Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O que é o “Dia do Senhor”?

O que é o “Dia do Senhor”?

Mas, nenhum lugar da Bíblia define “Dia do Senhor” como o primeiro dia da semana. Se estiver se referindo a um dia da semana, teríamos de concluir que para João significava o sétimo dia, pois Deus chama esse dia de Seu “santo dia . . . santo dia do senhor” (Isaías 58:13 Isaías 58:13Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
Almeida Atualizada×
). Jesus Cristo disse que Ele era o “Senhor do Sábado” (Marcos 2:28 Marcos 2:28Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Almeida Atualizada×
), e nenhum outro dia da semana (compare com Isaías 58:13 Isaías 58:13Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
Almeida Atualizada×
).

No entanto, o contexto da visão de João mostra que ele não estava se referindo a um dia da semana específico. Em vez disso, ele escreveu que a visão o transportou para o tempo muito além que a Bíblia chama “dia do Senhor”, “Dia do Senhor Jesus Cristo” e “dia de Cristo” (Jeremias 46:10 Jeremias 46:10Porque aquele dia é o dia do Senhor Deus dos exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários. A espada devorará, e se fartará, e se embriagará com o sangue deles; pois o Senhor Deus dos exércitos tem um sacrifício na terra do Norte junto ao rio Eufrates.
Almeida Atualizada×
; Sofonias 1:14 Sofonias 1:14O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei-la, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso.
Almeida Atualizada×
; atos 2:20, 1 Coríntios 1:8 1 Coríntios 1:8o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; 5:5, 2 Coríntios 1:14 2 Coríntios 1:14como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus.
Almeida Atualizada×
; 1 Tessalonicenses 5:2 1 Tessalonicenses 5:2porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;
Almeida Atualizada×
; 2 Tessalonicenses 2:2 2 Tessalonicenses 2:2que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.
Almeida Atualizada×
, 2 Pedro 3:10 2 Pedro 3:10Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.
Almeida Atualizada×
).

Estes termos não estão falando de um período específico de vinte e quatro horas. Mais bem, se referem aos eventos do fim dos tempos ao redor do retorno de Jesus Cristo, quando Ele pessoal e diretamente intervirá nos assuntos humanos. Assim, esses termos indicam o fim da era do domínio do homem e o início da era de Jesus Cristo. Este é o tema do livro de Apocalipse e o “Dia do Senhor” da visão de João.