Crescer na Fé

Crescer na Fé

“O justo viverá da fé” (Romanos 1:17; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38).

Nos capítulos anteriores, vimos a definição bíblica de fé. Foram analisados exemplos de fé em ação no povo de Deus. Nós aprendemos que precisamos ter fé para receber o dom da salvação de Deus. Em nossa época infiel (Lucas 18:8), como podemos desenvolver uma fé viva, ativa?

Não desanime se você acha que não tem fé. Às vezes as pessoas que professam crer em Deus ficam profundamente envergonhadas quando passam por uma crise e se veem fracas na fé. Isso pode acontecer com você. Mas não se desespere. A Bíblia mostra que até mesmo homens e mulheres de fé intensa, por vezes, se viram diante de desafios que colocavam sua fé à prova.

A Bíblia relata a angústia deles enquanto lutavam contra suas adversidades. Hebreus 11:34 nos diz que “da fraqueza [deles] tiraram forças”. Estes homens e mulheres cresceram na fé através do crisol de desafios e—às vezes—reveses e fracassos.

O exemplo de Jeremias

O profeta Jeremias era apenas um homem. Ele é uma das pessoas citadas no capítulo da fé que “experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões” (Hebreus 11:36; comparar Jeremias 37:15-16). Os captores de Jeremias além de o prenderem, puseram-no em um “calabouço”—uma profunda cisterna abandonada, cheia de lama no fundo (Jeremias 38:6). Esta foi a terceira, e a pior, vez que Jeremias foi encarcerado. Sua situação era tão grave que ele quase morreu (versículo 10).

A prisão injusta de Jeremias culminou em um longo período de abusos, sofrido nas mãos de seu próprio povo. Deus o havia chamado para profetizar e avisar o povo de Judá, que, por causa de seus pecados, seu reino cairia diante dos invasores estrangeiros. Ao invés de se arrependerem e ouvirem as advertências de Deus, as pessoas se voltaram contra Jeremias e passaram a odiá-lo. Eles tentaram assassiná-lo (Jeremias 11:19, 21). Eles o acusaram de traição e o prenderam, e trouxeram-no perante o rei.

Ao enfrentar tamanha oposição obstinada, Jeremias passou a travar uma luta espiritual. Em primeiro lugar, ele não queria mais profetizar (Jeremias 1:4-8). Ele expressou suas dúvidas e, praticamente, acusou a Deus de forçálo a ser um profeta (Jeremias 20:7). Em um dado momento ele decidiu que deixaria de pregar a palavra de Deus (versículo 9), mas ele reencontrou suas convicções que o impeliram a continuar. Como sua luta continuou, ele chegou a desejar nunca ter nascido (versículo 14).

A vida de Jeremias foi uma luta interminável. Sua fé não era uma fé presunçosa e brilhante de um homem imune à dúvida. A Bíblia registra a batalha, como a de todo ser humano, de um homem perturbado e, às vezes cansado. Mas Jeremias triunfou por meio da fé em Deus. Ele clamou ao seu Criador: “Sara-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo . . . meu refúgio és tu no dia do mal” (Jeremias 17:14, 17).

Deus libertou Jeremias da prisão e da morte. Hoje reconhecemos Jeremias como um grande profeta hebreu. Mais importante ainda, ele ganhou a aprovação de Deus e espera a ressurreição dos justos. A vida de Jeremias não foi fácil, mas sua fé amadureceu ao longo de suas adversidades.

Muitos outros homens e mulheres da Bíblia que professavam ter fé em Deus choraram quando sua crença vacilou nos momentos difíceis. Decidir obedecer e servir a Deus pode nos levar a dificuldades que desafiarão a nossa fé. Paulo nos diz que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Timóteo 3:12). Nós precisamos ir a Deus pedindo Sua ajuda para construir um relacionamento amoroso, confiante e fiel com Ele, que nos permitirá suportar tais provações.

Talvez você possa se encontrar na situação do pai que veio a Cristo com um grave problema: Seu filho estava possuído por um demônio e o pai queria que Cristo o curasse. Então Jesus lhe disse: “tudo é possível àquele que crê”, o homem sabia que sua fé era fraca. Em sua angústia e lágrimas, gritou a Cristo, “Senhor, eu creio, ajuda minha incredulidade” (Marcos 9:23-24).

