Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Arrependimento Tem Que Ser Com Fé

O Arrependimento Tem Que Ser Com Fé

O apóstolo Paulo também pregava “o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 20:21 Atos 20:21testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.
Almeida Atualizada×
, ARA).

O arrependimento—voltar a obedecer a Deus depois de se rebelar contra Ele—começar clamando a Deus por perdão dos nossos pecados e a aceitação de Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. Isto inclui confiar no sacrifício de Cristo como pagamento pelos nossos pecados—e acreditar que por isso nosso arrependimento é aceito e os nossos pecados são perdoados. O arrependimento é u“O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos . . .” (Marcos 7:20-21 Marcos 7:20-21 [20] E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. [21] Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios,
Almeida Atualizada×
). Ele explica que o que nos contamina vem de dentro. Ele dá exemplos das más atitudes e paixões básicas que dominam os nossos pensamentos e comportamento: “. . . os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem” (versículos 21-23).

O profeta Isaías declara explicitamente que o arrependimento é mudança de pensar. “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55:7 Isaías 55:7Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
Almeida Atualizada×
). Aqui Isaías identifica duas coisas que temos que abandonar para receber o perdão de Deus—os nossos caminhos pecaminosos e os nossos pensamentos pecaminosos.

Para nos arrependermos temos de reconhecer que ao menos algumas das tendências da natureza humana estão agindo em nossas mentes, influenciando ou até mesmo controlando o nosso modo de pensar. Nem todo o ser humano cede constantemente à inclinação da natureza humana. Mas todos nós pecamos. Todo mundo tem fraquezas. Alguns podem sucumbir mais à avareza, outros à autojustiça ou ao orgulho. Ainda outros podem ter dificuldade em serem verdadeiros e honestos. E, todos nós, de uma forma ou de outra, apresentamos pensamentos e comportamentos egoístas, que servem aos nossos próprios desejos.

O arrependimento significa ter que se autoexaminar e reconhecer as próprias fraquezas―as áreas onde pecamos em pensamento ou ação. Temos que pedir a Deus para nos revelar o que temos de mudar.

Isso também é um processo contínuo durante toda a vida. Quanto mais nos submetermos a Deus e pedirmos a Sua ajuda para vermos em que temos de mudar, mais Ele ilumina as nossas mentes para que reconheçamos as nossas faltas e fraquezas. Este processo prossegue ao longo dos anos conforme os cristãos, comprometidos e convertidos, crescem “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18 2 Pedro 3:18antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
Almeida Atualizada×
).

A mudança na nossa maneira de pensar é o aspecto mais importante do verdadeiro arrependimento. Depois de sermos batizados e de recebermos o Espírito Santo, estamos mais capacitados a manter um comportamento correto, o qual é fruto do nosso novo modo de pensar.

ma decisão baseada não apenas em emoção, embora, como mostra Atos 2:37 Atos 2:37E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
Almeida Atualizada×
, a emoção sincera, sem dúvida, é uma parte importante. É uma decisão e um compromisso sincero de obedecer a Deus através da fé em Jesus Cristo. A justiça de Cristo torna-se nossa através da fé e de Deus (Filipenses 3:8-9 Filipenses 3:8-9 [8] sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, [9] e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
Almeida Atualizada×
, Romanos 8:1-4 Romanos 8:1-4 [1] Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. [2] Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. [3] Porquanto o que era impossível � lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. [4] para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Almeida Atualizada×
).

Esta fé é uma crença profunda e uma verdadeira confiança em Deus (Hebreus 11:1 Hebreus 11:1Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Almeida Atualizada×
). E, sem ela, nós não podemos nos aproximar de Deus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (versículo 6). Esta fé levará à obediência a Deus. Então, não é apenas confiar no perdão dos pecados, mas reconhecer que Deus vai ajudar os fiéis a permanecerem fiéis.

Embora o arrependimento envolva tristeza por causa dos pecados passados, também inclui muita alegria pelo perdão de Deus, pelas bênçãos e por Suas promessas de um grande futuro. Em Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
, citado em parte anteriormente, Jesus chamou especificamente as pessoas a “se arrepender e crer no evangelho”—referindo-se às boas novas do Reino de Deus. A expectativa, por meio da fé, de ser parte do Reino de Deus certamente é motivo de júbilo—e motiva aqueles que entregaram seus corações para fazer a vontade de Deus.

Depois do arrependimento e do batismo, Deus nos dá o Seu Espírito (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
). Um importante resultado de ter o Espírito Santo dentro de nós é o desenvolvimento da fé (Gálatas 5:22-23 Gálatas 5:22-23 [22] Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. [23] a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Almeida Atualizada×
1 Coríntios 12:4 1 Coríntios 12:4Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Almeida Atualizada×
, 9). “A fé do Filho de Deus” é a que vivemos agora (Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
). De fato, o justo (aquele que é justificado ou tornado justo diante de Deus) vive pela fé (Habacuque 2:4 Habacuque 2:4Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
Almeida Atualizada×
, Romanos 1:17 Romanos 1:17Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Almeida Atualizada×
, Gálatas 3:11 Gálatas 3:11É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;
Almeida Atualizada×
, Hebreus 10:38 Hebreus 10:38Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Almeida Atualizada×
).

Através do arrependimento e da fé, a pessoa convertida continua confiando no sacrifício de Jesus Cristo para remir seus pecados nesse longo processo de superação na vida. E com a ajuda milagrosa de Cristo vivendo nele, por intermédio do Espírito Santo, o cristão é capaz de crescer no caminho de vida de Deus, avançando cada vez na fé em obediência à lei do amor de Deus (Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
, Filipenses 4:13 Filipenses 4:13Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Almeida Atualizada×
, Colossenses 1:29 Colossenses 1:29para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
Almeida Atualizada×
).

Para saber mais sobre o papel crucial da fé no processo de transformação de sua vida, você pode baixar ou solicitar o nosso livro gratuito Você Pode Ter Uma Fé Viva.