Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Espírito Santo Não é uma Pessoa

Você está aqui

O Espírito Santo Não é uma Pessoa

Download (Baixar)
MP3 Audio (6.67 MB)

Download (Baixar)

O Espírito Santo Não é uma Pessoa

MP3 Audio (6.67 MB)
×

“Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4:6 Zacarias 4:6Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
).

No capítulo anterior vimos que o ensino da trindade se originou bem depois do Novo Testamento ter sido escrito em vez de surgir com os próprios escritores da Bíblia. Como, então, é que vamos definir o Espírito Santo visto que não é uma pessoa?

A Bíblia refere-se ao Espírito Santo, a maioria das vezes, como o poder divino de Deus, ou apresenta-o como tal, em vez de descrevê-lo como uma pessoa ou entidade distinta (Zacarias 4:6 Zacarias 4:6Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
; Miquéias 3:8 Miquéias 3:8Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
Almeida Atualizada×
). Os estudiosos judeus ao examinar as referências ao Espírito Santo, nas Escrituras do Antigo Testamento, nunca o definem de outra forma que não seja o poder de Deus.   

No Novo Testamento, Paulo se refere a ele como o espírito do poder, amor e moderação (2 Timóteo 1:7 2 Timóteo 1:7Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Almeida Atualizada×
). Um anjo disse a Maria que em seu ventre Jesus seria concebido sobrenaturalmente: “Descerá sobre ti o Espírito Santo”, e o anjo definou o Espírito Santo como “a virtude [poder] do Altíssimo” o qual a cobriu “com a sua sombra” (Lucas 1:35 Lucas 1:35Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
Almeida Atualizada×
).

A palavra grega para ‘virtude’ (ACF, ARC) ou ‘poder’ (ARA, NVI, BLH) é ‘dunamis’ que significa ‘força de poder’ donde vem a palavra portuguesa ‘dínamo’. E a palavra para ‘sombra’ é ‘episkiazo’ a partir do entendimento familiar do Antigo Testamento de uma nuvem, simbolizando a presença imediata e o poder de Deus, que lançou uma sombra sobre os Israelitas.

Jesus começou o Seu ministério pelo “poder do Espírito Santo” (Lucas 4:14 Lucas 4:14Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.
Almeida Atualizada×
NTLH). Ele disse aos Seus seguidores: “quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder” (Atos 1:8 Atos 1:8Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Almeida Atualizada×
NTLH).

Pedro diz: “Sabem também como Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder” (Atos 10:38 Atos 10:38concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Almeida Atualizada×
NTLH). Este foi o mesmo poder que tornou Cristo capaz de fazer muitos milagres poderosos durante o Seu ministério. Do mesmo modo, Jesus Cristo atuou por intermédio do apóstolo Paulo “pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do Espírito de Deus” (Romanos 15:19 Romanos 15:19pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo;
Almeida Atualizada×
NTLH).

O Espírito Santo é a própria natureza, presença e expressão do poder de Deus trabalhando ativamente nos seus servos (2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
). Na verdade, é através do Seu Espírito que Deus é capaz de estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo em todo o universo e afetá-lo como quiser (Salmo 139:7-10).

Uma e outra vez as Escrituras retratam o Espírito Santo como o poder de Deus. Além disso, ele também é mostrado como a mente de Deus e a própria essência e força vital através do qual o Pai gera seres humanos como Seus filhos espirituais. O Espírito Santo não é Deus, mas sim um aspecto vital de Deus―a substância divina do Pai e de Cristo, bem como o agente por meio do qual Eles trabalham.

A inspiração divina e vida através do Espírito

Em seu artigo sobre o Espírito Santo, o Dicionário Bíblico Âncora (The Anchor Bible Dictionary) descreve-o como a "manifestação da presença divina e poder perceptível especialmente em inspiração profética" (Vol. 3, 1992, pág. 260).

