Como Deus Equilibra Justiça com Misericórdia
Download (Baixar)
Como Deus Equilibra Justiça com Misericórdia
Deus não é apenas o Deus da justiça, mas também o Deus da misericórdia. Ambas, Sua justiça para com aqueles que voluntariamente Lhe desobedecem e Sua misericórdia para com aqueles que o respeitam o suficiente para buscar a Sua ajuda para poder obedecer-Lhe, são expressas no Segundo Mandamento.
Ele finaliza com estas palavras: "Porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares [ou até mil gerações, NVI] aos que me amam e guardam os Meus mandamentos"(Êxodo 20:5-6).
Deus equilibra justiça com misericórdia, considerando o que está no coração — se ainda há qualquer possibilidade de arrependimento. Então, desde que tal possibilidade exista, Deus não quer "que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9). Mas vai chegar um tempo em que aqueles que se recusem a se arrepender vão perecer.
É por isso que a Nova Aliança administra a lei de Deus considerando primeiro a atitude de quem tem andado pecando. Aquele que está disposto a "não pecar mais" é elegível para a misericórdia em vez da condenação. Mas, para aqueles que decidem continuar pecando Jesus diz: "Antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:3).