Qual é o Motivo da Profecia?

Qual é o Motivo da Profecia?

Poderíamos facilmente ser vítimas de um acidente, ato de violência, doenças debilitantes ou desastres naturais. Os ventos turbulentos de mudança económica e social ameaçam nossa estabilidade financeira. Guerras e atos de terrorismo ameaçam pôr em perigo o tecido da sociedade e tornar ainda mais evasivo a segurança que procuramos.

A incerteza é um modo de vida.

Falta de confiança

Considere a juventude de hoje. A falta de confiança no futuro é uma das causas principais de ansiedade entre os adolescentes. Milhares de pessoas estão convencidas que a boa vida se evaporará antes que eles tenham a oportunidade de apreciá-la. Eles anseiam por segurança e finalidade. O ‘niilismo’—a ausência de confiança e esperança em qualquer coisa—é uma epidemia. O incrível número de suicídios de adolescentes ilustra bem a sua desilusão. Alguns expressam sua raiva e frustração, através da criação de uma sociedade alternativa de gangues.

Mas, os adolescentes não são os únicos preocupados com seu futuro. As pessoas adultas buscam cada vez mais os médiuns e os astrólogos tentando sondar a escuridão do futuro. Livros sobre o futuro são best-sellers. Milhões de pessoas procuram uma garantia de que algum tipo de luz brilhe ao fim do túnel. A observação feita pelo rei Salomão de que o homem está muito perturbado “porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser” (Eclesiastes 8:7, ACF) é válida hoje em dia.

Por que o nosso mundo é tão incerto? Por que não temos alternativa? Nada é previsível? Teremos de viver na ignorância do nosso futuro? Podemos descobrir uma fonte de informações sobre para onde este mundo está indo?

De fato, podemos, e isso nos diz muito sobre o que está por vir. Podemos também saber a causa da nossa insegurança e a incrível sequência de eventos que podem mudar nossa vida para melhor.

Onde podemos encontrar as respostas?

As respostas têm estado à nossa espera todo esse tempo. Elas estão nas páginas da Bíblia Sagrada.

A Bíblia é incomparável entre toda a literatura. Embora escrita por muitos escritores de diversas culturas ao longo de um período de quinze séculos, é a obra-prima de um único autor, o Criador do universo.

Desde há muitos séculos, os estudantes da Bíblia têm se maravilhado que tantos escritores, de origens notavelmente diferentes, pudessem manter uma mensagem consistente e objetiva como encontrada nas páginas das Escrituras. Nenhuma outra compilação de escritos, de autores tão variados, pode se comparar com a continuidade e a harmonia da Bíblia.

Esta consistência distingue inigualavelmente a Bíblia de outras obras literárias. Essa constância é uma das provas de sua inspiração divina. Como a própria Bíblia proclama poderosamente sobre a sua origem: “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16, ARA, grifo nosso ao longo do livro).

Grande parte deste livro notável é profética. Suas profecias revelam informações cruciais sobre o futuro da humanidade. Quando percebemos que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, então começamos a perceber o significado de suas profecias. Elas são confiáveis, porque o próprio Deus as inspirou.

O que o Criador nos diz sobre si mesmo e o futuro? “Eu sou Deus, e não outro Deus, não outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; . . . assim o disse, e assim acontecerá; eu o determinei e também o farei” (Isaías 46:9-11). Deus não só afirma pode revelar o futuro como também tem o poder de fazer acontecer o que Ele predisse!

O apóstolo Pedro nos aconselha a prestar atenção às palavras dos profetas bíblicos: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos . . . sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:19-21).

O Profeta dos profetas

Um profeta é aquele através de quem Deus fala—escolhido para revelar a vontade de Deus para o Seu povo. Um desses grandes profetas foi o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo: “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hebreus 1:1-2).

Raramente as pessoas pensam em Jesus Cristo como um profeta, mas, Ele foi um profeta (Lucas 13:33; 24:19, João 6:14). Sua mensagem—“o evangelho do Reino de Deus” (Marcos 1:14)—está repleta de profecias. Sua mensagem explica e esclarece o destino da humanidade, revelando a maneira que Deus vai realizar o seu plano mestre.

O registro do nascimento, da vida, do ministério e da morte de Jesus Cristo é uma das confirmações mais poderosas da história da confiabilidade e precisão da profecia bíblica.

Detalhes precisos sobre o nascimento, o ministério e a crucificação de Jesus, foram preditos exatamente, centenas, e em alguns casos, milhares de anos antes de Seu nascimento. Acontecimentos e circunstâncias muito específicas prenunciados séculos antes de Ele nascer, aconteceram exatamente como predisseram os profetas hebreus, fornecendo provas irrefutáveis da sua credibilidade e comprovando a exatidão de suas mensagens.