Repetidamente, as Escrituras revelam que Deus transmitiu inspiração divina aos Seus profetas e servos através do Espírito Santo. Pedro registra que “a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21 2 Pedro 1:21Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

Paulo escreveu que o plano de Deus para a humanidade “tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” (Efésios 3:5 Efésios 3:5o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,
Almeida Atualizada×
) e que os seus próprios ensinamentos foram inspirados pelo Espírito Santo (1 Coríntios 2:13 1 Coríntios 2:13as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
Almeida Atualizada×
). Paulo ainda explica que é através do Seu Espírito que Deus tem revelado aos verdadeiros cristãos as coisas que preparou para os que O amam (versículos 9-16). Agindo através do Espírito, Deus Pai é o revelador da verdade aos que O servem.

Jesus disse aos Seus seguidores que o Espírito Santo, que o Pai enviaria, "vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (João 14:26 João 14:26Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
Almeida Atualizada×
). É através do Espírito de Deus dentro de nós que temos visão e entendimento espiritual. De fato, chegamos a ter a própria "mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16 1 Coríntios 2:16Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Almeida Atualizada×
)―também conhecida como a "mente do Espírito" (Romanos 8:27 Romanos 8:27E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Almeida Atualizada×
, ARA) ou a “intenção do Espírito” (Romanos 8:27 Romanos 8:27E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Almeida Atualizada×
, ACF e ARC).

Cristo tinha essa compreensão espiritual em abundância. Como Messias, Ele foi profetizado que teria “o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Isaías 11:2 Isaías 11:2E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Como Filho do Homem na terra, Cristo em Sua conduta pessoal personificou os atributos divinos do Deus Onipotente vivendo de acordo com os padrões bíblicos de Seu Pai através do Espírito Santo (comparar 1 Timóteo 3:16 1 Timóteo 3:16E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.
Almeida Atualizada×
).

Agora de volta ao reino espiritual, Cristo exerce o poder onipotente do Espírito Santo junto com o pai. O Espírito Santo, devemos compreender, não é somente o Espírito de Deus, o Pai, pois a Bíblia também o chama de "Espírito de Cristo" (Romanos 8:9 Romanos 8:9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Almeida Atualizada×
; Filipenses 1:19 Filipenses 1:19porque sei que isto me resultará em salvação, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,
Almeida Atualizada×
). Por ambas as designações, Espírito de Deus ou Espírito de Cristo, é o mesmo Espírito, já que existe apenas um Espírito (1 Coríntios 12:13 1 Coríntios 12:13Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Almeida Atualizada×
; Efésios 4:4 Efésios 4:4Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Almeida Atualizada×
).

O Pai concede o mesmo Espírito aos verdadeiros cristãos através de Cristo (João 14:26 João 14:26Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
Almeida Atualizada×
; 15:26; Tito 3:5-6 Tito 3:5-6 [5] não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, [6] que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador;
Almeida Atualizada×
) para guia-los e capacitá-los a serem seus filhos e "participantes da natureza divina" (Romanos 8:14 Romanos 8:14Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
; 2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
). Deus, que tem a vida eterna em Si mesmo, dá essa vida aos outros através do Espírito (João 5:26 João 5:26Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos;
Almeida Atualizada×
; 6:63, Romanos 8:11 Romanos 8:11E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Almeida Atualizada×
).

Os atributos impessoais do Espírito Santo

O Espírito Santo é mencionado de muitas maneiras que demonstram que ele não é uma pessoa divina. Por exemplo, é referido como sendo um dom (Atos 10:45 Atos 10:45Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
; 1 Timóteo 4:14 1 Timóteo 4:14Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero.
Almeida Atualizada×
). Também nos diz que o Espírito Santo pode ser extinto, isto é, apagado (1 Tessalonicenses 5:19 1 Tessalonicenses 5:19Não extingais o Espírito;
Almeida Atualizada×
), que pode ser derramado (Atos 2:17 Atos 2:17E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
Almeida Atualizada×
, 33), e que somos batizados com ele (Mateus 3:11 Mateus 3:11Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.
Almeida Atualizada×
).

