Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Você é amigo de Deus?

Você é amigo de Deus?

Como a Bíblia revela claramente, Jesus é o próprio Filho de Deus. Enquanto na terra, Jesus existia como Deus em forma humana.

O que significa ser amigo de Deus?

Ser chamado de amigo de Deus significa estar nas boas graças de Deus. Jesus disse que havia entregado a verdade e o entendimento aos discípulos (João 15:15 João 15:15Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
Almeida Atualizada×
), e eles não apenas a aceitaram, mas também a abraçaram completamente. Eles incorporaram o que o profeta Amós ensinou: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3 Amós 3:3Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
Almeida Atualizada×
).

Os apóstolos e discípulos foram admoestados a comprometer-se, a obedecer e a fazer o que Jesus lhes ensinou. E disse-lhes “Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando" (João 15:14 João 15:14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Almeida Atualizada×
). Jesus ordenou-lhes obediência às leis de Deus. De fato, vimos que Ele foi quem deu os Dez Mandamentos no Antigo Testamento.

O patriarca Abraão foi chamado amigo de Deus (2 Crônicas 20:7 2 Crônicas 20:7ç nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre � descendência de Abraão, teu amigo?
Almeida Atualizada×
; Isaías 41) — uma amizade que Tiago 2:22-24 Tiago 2:22-24 [22] Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; [23] e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. [24] Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.
Almeida Atualizada×
diz que surgiu porque a fé de Abraão produziu obras justas de obediência (ver também Gênesis 26:5 Gênesis 26:5porquanto Abraão obedeceu � minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
Almeida Atualizada×
).

Jesus disse a Seus discípulos que um sinal distinto e visível de Sua amizade com Ele seria a maneira como guardariam o que Ele resumiu como um "novo mandamento": "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:34-35 João 13:34-35 [34] Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. [35] Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
Almeida Atualizada×
).

Isso reflete fortemente o que Jesus declarou ser o maior mandamento: “O primeiro de todos os mandamentos é: . . . Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12:29-31 Marcos 12:29-31 [29] Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. [30] Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. [31] E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
Almeida Atualizada×
; citando Deuteronômio 6:5 Deuteronômio 6:5Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
Almeida Atualizada×
e Levítico 19:18 Levítico 19:18Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Então, nas próprias palavras de Jesus, devemos primeiro amar a Deus com tudo o que temos, e depois devemos seguir demonstrando amor uns pelos outros. Esses grandes mandamentos são detalhados nos Dez Mandamentos, com o amor cumprindo a lei de Deus (ver Romanos 13:8-10 Romanos 13:8-10 [8] A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. [9] Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. [10] O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Almeida Atualizada×
; 1 João 5:3 1 João 5:3Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
Almeida Atualizada×
).

Isso pode parecer fácil, mas não é. Tragicamente, todos nós falhamos — num grau ou noutro — todos os dias (1 João 1:8 1 João 1:8Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Almeida Atualizada×
). Mas ser amigo de Deus, estar nas boas graças dEle, abre a porta para que Ele derrame sobre nós Sua graça, perdão, restauração, redenção e reconciliação (versículo 9; 2:1-2). Deus, nosso Pai, quer nos dar dons generosos! (Lucas 11:13 Lucas 11:13Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo �queles que lho pedirem?
Almeida Atualizada×
). Ele conhece nossas necessidades físicas e, por Sua graça, pode supri-las (Lucas 12:22-34 Lucas 12:22-34 [22] E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto � vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. [23] Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário. [24] Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves! [25] Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado � sua estatura? [26] Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? [27] Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. [28] Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé? [29] Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. [30] Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. [31] Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. [32] Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. [33] Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. [34] Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Almeida Atualizada×
). Quando tropeçamos, Deus nos levanta através de Sua intervenção pessoal e amorosa, que a Bíblia chama de graça.