Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Espírito no Homem

O Espírito no Homem

Download (Baixar)
MP3 Audio (891.38 KB)

Download (Baixar)

O Espírito no Homem

MP3 Audio (891.38 KB)
×

Esse espírito é que transmite o intelecto humano ao nosso cérebro físico, criando a mente humana. É isto que faz as pessoas serem muitíssimo mais inteligentes que os animais.

Todavia esse aspecto espiritual da existência humana não tem nada a ver com o conceito da imortalidade da alma. O espírito no homem não é vida própria. Não é uma entidade espiritual que "vive" depois da morte. Como mostram as Escrituras, o espírito humano não tem consciência separada do corpo, visto que o homem é mortal. Quando morrermos não teremos consciência de absolutamente nada — ou seja, até que, num tempo futuro, Deus devolva o espírito a cada um de nossos novos corpos, que Ele nos dará, assim trazendo-nos novamente à vida.

O espírito humano é importante para o nosso destino, pois quando o Espírito Santo de Deus se une a ele, então nos tornamos filhos de Deus (Romanos 8:16 Romanos 8:16O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
Almeida Atualizada×
). E assim, do mesmo modo como o espírito humano nos dá entendimento humano, o Espírito de Deus nos proporciona o sublime entendimento divino (1 Coríntios 2:10-16 1 Coríntios 2:10-16 [10] Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [11] Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. [12] Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; [13] as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. [14] Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. [15] Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. [16] Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Almeida Atualizada×
). Nós não nascemos com o Espírito Santo, mas o recebemos de Deus depois do arrependimento e do batismo (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).