A Semelhança de Deus

A Semelhança de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.92 MB)

Download (Baixar)

A Semelhança de Deus

MP3 Audio (2.92 MB)
×

O mais importante,Deus nos criou semelhante Ele em capacidade mental, tais como o pensamento abstrato, a emoção, a criatividade e aptidão de planejar. Mas as palavras hebraicas usadas aqui têm a ver com a forma e a aparência real. A palavra tselem (“imagem”) tem o sentido de estátua, enquanto que demuwth (“semelhança”) se refere à aparência física.

Não obstante, em João 4:24, lemos que "Deus é espírito". Aqui a palavra grega traduzida como "espírito", e noutros lugares do Novo Testamento, é pneuma, e no Antigo Testamento, a palavra hebraica é ruach.

Ambos os termos podem significar "vento". Há quem argumente que, em virtude do vento ser informe, o espírito não pode ter forma e aspecto, pois é imaterial. Porém, em muitas passagens das Escrituras, Deus e os espíritos angelicais são descritos como tendo forma corporal. Assim, é evidente que o espírito é capaz de ter forma e aspecto —Deus Pai e Cristo têm o mesmo aspecto e a mesma forma que os seres humanos, os quais foram copiados dEles, mas em um nível material inferior.

A comparação com o "vento" vem do fato que o espírito é invisível aos olhos humanos, entretanto, eles podem se manifestar fisicamente. O espírito também pode existir num estado informe, tal como o Espírito Santo de Deus, e estar presente em toda a parte, prenchendo o universo inteiro (Jeremias 23:24).

No Antigo Testamento, Deus apareceu em forma humana para algumas pessoas (Gênesis 18; 32:24, 30; Êxodo 24:9-10; Josué 5:13-15). Contudo, nessas manifestações Deus não revelou toda a Sua glória, porque a intensidade da luminosidade seria insuportável. Como Deus disse a Moisés: “Não poderás ver a Minha face, porquanto homem nenhum verá a Minha face e viverá” (Êxodo 33:20). Todavia, Moisés protegido pelo poder de Deus, foi autorizado ver a forma radiante de Deus, pelas costas (versículo 23).

Notemos algumas visões sobrenaturais nas Escrituras nos dão vislumbres da magnífica aparência de Deus em Seu supremo esplendor. O profeta Ezequiel registrou o que viu:

“E sobre o firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia uma semelhança de trono, como a aparência duma safira; e sobre a semelhança do trono havia como que a semelhança dum homem, no alto, sobre ele. E vi como o brilho de âmbar, como o aspecto do fogo pelo interior dele ao redor desde a semelhança dos seus lombos, e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos, e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e havia um resplendor ao redor dele. Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR” (Ezequiel 1:26-28).

O Deus que apareceu no Antigo Testamento não era Deus Pai, pois João 1:18 diz: “Ninguém jamais viu a Deus” e Jesus disse: “Vós nunca ouvistes a Sua voz, nem vistes a Sua forma” (João 5:37). Portanto, quem aparecia era Jesus Cristo, antes de Sua vida humana. Repetindo, o Pai e Cristo compartilhaam da mesma imagem e semelhança.

No livro de Apocalipse, o apóstolo João viu Jesus Cristo glorificado como “um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas…e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força” (Apocalipse 1:13-16).

Esta é uma descrição limitada da semelhança de Deus, que os seres humanos só terão por completo quando forem glorificados na ressurreição para a vida eterna — quando “…Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente” (Daniel 12:2-3; 1 João 3:2). Então, tendo alcançado a completa semelhança de Deus, seremos capazes de cumprir a nossa impressionante responsabilidade de exercer domínio — auxiliando na administração divina — sobre  Sua vasta criação. Este é o futuro e o destino que Deus tem planejado para você, se você o aceitar completamente, com um coração obediente, e se permanecer sendo um dedicado e fiel seguidor de Deus e de Seus ensinamentos revelados nas Sagradas Escrituras!