Você é amigo de Deus?
Como a Bíblia revela claramente, Jesus é o próprio Filho de Deus. Enquanto na terra, Jesus existia como Deus em forma humana.
O que significa ser amigo de Deus?
Ser chamado de amigo de Deus significa estar nas boas graças de Deus. Jesus disse que havia entregado a verdade e o entendimento aos discípulos (João 15:15), e eles não apenas a aceitaram, mas também a abraçaram completamente. Eles incorporaram o que o profeta Amós ensinou: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).
Os apóstolos e discípulos foram admoestados a comprometer-se, a obedecer e a fazer o que Jesus lhes ensinou. E disse-lhes “Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando" (João 15:14). Jesus ordenou-lhes obediência às leis de Deus. De fato, vimos que Ele foi quem deu os Dez Mandamentos no Antigo Testamento.
O patriarca Abraão foi chamado amigo de Deus (2 Crônicas 20:7; Isaías 41) — uma amizade que Tiago 2:22-24 diz que surgiu porque a fé de Abraão produziu obras justas de obediência (ver também Gênesis 26:5).
Jesus disse a Seus discípulos que um sinal distinto e visível de Sua amizade com Ele seria a maneira como guardariam o que Ele resumiu como um "novo mandamento": "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:34-35).
Isso reflete fortemente o que Jesus declarou ser o maior mandamento: “O primeiro de todos os mandamentos é: . . . Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12:29-31; citando Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18).
Então, nas próprias palavras de Jesus, devemos primeiro amar a Deus com tudo o que temos, e depois devemos seguir demonstrando amor uns pelos outros. Esses grandes mandamentos são detalhados nos Dez Mandamentos, com o amor cumprindo a lei de Deus (ver Romanos 13:8-10; 1 João 5:3).
Isso pode parecer fácil, mas não é. Tragicamente, todos nós falhamos — num grau ou noutro — todos os dias (1 João 1:8). Mas ser amigo de Deus, estar nas boas graças dEle, abre a porta para que Ele derrame sobre nós Sua graça, perdão, restauração, redenção e reconciliação (versículo 9; 2:1-2). Deus, nosso Pai, quer nos dar dons generosos! (Lucas 11:13). Ele conhece nossas necessidades físicas e, por Sua graça, pode supri-las (Lucas 12:22-34). Quando tropeçamos, Deus nos levanta através de Sua intervenção pessoal e amorosa, que a Bíblia chama de graça.