As pessoas podem bebê-lo (João 7:37-39 João 7:37-39 [37] Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. [38] Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. [39] Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.
Almeida Atualizada×
), participar dele (Hebreus 6:4 Hebreus 6:4Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
Almeida Atualizada×
) e encher-se dele (Atos 2:4 Atos 2:4E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Almeida Atualizada×
; Efésios 5:18 Efésios 5:18E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,
Almeida Atualizada×
). O Espírito Santo também nos renova (Tito 3:5 Tito 3:5não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,
Almeida Atualizada×
) e tem de ser despertado em nós (2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
). Com certeza, estas características impessoais não são atributos de uma pessoa.

Ele também é chamado “o Espírito Santo da promessa”, “a garantia da nossa herança” e “o espírito de sabedoria e de revelação” (Efésios 1:13-14 Efésios 1:13-14 [13] no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, [14] o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
Almeida Atualizada×
, 17).

Em contraste com Deus Pai e com Jesus Cristo, que são consistentemente comparados a seres humanos em forma e aspecto, o Espírito Santo é persistentemente representado por vários símbolos e manifestações de uma maneira completamente diferente—tal como vento (Atos 2:2 Atos 2:2De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
Almeida Atualizada×
), fogo (versículo 3), água (João 4:14 João 4:14mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
Almeida Atualizada×
; 7:37-39), óleo (Salmos 45:7 Salmos 45:7Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.
Almeida Atualizada×
; comparar Atos 10:38 Atos 10:38concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Almeida Atualizada×
; Mateus 25:1-10 Mateus 25:1-10 [1] Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. [2] Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. [3] Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. [4] As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. [5] E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. [6] Mas � meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! [7] Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. [8] E as insensatas disseram �s prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. [9] Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. [10] E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
Almeida Atualizada×
), a uma pomba (Mateus 3:16 Mateus 3:16Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;
Almeida Atualizada×
) e a uma “fiança”, ou adiantamento, da vida eterna (2 Coríntios 1:22 2 Coríntios 1:22o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações.
Almeida Atualizada×
; 5:5; Efésios 1:13-14 Efésios 1:13-14 [13] no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, [14] o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
Almeida Atualizada×
). No mínimo, estas representações são difíceis de se compreender se o Espírito Santo fosse uma pessoa.

Em Mateus 1:20 Mateus 1:20E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
encontramos mais evidência de que o Espírito Santo não é uma entidade distinta, mas o poder sobrenatural de Deus. Aqui lemos que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo. Porém, Jesus orou e dirigiu-se, continuamente, a Deus Pai como Seu Pai e não ao Espírito Santo (Mateus 10:32-33 Mateus 10:32-33 [32] Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. [33] Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
; 11:25-27; 12:50). Ele nunca descreveu o Espírito Santo como seu Pai. Aí está claro que o Espírito Santo foi o meio ou o poder através do qual o Pai gerou Jesus como Seu Filho.

O exemplo e ensino de Paulo

Se Deus fosse uma trindade certamente Paulo, que registou muito da teologia que fundamenta a Igreja primitiva, teria compreendido e ensinado este conceito. Contudo não encontramos tal ensinamento em suas obras.

Além disso, a saudação clássica de Paulo em suas cartas às igrejas, bem como às pessoas a quem escreveu, era: “Graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo”. Ele nunca menciona o Espírito Santo em nenhuma de suas saudações. (O mesmo pode se dizer acerca das saudações de Pedro em suas duas epístolas).  

O mesmo cumprimento, com poucas variações, aparece em todas as epístolas que carregam o nome de Paulo (ver Romanos 1:7 Romanos 1:7a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 1:3 1 Coríntios 1:3Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; 2 Coríntios 1:2 2 Coríntios 1:2Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; etc.) O Espírito Santo sempre é omitido nessas saudações—um descuido incrível e inexplicável se ele fosse de fato uma pessoa ou entidade igual a Deus Pai e a Cristo.

