O Ponto de Vista dos Primeiros Teólogos Sobre Ser Divino

Você está aqui

O Ponto de Vista dos Primeiros Teólogos Sobre Ser Divino

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.43 MB)

Download (Baixar)

O Ponto de Vista dos Primeiros Teólogos Sobre Ser Divino

MP3 Audio (3.43 MB)
×

Apesar de os escritos desses homens não serem sempre biblicamente corretos, as seguintes citações de seus escritos demonstram que nos primeiros séculos, depois que o Novo Testamento foi escrito, muitos ainda entendiam as claras implicações desses ensinamentos sobre esse assunto:

Justino Mártir (cerca de 100-165):

"[Pelo Salmo 82] está demonstrado que todos os homens são considerados merecedores de se tornar deuses, e de ter o poder de se tornarem filhos do Altíssimo" (Diálogo com Trifo, capítulo 124).

"Temos aprendido que só são divinizados os que viveram junto a Deus em santidade e virtude" (Primeira Apologia, capítulo 21).

Teófilo de Antioquia (cerca de 163-182):

"Se ele [o homem] inclinar-se para as coisas da imortalidade, guardando os mandamentos de Deus, então receberia dEle a imortalidade, e se tornaria Deus" (Livro 2, Para Autólico, capítulo 27).

Irineu (cerca de 130-200):

"Nós O culpamos [a Deus], por não termos sido feitos deuses desde o princípio, mas primeiro meramente homens, então, por fim, deuses; não obstante Deus adotou este curso por Sua própria benevolência… Ele declara, ‘Eu disse: Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Altíssimo Deus’ (Salmos 82:6 BLH)” (Livro 4, Contra Heresias, capítulo 38).

"Como, então, será um Deus, quem ainda não foi feito um homem? Ou como pode ser perfeito, quem apenas foi recém-criado? Ainda, como pode ser imortal, quem em sua natureza mortal não obedeceu ao Seu Criador? Porque inicialmente é preciso ser homem, e, então, depois participar da glória de Deus" (Livro 4, Contra Heresias, capítulo 39).

“Não há nenhum outro que as Escrituras chamem de Deus, além do Pai de Todos,e o Filho, e aqueles que possuem a adoção [i.e. a filiação, como filhos de Deus]" (Livro 4, Contra Heresias, prefácio; comparar com Livro 3, capítulo 6).

Clemente de Alexandria (cerca de 150-215):

"Sim, digo, pela Palavra de Deus [Cristo] fez-se o homem, para que aprendais do homem como o homem pode tornar-se Deus" (Exortação aos Gentios, capítulo 1).

"Mas esse homem em quem o Verbo habita…sua é a beleza, a verdadeira beleza, porque é Deus, e esse homem vai se tornar Deus porque Deus assim o deseja. Heráclito de Éfeso [poeta da antiga Grécia], acertadamente, disse: 'Os Homens são deuses e os deuses são homens'" (O Pedagogo, Livro 3, capítulo 1).

"Isso nos leva ao fim infinito e perfeito, ensinando-nos de antemão a vida futura que teremos, de acordo com Deus e com os deuses… Depois disso a redenção, o prêmio e o respeito são atribuídos àqueles que se tornaram perfeitos; quando tiverem terminado de se purificar . . . Então, tornando-se puros de coração e estando junto ao Senhor, espera-os a restauração para eterna contemplação; e são chamados de deuses, sendo destinados a sentar-se em tronos com os outros deuses que foram colocados lá primeiro, em seus lugares, pelo Salvador [ou, como outros traduzem, 'com os outros deuses que são graduados logo abaixo do Redentor']" (Stromata [Seleções], Livro 7, capítulo 10).

Tertuliano (cerca de 160-230):

"Será impossível que outro deus seja admitido, quando não é permitido a nenhum outro ser possuir algo de Deus. Bem, então, dir-se-á, então, nós mesmos não possuímos valor algum para Deus. Mas, sem dúvida, possuímos, e continuaremos a possuir — só que é dEle que recebemos isso, e não de nós próprios. Porque seremos deuses, se merecermos estar entre aqueles que Ele declarou: 'Eu disse: Vós sois deuses' [Salmos 82:6], e, “Deus está . . . [e] julga no meio dos deuses” (versículo 1). Mas isto vem da Sua própria graça, não de alguma coisa em nós, porque somente Ele pode nos tornar deuses” (Contra Hermógenes, capítulo 5).

Hipólito [de Roma] (cerca de 170-236):

"E possuirás um corpo imortal . . . E serás um companheiro do Ser Supremo, e um coerdeiro com Cristo, jamais escravizado por luxúrias ou paixões, e nunca mais enfraquecido por doenças. Porque te tornaste Deus…Estas [coisas] Deus prometeu dar-te, porque foste glorificado, e gerado para a imortalidade…Assemelhar-te-ás a Ele, na medida em que ser-te-á conferida honra por Ele. Porque o Ser Supremo, (por [esta] concessão) não fica diminuído em nada da divindade de Sua divina perfeição; tendo-te feito Deus em Sua glória!" (Refutação de Todas as Heresias, Livro 10, capítulo 30).

Orígenes (cerca de 185-255):

"O primogênito de toda a criação [Cristo], que foi o primeiro a estar com Deus, e a atrair para Si a divindade, é um ser de mais excelso status que os outros deuses além de Ele, de quem Deus é Deus, como está escrito: ‘Fala o SENHOR, o Deus dos deuses, Ele convoca a terra’ [Salmos 50:1, Bíblia CNBB]. Foi pelos ofícios do primogênito que eles se tornaram deuses, porque Ele extraiu de Deus, em generosa medida, para que eles fossem feitos deuses, e Ele lhes transmitiu isso de acordo com a Sua própria generosidade. Então, o verdadeiro Deus, é o Deus, e os que são ordenados por Ele são deuses, imagens protótipos, por assim dizer, dEle" (Comentário ao Evangelho de João, Livro 2, capítulo 2).

Atanásio [de Alexandria] (cerca de 293-373):

"Porque Ele [Cristo] foi feito homem para que pudéssemos ser feitos deuses" (A Encarnação do Verbo, capítulo 54, sec. 3).

"Ele [Cristo] era Deus, e fez-se homem, e isso para nos tornar deuses" (Quatro Discursos Contra o Arianismo, Palestra 1, capítulo 11, seç. 39).

Agostinho de Hipona (354-430):

"Mas Aquele que justifica é a Própria divindade, na medida em que justificando Ele gera filhos de Deus. Porque ‘a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus’ [João 1:12]. Se fomos feitos filhos de Deus, também fomos feitos deuses" (Exposições dos Salmos, Salmos 50, seç. 2).