Jesus não condenou ou se recusou a ajudar um homem cuja fé era fraca. Ele nem vai virar as costas para nós quando nossa fé estiver fraca. Mas há algo que devemos fazer nestas circunstâncias.

Crescer na fé

Deus espera que nossa fé cresça. É crucial que cresçamos na fé, porque é impossível ter um relacionamento com Deus sem ela (Hebreus 11:6). A fé é um dos nossos bens mais preciosos e uma chave para tudo o que é importante. É por termos fé que podemos receber o favor e aprovação de Deus. Aqueles cujos exemplos de fé foram registrados para nós em Hebreus 11 alcançaram “bom testemunho pela sua fé” em Deus (Hebreus 11:39, versão da Sociedade Bíblica Britânica).

Porque eles tinham fé, Deus vai ressuscitá-los ao retorno de Jesus Cristo (1 Coríntios 15:50-52; 1 Tessalonicenses 4:15-16). A fé é uma chave fundamental para o Reino de Deus e para a vida eterna.

Como discutido anteriormente, não podemos acumular fé por nós mesmos e nem estar seguros de que nunca iremos duvidar ou questionar novamente. Em vez disso, a verdadeira fé viva surge como resultado de uma relação madura com Deus. Vamos compreender o que podemos fazer para reforçar este relacionamento, que é o mais importante de todos que poderíamos ter.

A importância vital da oração

Começamos nossa jornada para viver uma vida de fé, pedindo a Deus por isso. É Sua vontade que tenhamos fé, e Ele está disposto a dá-la a nós (Lucas 11:9). Devemos orar a Deus por fé, e devemos orar muitas vezes por ela (Lucas 18:1). A oração por fé deve ser parte integral e regular de nossas vidas.

Muitas escrituras mostram que precisamos para manter contato diário com Deus (Mateus 6:11; Lucas 11:3; 2 ​​Coríntios 4:16). O rei Davi, para se assegurar de ter uma estreita relação com Deus, orava três vezes ao dia (Salmo 55:16-17). O profeta Daniel igualmente orava três vezes ao dia (Daniel 6:10).

A oração, juntamente com o estudo das Escrituras, é uma parte vital do diálogo com Deus. É uma forma de expressar nosso amor, bem como as nossas preocupações, a Ele. Esta comunicação sincera com Deus aumenta a fé.

A oração também culmina em uma resposta de Deus a nós. Veja esta promessa das Escrituras: “Então, dali, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Deuteronômio 4:29).

Se nos dedicarmos à oração fervorosa e pedir por fé, Deus não se recusará a ouvir. Ele quer nos dar dons espirituais assim como um pai amoroso quer alimentar um filho com fome (Lucas 11:11-12). Jesus prometeu que tudo o que pedirmos em Seu nome Deus nos daria (João 14:13; 15:16; 16:23).

Leia a Bíblia regularmente

Na oração falamos com Deus. Quando lemos a Bíblia, deixamos Deus falar conosco através da Sua Palavra.

A Bíblia nos diz que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Lembremo-nos o que é a fé. Em sua forma mais simples, a fé é crer que Deus fará o que diz que vai fazer (Romanos 4:20-21). Para saber o que Deus tem a dizer para nós, devemos ler a Bíblia, as palavras reveladas de Deus para o homem. Ela nos diz como Deus quer que vivamos. Ela nos diz o que Ele fará por nós. Ela inclui muitos relatos de suas relações e intervenções na vida de indivíduos e de toda a humanidade.

À medida que você se acostumar a ler a Bíblia e orar, você vai crescer na fé de duas maneiras. Em primeiro lugar, você vai aprender o que Deus promete. Ele faz promessas às quais você pode reivindicar. Em segundo lugar, as histórias inspiradoras da Bíblia irão tranquilizá-lo e ajudar a fortalecer sua fé.

Ao falar das Sagradas Escrituras, Paulo disse: “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança” (Romanos 15:4, NVI). À medida que aumenta a nossa esperança, a nossa fé aumenta. As duas estão interligadas. (Baixe ou solicite nossos livros gratuitos A Bíblia Merece Confiança? e Você Pode Entender a Profecia Bíblica. Eles podem ajudá-lo a aprender mais a partir do seu estudo da Bíblia, fortalecendo e edificando a sua fé).

