O Significado da Palavra “Fé”

Você está aqui

O Significado da Palavra “Fé”

Muitas pessoas pensam que a “fé” é como um sentimento ou uma coleção de ideias que representam suas próprias convicções. Embora ambos os conceitos envolvam elementos da fé, a definição completa é muito mais ampla.

A palavra grega do Novo Testamento traduzida por “fé” é pistis, a mesma palavra também traduzida como “crença”. Basicamente, significa “firme persuasão” e “convicção baseada no ouvir”.

Veja a definição de um renomado dicionário bíblico: “Os elementos principais da ‘fé’ em sua relação com o Deus invisível, distinta da ‘fé’ no homem, são demonstrados especialmente no uso desse substantivo e do verbo correspondente, pisteuo [“crer”], que são (1) uma convicção firme que motiva um reconhecimento completo da revelação ou verdade de Deus, por exemplo, 2 Tessalonicenses 2:11-12; (2) uma entrega pessoal a Ele, João 1:12; (3) uma conduta inspirada por essa entrega, 2 Coríntios 5:7. O destaque é dado a um ou outro destes elementos de acordo com o contexto” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985,”Fé”).

A fé significa crença piedosa, convicção e conduta correta no relacionamento com Deus. Ela não é estática, mas cresce em força e profundidade à medida que nutrimos essa relação com o nosso Criador ao longo de nossas vidas.