Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Que dizer de Mateus 28:19?

Você está aqui

O Que dizer de Mateus 28:19?

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.27 MB)

Download (Baixar)

O Que dizer de Mateus 28:19?

MP3 Audio (1.27 MB)
×

Jesus é citado dizendo aos seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em [ou ‘para dentro do’, do grego eis] nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Lembre-se do importante princípio de que a Bíblia interpreta a si mesma. O que essa passagem em particular nos mostra é que o processo de batismo e a entrada na família de Deus envolvem o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E não é uma descrição da natureza de Deus.

Observe Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. O exemplo das Escrituras mostra que somente depois de um arrependimento verdadeiro e de ser batizado em nome de Jesus Cristo (pela autoridade de Jesus Cristo) é que o ministro impõe as suas mãos no arrependido e, ele ou ela, recebe o Espírito Santo diretamente de Deus (Atos 8:14-17 Atos 8:14-17 [14] Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; [15] os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. [16] Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. [17] Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

O importante é que o batismo por si só não é suficiente. Ele tem de ser seguido pelo mandamento bíblico de imposição das mãos para o recebimento do Espírito Santo—a semente da vida eterna (Atos 19:1-6 Atos 19:1-6 [1] E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, [2] perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. [3] Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. [4] Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. [5] Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. [6] Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
Almeida Atualizada×
). Nós não podemos ser parte da natureza de Deus (2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
) sem sermos primeiro gerados do Pai pelo Espírito Santo, o qual transmite essa natureza divina.

A instrução de Cristo em Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
presume que, antes do batismo, os crentes têm de aprender sobre Deus, o Pai, o Seu Filho e o Espírito Santo. No batismo os crentes entram numa [ou para dentro duma] relação familiar pessoal com Deus Pai e Seu Filho através do Espírito Santo, por conseguinte recebendo o nome de Deus (comparar com Efésios 3:14-15 Efésios 3:14-15 [14] Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, [15] do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
Almeida Atualizada×
).

Observe novamente que todos os três―o Pai, o Filho e o Espírito Santo―são reconhecidos como envolvidos nesse processo. Mas isso não significa que todos os três são pessoas divinas em uma trindade. Afirmar que Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
estabelece um só Deus em três pessoas é ir muito além das verdadeiras palavras do versículo. Ademais, outros versículos mostram que essa noção é totalmente falsa.