Obedecer a Deus

Outro passo necessário para crescer na fé é fazer o que Deus manda. Devemos dar ouvidos aos Seus mandamentos.

Muitas pessoas não compreendem corretamente a obediência. Por um lado, alguns pensam que podem ganhar a vida eterna por suas obras. Eles não conseguem entender que a salvação é um dom imerecido de Deus para nós (Romanos 6:23; Efésios 2:8) e que nunca poderíamos ganhar este dom inestimável por nossos próprios esforços. No outro extremo estão aqueles que querem que Deus os aceite como eles são e não têm a mínima intenção de fazer quaisquer mudanças em suas vidas.

A obediência sincera é uma afirmação—uma expressão—de fé. Esta obediência é fortalecida pela fé, e é, com a ajuda do Espírito de Deus, a nossa resposta de gratidão por tudo o que Deus tem feito e promete que ainda fará por nós, bem como o modo de vida que agora queremos viver (achegando-nos perto de Deus e tornando-nos cada vez mais semelhantes a Ele). Jesus prometeu que qualquer um que Lhe obedecer irá desfrutar de um vínculo especial com Ele e com o Pai: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:23).

Isso nos mostra que podemos entender a realidade da presença de Jesus e do Pai se Lhes obedecemos.

O vínculo entre a obediência e a fé é evidente em toda a Bíblia. Se tivermos fé, isso tem que estar evidente em nossa conduta. (Veja “Como a Fé nos Capacita a Obedecer—e Ter Mais Fé”). Os homens e mulheres fiéis da Bíblia tinham isso em comum.

No entanto, a sincera obediência a Deus requer um bom conhecimento de Sua lei. Para saber por que Deus nos deu a Sua lei e para compreender os princípios fundamentais encontrados nos Dez Mandamentos, baixe ou solicite a sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico Os Dez Mandamentos.

Você vai caminhar com Deus

Se você vive uma vida de oração, estudo da Bíblia e obediência a Deus, você irá desenvolver uma relação estreita com Ele. À medida que você anda com Deus, sua fé crescerá. Para andar com Deus é preciso ter uma fé intensa. Enoque e Noé são dois exemplos descritos na Bíblia que se encaixavam nesses termos (Gênesis 5:22; 6:9).

Andar com Deus significa ter um sério relacionamento diário com Ele e constantemente buscar Sua vontade. Quando você vive uma vida piedosa e caminhando com Deus com um coração puro, você crescerá na fé.

O contato frequente e regular com Deus é essencial porque a fé é um produto de uma vida sempre piedosa. A fé aumenta ao longo do tempo. Um pedreiro sabe que uma parede não surge de uma hora para outra. Ele deve construi-la um pouco de cada vez, tijolo por tijolo. Da mesma forma, podemos desenvolver e enriquecer a nossa fé através do contato frequente e regular com Deus.

Quando sua fé é testada

Todo aquele que tem fé é provado. A Bíblia diz que estas provas de nossa fé, que é “mais preciosa do que ouro”, são necessárias (1 Pedro 1:6-7). Embora o ouro acabe por perecer, nossa fé será sempre uma parte de nós quando formos ressuscitados no retorno de Jesus Cristo.

Provações e problemas não são coisas agradáveis​​. Quando eles nos acometem, podem parecer, à primeira vista, horríveis, traumáticos e até devastadores. Mas as provas são oportunidades para edificar a fé e crescer espiritualmente.

Quando os guardas do rei lançaram Daniel na cova dos leões (Daniel 6), ele não sabia qual seria seu destino físico. Ele tinha sido ordenado a adorar um homem idólatra. Ele se recusou. Embora ele não soubesse o que iria lhe acontecer, ele sabia que a única coisa certa era obedecer a Deus, mesmo que isso significasse sua morte. Ele se recusou a se comprometer, e Deus o salvou dos leões.

No entanto, antes de Deus o salvar, Daniel teve que colocar sua confiança Nele. Ele sabia que, mesmo se Deus não o salvasse dos leões, no fim de tudo, Deus o salvaria, pois o seu futuro com Ele estava assegurado por toda a eternidade.