Isto é ainda mais surpreendente, considerando que as congregações a que Paulo escreveu tinham muitos membros gentios, com históricos politeístas e que tinham anteriormente adorado numerosos deuses. As epístolas de Paulo não registram nenhum esforço de sua parte para explicar a trindade ou o Espírito Santo como uma pessoa divina igual a Deus Pai e a Jesus Cristo.

Em todos os escritos de Paulo, somente em 2 Coríntios 13:14 2 Coríntios 13:14
Almeida Atualizada×
é que o Espírito Santo é mencionado juntamente com o Pai e Cristo e apenas em relação à “comunhão do Espírito Santo” na qual os crentes participam—não em nenhuma espécie de depoimento teológico sobre a natureza de Deus. Paulo diz que o Espírito de Deus é o agente unificador que nos une em comunhão piedosa e justa, não só uns com os outros mas também com o Pai e Filho.

Mesmo assim, aqui, o Espírito de Deus não é tratado como uma pessoa. Observe que nossa comunhão é do Espírito Santo e não com o Espírito Santo. Como vemos em 1 João 1:3 1 João 1:3sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
, “a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo”. O Espírito Santo não é mencionado.

Paulo declara que “há um só Deus, o Pai . . . e um só Senhor, Jesus Cristo” (1 Coríntios 8:6 1 Coríntios 8:6todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
Almeida Atualizada×
). Ele não faz menção do Espírito Santo como uma pessoa divina.

Outras perspectivas bíblicas

De igual modo, Cristo nunca falou do Espírito Santo como uma terceira pessoa divina. Em vez disso, em numerosas ocasiões, Ele falou somente da relação entre Ele e Deus Pai (Mateus 26:39 Mateus 26:39E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Almeida Atualizada×
; Marcos 13:32 Marcos 13:32Quanto, porém, ao dia e � hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai.
Almeida Atualizada×
; 15:34; João 5:18 João 5:18Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Almeida Atualizada×
, 22; etc.). O Espírito Santo está conspicuamente ausente, como pessoa, nos ensinamentos de Cristo em geral. Particularmente, no que a diz respeito a isto, temos os Seus muitos depoimentos sobre Si mesmo e o Pai, especialmente quando Ele nunca fez nenhuma afirmação semelhante sobre Si mesmo e o Espírito Santo.

Também devemos considerar que, em visões do trono de Deus registradas na Bíblia, ainda que o Pai e Cristo tenham sido vistos, o mesmo não aconteceu com o Espírito Santo (Atos 7:55-56 Atos 7:55-56 [55] Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé � direita de Deus, [56] e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé � direita de Deus.
Almeida Atualizada×
; Daniel 7:9-14 Daniel 7:9-14 [9] Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente. [10] Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos. [11] Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo destruído; pois ele foi entregue para ser queimado pelo fogo. [12] Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes concedida prolongação de vida por um prazo e mais um tempo. [13] Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. [14] E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 4-5; 7:10). Jesus é mencionado repetidamente como estando à mão direita de Deus, mas nunca se menciona alguém à mão esquerda do Pai. Em nenhum lugar nas Escrituras se descreve três pessoas divinas retratadas juntas. 

Até no último livro da Bíblia (e o último a ser escrito), o Espírito Santo, como pessoa divina, está ausenta das suas páginas. O livro descreve “um novo céu e uma nova terra” (Apocalipse 21:1 Apocalipse 21:1E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
Almeida Atualizada×
) onde está “o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará” (versículo 3). Cristo, o Cordeiro de Deus, também está presente (versículo 22). Porém, o Espírito Santo está outra vez ausente—outro inexplicável descuido, se caso Espírito fosse uma terceira pessoa de um Deus trino.

Seguramente, a partir da evidência encontrada na Bíblia, o Espírito Santo não é uma pessoa de uma suposta trindade. Lamentavelmente, a doutrina da trindade obscurece o ensino bíblico de que Deus é uma família—uma família na qual, como veremos, está o nosso destino final!