As palavras desses profetas teriam significado para nós hoje? Você sabia que esses mesmos profetas nos dizem o que Jesus Cristo tem planejado para o futuro—para o seu futuro?

Você provavelmente já sabe que Jesus prometeu voltar à terra. Essa promessa é um excelente exemplo da profecia. Ele também prometeu terminar a obra que iniciou na Sua primeira vinda. Em toda a Bíblia, a vida e a missão do Messias, Jesus de Nazaré, são representações do exemplo de sua devoção para com o bem-estar das pessoas. Muitas profecias ainda não cumpridas estão diretamente relacionadas com a obra e a missão futura de Jesus Cristo.

Uma perspectiva correta

Muitas pessoas consideram a profecia como algo místico, estranho e irreal, sem qualquer relevância para suas vidas. Algumas pessoas, não têm quase nenhum conhecimento do propósito da profecia. Outras foram sujeitas a interpretações distorcidas da profecia bíblica, que se tornaram céticas e desiludidas.

No entanto, quando adequadamente compreendida, a Bíblia dá-nos uma mensagem clara, consistente e confiável, que é tão apropriada para nós como foi para o povo de Israel da antiguidade.

Se você está inseguro sobre o valor das profecias bíblicas ou se as considera com profundo respeito, este livro é destinado a ajudá-lo a entender melhor a profecia. Nós queremos que você entenda o verdadeiro alcance da profecia —como liga o passado, o presente e o futuro da humanidade. O conhecimento da profecia pode fornecer-lhe uma perspectiva equilibrada do mundo revelada pelo Criador.

As promessas de Deus: o fundamento da profecia

A profecia não é apenas uma série de previsões independentes distribuídas aleatoriamente por toda a Bíblia. Ela tem uma estrutura, que é definida numa base sólida. Para entender o fundamento, temos de perceber o propósito geral da Bíblia, os seus temas e os fios de suas histórias.

Um tema geral é que a Bíblia é a história de duas famílias. A primeira é a família de Adão, o pai humano de toda a humanidade. A segunda é a família de Abraão, o pai dos que são fiéis a Deus (Romanos 4:9, 11). Deus respeita as pessoas que se tornam, num sentido espiritual, como o fiel Abraão, isto é, membros da Sua própria família, Seus filhos e filhas (2 Coríntios 6:18).

A Bíblia começa com a criação do universo e de um mundo formado para amparar a existência de Adão, e consequentemente, a existência de toda a humanidade. A história da Bíblia não será completa até que todos os descendentes de Adão recebam umaherança eterna no remodelado céu e terra, ou a morte eterna no julgamento final—se inequivocamente recusarem o caminho de Deus, que é o de amor para com os outros como a si mesmo (Apocalipse 20:14-15).

Foi a Abraão e seus descendentes a quem Deus deu a promessa de uma herança eterna. Somente aqueles membros da família de Adão que Deus enxerte na família de Abraão, ou que se tornem “descendentes de Abraão” (através do Messias sacrificado, Jesus de Nazaré) podem participar dessa herança eterna (Gálatas3:29).

Entre o período da criação de Adão e o juízo final de Deus, temos a história do relacionamento de Deus conosco, a Sua criação. A Bíblia, em seu relato de Adão, explica a razão da nossa natureza. A Bíblia nos diz como e por que o pecado, o mal e osofrimento entraram no mundo, e revela a solução de Deus para este problema. A Bíblia revela o propósito de nossa existência, explicando porque Deus criou os seres humanos e o futuro incrível que Ele tem reservado para nós.

O âmago do plano de Deus para conosco, é baseado em muitas promessas incríveis. Num sentido mais amplo, Deus nos oferece uma magnífica promessa, a qual Ele manifestou pela primeira vez a Adão e Eva e que está ampliada e expandida por toda a Bíblia.Deus promete que fará disponível tudo que seja necessário, para que possamos estabelecer e manter um relacionamento eterno com Ele, como Seus filhos—isto é, que a nossa salvação será sempre sua maior preocupação.

Continue a ler, para entender como a profecia preenche os detalhes do plano maravilhoso de Deus para com a humanidade. Você descobrirá a razão pela qual as pessoas sofrem e as lições que devemos aprender desses sofrimentos. Você verá que Deus,quem inspirou a profecia, cuida das pessoas. Você verá que Ele projetou um plano lógico e realista para resolver nossos sofrimentos e dilemas, os quais não somos capazes de resolver sozinhos, como bem mostra a história.

Também aprenderá por que a vida, a obra e a missão de Jesus como o Messias, foi planejada “antes dos tempos dos séculos” (2 Timóteo 1:9) e por que seus contínuos esforços são cruciais para o sucesso do plano e propósito de Deus para o nosso futuro.