A Urgente Preparação Para A Vinda do Noivo

Você está aqui

A Urgente Preparação Para A Vinda do Noivo

Em uma ocasião que Jesus e Seus apóstolos estavam sentados no topo do Monte das Oliveiras, com vista para Jerusalém, pouco antes de Sua morte, eles perguntaram a Ele sobre os eventos que anunciariam Sua futura vinda com poder para reinar (Mateus 24:3). A resposta dEle, conhecida como a profecia ou discurso do Monte das Oliveiras, começa em Mateus 24 com um acentuado aumento de problemas que levarão à uma catástrofe mundial. Ele continua com uma série de lições sobre como enfrentar esse tempo e conclui em Mateus 25 com três parábolas sobre o resultado de nossa condição espiritual no dia em que estivermos diante dEle.

Veremos aqui a primeira delas: A Parábola das Dez Virgens.

As dez virgens prometidas

No fim do capítulo 24 de Mateus tem a continuação de um tema-chave dessa parábola, onde Jesus diz: “Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe” (versículo 50). Realmente será um retorno súbito, pois alguns desses seguidores de Cristo serão pegos de surpresa.

Então, retornando à parábola, Ele começa: “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo” (Mateus 25:1, ARA).

O tema aqui é sobre casamento. Naquela antiga cultura, os pais é que tratavam de arranjar um cônjuge para os filhos, e esperava-se que o noivo pagasse um dote especial aos pais da noiva para ele ter o direito de se casar com ela.

O período de noivado podia ser longo. Uma vez que um acordo era feito, o noivo prepararia um lugar para viver com sua noiva. Geralmente, ele construía um novo cômodo na casa dos pais dele. Quando estava terminado e declarado pronto, ele iria buscar a noiva, quase sempre à noite e com seus amigos íntimos. Pelas ruas do povoado se gritava: “O noivo está chegando!”. Em seguida, iniciava-se uma cerimônia de casamento e uma celebração que duravam vários dias.

Em outras passagens, fica claro que Jesus é o Noivo para Quem Deus Pai preparou um casamento e que a Igreja de Deus, composta pelos verdadeiros seguidores de Cristo, é a noiva de Jesus — agora apresentada “como uma virgem pura...a Cristo”, espiritualmente falando (2 Coríntios 11:2; ver Efésios 5:22-32). Portanto, as dez virgens da parábola representam as pessoas na Igreja, retratadas como espiritualmente puras, que, quando Cristo voltar, saem ao Seu encontro para se juntar a Ele na glória.

As lâmpadas e o azeite

Cada uma dessas virgens carregava uma “lâmpada”, embora a palavra grega original, lampas, usada aqui possa significar uma lâmpada de barro ou uma tocha com azeite. E para manter essa luz acesa era necessário carregar azeite suficiente para um longo período. Nós precisamos, espiritualmente, dessa luz de Deus para nos guiar, a qual brilha para nós e através de nós. E o azeite que alimenta essa luz é semelhante ao suprimento do Espírito Santo, que também é comparado ao óleo da unção (comparar Filipenses 1:19; Atos 10:38).

Mateus 25 continua: “Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas” (versículos 2-3, ARA).

Aqui as dez virgens representam toda a Igreja. Elas saem para encontrar o Noivo, Cristo. Ao receber o Espírito, elas passam a ter a vida de Cristo nelas (Gálatas 2:20) e começam a viver a vida em estado de preparação.

Todas elas tinham o Espírito de Deus. As cinco consideradas sábias pegaram as vasilhas e azeite extra. As outras cinco, as néscias, não fizeram isso. A diferença nessa preparação resultaria em um crescimento espiritual e poder distintos. As sábias mantiveram o acesso ao Espírito Santo fluindo, usando-o para assumir a natureza divina e crescer em graça e conhecimento.

Todas despertadas do sono

Continuando: “E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram” (versículo 5, ARA).

Aquele período de noivado podia ser estendido. Nesse caso, a demora diz respeito ao tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Um aparente atraso pode levar à perda do sentido de urgência. Pedro avisou que alguns zombadores perguntariam: "Onde está a promessa da Sua vinda?" (2 Pedro 3:4). Um sinal dos últimos dias é o fato de que até mesmo alguns daqueles que vigiam e aguardam o retorno de Cristo vão se cansar e adormecer.

