4:9; 18:35).

Mais à frente, somos informados que “o cetro não se arredará de Judá” (Gênesis 49:10). O cetro simboliza a promessa da realeza e a salvação. Jesus, o Rei dos Judeus, é o Messias. Cristo (termo grego para Messias) é a concretização máxima do príncipe profeticamente mencionado em 1 Crônicas 5:2: “Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele provém o príncipe”.

Último livro da Bíblia se refere a Jesus como “o Leão da tribo de Judá” (Apocalipse 5:5). Pelo lado humano de Jesus, Davi é chamado de Seu pai, o que significa ancestral, em Lucas 1:32. Romanos 1:3 também diz que Ele “nasceu da descendência de Davi segundo a carne”. Assim, a partir de vários testemunhos, Ele certamente era um judeu.

Todavia, em última análise, o que conta é que Ele é o Salvador de toda a humanidade porque morreu por todos os homem, mulheres e crianças, sem levar em consideração a raça ou etnia (João 3:15-17). Com efeito, em Cristo nos é dito que não existe divisão entre judeus e gentios―pois, todos se tornam um nEle (Gálatas 3:28).