A Vida e a Morte de Jesus Cristo na Profecia

Você está aqui

A Vida e a Morte de Jesus Cristo na Profecia

O Novo Testamento Judaico (Jewish New Testament por David Stern, págs. 25-29) lista cinquenta e duas profecias cumpridas no nascimento, na vida e na morte de Cristo, tal como afirmadas em oitenta e uma passagens do Antigo Testamento. O Antigo Testamento predisse de muitas maneiras a primeira e a segunda vinda de Cristo. O livro Todas as Profecias Messiânicas da Bíblia (All the Messianic Prophecies of the Bible por Herbert Lockyer, 1973) não descreve apenas centenas de profecias específicas, mas também descreve muitos eventos, pessoas, rituais e sacrifícios nas Escrituras Hebraicas que antecipam a vida, a morte, o ministério, e o retorno de Jesus Cristo.

Quais foram algumas das profecias cumpridas por Jesus? Vamos dar uma olhada:

• Ele seria um descendente do Rei Davi (Isaías 11:1-5, Mateus 1:1, 6).

• Ele nasceria em Belém (Miquéias 5:2, Mateus 2:1).

• Alguém deveria precedê-Lo e anunciaria Sua vinda (Isaías 40:3, 5; Malaquias 3:1, Mateus 3:1-3).

• Seu próprio povo O rejeitaria (Isaías 53:3, João 1:11).

• Um amigo iria traí-Lo (Salmos 41:9, João 13:18-30).

• O preço de Sua traição seria de trinta moedas de prata (Zacarias 11:12, Mateus 26:15).

• Com as trinta peças de prata se compraria o campo de um oleiro (Zacarias 11:13, Mateus 27:3-10).

• Pessoas perversas furariam Suas mãos e pés (Salmo 22:16, Lucas 23:33; 24:38-40).

• Ele seria executado, mas nenhum de Seus ossos seria quebrado (Salmo 34:20, João 19:33-36).

• Alguns lançariam sorte por Suas roupas (Salmos 22:18, João 19:23-24).

• Ele seria sepultado com os ricos (Isaías 53:9, Mateus 27:57-60).

• Deus iria ressuscitá-Lo dentre os mortos (Salmo 16:10, Atos 2:30-32).

O próprio Jesus não poderia ter controlado como essas profecias se cumpririam. Ninguém pode controlar as circunstâncias de seu nascimento, quem deve ser seus antepassados e onde deve nascer. Ele nem poderia controlar as atitudes de quem O traiu, de quem O matou e de quem colocou Seu corpo em um sepulcro novo de um homem rico. No entanto, os profetas tinham escrito esses detalhes notáveis com antecedência de até mil anos, predizendo pormenores exatos da morte de Cristo por crucificação muito antes desse método de execução tornar-se comum.

Os quatro Evangelhos estão repletos de muitas profecias messiânicas cumpridas, porém nem os mais íntimos seguidores de Cristo reconheceram seu cumprimento naquele tempo. Somente em retrospectiva eles foram capazes de identificar muitas profecias registradas nas Escrituras Hebraicas e como tinham sido cumpridas.

Diversas profecias a respeito de Jesus Cristo ainda estão para ser cumpridas. A Enciclopédia da Profecia Bíblica (Encyclopedia of Biblical Prophecy, por Barton Payne, 1996, págs. 665-670) lista mais de duzentas profecias do Messias, a maioria das quais ainda está para acontecer. Assim como os inúmeros detalhes exatos do nascimento, da vida, da morte e da ressurreição Cristo aconteceram exatamente como predito, também muitas profecias relativas à Sua segunda vinda serão cumpridas exatamente como está escrito na Palavra  de Deus.