O Que dizer de Mateus 28:19?

Você está aqui

O Que dizer de Mateus 28:19?

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.27 MB)

Download (Baixar)

O Que dizer de Mateus 28:19?

MP3 Audio (1.27 MB)
×

Jesus é citado dizendo aos seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em [ou ‘para dentro do’, do grego eis] nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Lembre-se do importante princípio de que a Bíblia interpreta a si mesma. O que essa passagem em particular nos mostra é que o processo de batismo e a entrada na família de Deus envolvem o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E não é uma descrição da natureza de Deus.

Observe Atos 2:38: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. O exemplo das Escrituras mostra que somente depois de um arrependimento verdadeiro e de ser batizado em nome de Jesus Cristo (pela autoridade de Jesus Cristo) é que o ministro impõe as suas mãos no arrependido e, ele ou ela, recebe o Espírito Santo diretamente de Deus (Atos 8:14-17).

O importante é que o batismo por si só não é suficiente. Ele tem de ser seguido pelo mandamento bíblico de imposição das mãos para o recebimento do Espírito Santo—a semente da vida eterna (Atos 19:1-6). Nós não podemos ser parte da natureza de Deus (2 Pedro 1:4) sem sermos primeiro gerados do Pai pelo Espírito Santo, o qual transmite essa natureza divina.

A instrução de Cristo em Mateus 28:19 presume que, antes do batismo, os crentes têm de aprender sobre Deus, o Pai, o Seu Filho e o Espírito Santo. No batismo os crentes entram numa [ou para dentro duma] relação familiar pessoal com Deus Pai e Seu Filho através do Espírito Santo, por conseguinte recebendo o nome de Deus (comparar com Efésios 3:14-15).

Observe novamente que todos os três―o Pai, o Filho e o Espírito Santo―são reconhecidos como envolvidos nesse processo. Mas isso não significa que todos os três são pessoas divinas em uma trindade. Afirmar que Mateus 28:19 estabelece um só Deus em três pessoas é ir muito além das verdadeiras palavras do versículo. Ademais, outros versículos mostram que essa noção é totalmente falsa.