Qualquer pessoa que decida seguir a Cristo acabará enfrentando provas. Você pode ser compelido a comprometer a verdade que Deus revela na Sua Palavra. A autenticidade da sua fé pode ser verdadeiramente testada nesse momento. Como você se sairá?

Como vimos, Deus é bom e compreende nossas fraquezas, mas Ele, no entanto, exige que sigamos em frente com fé. Em tempos de testes, devemos buscar a Sua sabedoria ainda mais intensamente. Devemos orar para que Ele nos mostre a Sua vontade.

Devemos procurar um sábio aconselhamento espiritual (Provérbios 24:6). Então, com Sua coragem e fé dentro de nós, devemos seguir em frente.

E como Deus pode permitir que pequenas provas nos atinjam, para nos preparar para provas maiores que se avizinham, então devemos fortalecer a nossa fé diariamente. Se não praticarmos a confiança em Deus, então quando surgir uma grande crise nós vamos ter muitas dificuldades.

Viver uma vida de oração, estudo bíblico e humilde obediência a Deus ilumina e reforça a nossa fé. Não sabemos quando nossa vida passará por uma crise que testará nossa fé, mas se buscarmos a Deus agora podemos estar muito mais preparados quando ela surgir.

A fé na promessa do Reino de Deus

Como o profeta Daniel, devemos ter fé e esperança na promessa do Reino de Deus e tudo que isso implica. O Reino de Deus é o reino eterno que Jesus Cristo estabelecerá na Terra, ao Seu retorno. Ele irá substituir todos outros governos terrenos e durará para sempre (Daniel 2:44). 

Os santos—os servos de Deus—reinarão para sempre nesse Reino (Daniel 7:18). Qualquer sacrifício que somos chamados a fazer pela recompensa futura não se poderá comparar com a grandeza e magnificência dessa recompensa que Deus tem reservada para nós (Romanos 8:18). (Para entender melhor a verdade impressionante sobre o Reino de Deus ensinado por Cristo, não se esqueça de baixar ou solicitar a sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico O Evangelho do Reino).

Nós herdaremos o Reino na ressurreição para a vida eterna no retorno de Cristo (1 Coríntios 15:50-52). Nossa crença neste reino vindouro é, em si, um ato de fé. Isto é porque agora não podemos ver o Reino de Deus, mas Deus nos diz que será uma realidade. Para herdar um futuro de grandeza e glória fomos chamados a viver pela fé.

Uma vida de fé pode exigir que nós, às vezes, passemos por situações desagradáveis. Podemos nos encontrar em circunstâncias em que já não podemos ter a certeza de que continuaremos tendo nossos confortos habituais. Até mesmo a nossa segurança pessoal pode ser ameaçada. Em tais ocasiões, devemos manter o foco no Reino de Deus. Afinal, “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1).

Nossa fé está baseada na certeza da Palavra de Deus, que permanece para sempre: “Porque toda carne é como erva . . . mas a palavra do Senhor permanece para sempre” (1 Pedro 1:24-25). As pessoas de fé, cujas histórias foram preservadas na Bíblia para nós, se firmaram na Palavra de Deus. Elas acreditaram em Deus.

Deus promete uma recompensa melhor (Hebreus 11:40) para aqueles que dediquem suas vidas a buscar o Reino de Deus (Mateus 6:33). Apesar de seus momentos agradáveis nesta vida​​, Paulo manteve a perspectiva correta: “Considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus” (Filipenses 3:8, NVI).

Deus nos promete a vida eterna na ressurreição. Enquanto isso, Ele vai nos confortar quando servi-Lo signifique passar por árduos sacrifícios (2 Coríntios 1:3-5). Devemos manter uma visão clara do magnífico futuro e nos lembrar da agradável promessa de Deus de nos ajudar a desenvolver uma fé viva.

O chamado ao conhecimento e a fé no Reino de Deus é uma preciosidade. Nem todos são chamados a compreendê-lo ou recebê-lo nesta época (Lucas 8:10).

Entender estas verdades de Deus é um presente Dele. Se você as compreende, isso significa que Deus está chamando-o para participar de Seu grande plano. Para reivindicar este presente você deve agir de acordo. Siga o conselho de Hebreus 6:12 e “sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas”.

Comece agora mesmo a desenvolver uma fé viva, que vai acompanhá-lo através das provações desta vida e até o Reino de Deus!