Cristo disse que “todas tomadas de sono e adormeceram” — toda a Igreja. É claro que, em nossa fraqueza humana, não podemos passar muito tempo sem cair no sono (comparar Mateus 26:40-41). Fisicamente, precisamos dormir. O verdadeiro problema aqui é uma questão da preparação — o fato de não permanecer alerta exercitando e utilizando o Espírito de Deus.

A seguir: “Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!” (Mateus 25:6, ARA).

A voz do noivo foi ouvida nas ruas. A hora do casamento estava chegando! A cidade inteira ficaria animada para participar das festividades.

O anúncio do retorno de Cristo virá em meio a uma grande escuridão espiritual no tempo do fim em que o mundo estará dominado pelo engano espiritual e pela embriaguez. No entanto, aqueles que têm o Espírito de Deus vão receber a ajuda necessária para ver através do engano e resistir ao caminho mundano.

O anúncio da vinda de Cristo vai despertar as pessoas. E o que acontecerá depois?

A responsabilidade pessoal de se preparar

 “Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas” (versículo 7). Esta preparação permite ter mais tempo de luz na lâmpada ou na tocha. Isso significa que a Igreja está desperta e antecipando a vinda de Cristo e o casamento com o Cordeiro (ver Apocalipse 19:7). Quando o chamado de Cristo vier, devemos despertar e estar prontos para ir ao Seu encontro para nos casar com Ele.

Mas havia algo errado com cinco daquelas virgens. Aquelas chamadas de néscias viram que sua luz estava se apagando. Elas precisavam de azeite, mas não tinham mais nenhum para reabastecer. “E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando” (versículo 8, ARA). No entanto, em termos espirituais, as coisas não funcionam assim.

 “Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós” (versículo 9). A salvação é um assunto pessoal. Você não pode pedir emprestado um relacionamento com Deus. Os cristãos são instruídos: “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2:12, ARA). O poder do Espírito deve operar em cada discípulo individualmente.

Portanto, para manter nosso estoque de "azeite" espiritual, devemos ser renovados regularmente pela ajuda de Deus através dos meios que Ele nos entrega — especialmente a oração, o estudo da Bíblia, a meditação, o jejum, a comunhão cristã e o arrependimento, de forma contínua e obediente. (Para saber mais sobre o tema, leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Ferramentas Para O Crescimento Espiritual).

A vinda de Jesus Cristo não atordoará apenas o mundo, mas também aqueles que anseiam por Seu retorno, mas andam adormecidos. Será que as preocupações com este mundo farão alguns ficarem adormecidos?

Uma advertência inadiável

Seja o que for, essa parábola mostra que muitos vão despertar e descobrir que não estão totalmente preparados para casar-se com Cristo. “E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” (Mateus 25:10).

As virgens néscias voltaram e tentaram desesperadamente entrar para participar da boda. “E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (versículos 11-13).

Notemos o tom fatídico no final desses versículos. Será que está tudo perdido e não há mais esperança? Ainda haverá espaço para arrependimento? A verdade é que em algum momento será tarde demais. E a outra maneira de entender essa parábola é reconhecendo que a pregação do evangelho até hoje tem sido, com efeito, parte desse grito de aviso que o Noivo está chegando. Portanto, ainda há tempo para fazer o que for preciso para continuar cheio do Espírito.

Cristo vai bater na porta dos corações daqueles cristãos negligentes, pedindo para deixá-Lo entrar, como na mensagem à igreja "morna" de Laodiceia do terceiro capítulo de Apocalipse. Ele lhes diz para "comprar" dEle "ouro provado no fogo” — um caráter divino obtido em meio a provações — e os exorta a se arrependerem (Apocalipse 3:16-19; 1 Pedro 1:7).

Mas, como ensina essa parábola, chegará um tempo em que não haverá mais oportunidades. E quem sabe quanto tempo sua vida vai durar? Portanto, não adie sua preparação.

A parábola também nos oferece a chave para perseverar até o fim dos tempos e entrar nessa ceia de bodas no retorno de Cristo. E essa chave é a ajuda do Espírito Santo. Procure manter sua vida cheia desse Espírito. Nas trevas do tempo do fim, aqueles que tiverem azeite suficiente terão uma luz para guiá-los e mantê-los fortalecidos.

Procure ter certeza de que você faz parte desse grupo de cristãos prudentes!

Saiba mais

O que podemos fazer para nos preparar para a segunda vinda de Jesus Cristo? O que revela a Bíblia? Peça ou baixe o guia de estudo bíblico gratuito Ferramentas Para O Crescimento Espiritual. Um exemplar desse guia revelador está esperando por você!