O Que Paulo Queria Dizer Com "Cristo é o Fim da Lei"?

Você está aqui

O Que Paulo Queria Dizer Com "Cristo é o Fim da Lei"?

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.07 MB)

Download (Baixar)

O Que Paulo Queria Dizer Com "Cristo é o Fim da Lei"?

MP3 Audio (3.07 MB)
×

Em Romanos 10:4, as palavras de Paulo são traduzidas assim: "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê". Lamentavelmente, a maioria dos tradutores traduziu a palavra grega telos simplesmente como "fim", em vez de entregar o significado da palavra pretendido por Paulo neste contexto. Este raciocínio insinua, incorretamente, que a fé invalida a lei, pois eles adotaram um pressuposto ilógico de que Paulo aparentemente rejeitou-a em Romanos 3:31. Esta passagem diz: "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei".

Para descobrir a tradução correta de uma palavra, que pode ser utilizada de diferentes maneiras, é preciso entender corretamente seu contexto antes de se fazer qualquer esforço para determinar a nuance do significado pretendido pelo autor. Aqui está um exemplo simples. Alguém poderia perguntar a um estudante universitário: "Para qual fim você está cursando a faculdade?" A palavra "fim", neste contexto, se refere ao "objetivo" ou "meta" que o aluno tem em mente. Receber um diploma seria apenas o "resultado final" de seu tempo de aprendizagem na faculdade, e não o fim de sua capacidade ou vontade de aprender.

A palavra grega telos, traduzida como "fim" em Romanos 10:4, pode transmitir vários significados, incluindo “‘o objetivo ou propósito’ de alguma coisa” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985, "Fim, Conclusão"). Isso está muito claro na tradução da Bíblia de Jerusalém de 1 Timóteo 1:5, onde telos é devidamente traduzida como finalidade na frase "a finalidade desta admoestação é a caridade". Este mesmo versículo a Almeida Revista e Atualizada traduz telos como "intuito" e a Nova Versão Internacional traduz como "objetivo".

Paulo usa telos em Romanos 10:4 para transmitir que o objetivo ou a meta da lei — a "finalidade ou propósito" dela — é nos apontar para a mente e o caráter de Jesus Cristo (Gálatas 4:19; Filipenses 2:05 ).

Jesus Cristo, a Palavra de Deus viva, é um exemplo perfeito do que ensina a lei de Deus. Seu caráter e obra nos indica o objetivo da lei. A tradução de telos como "fim" em Romanos 10:4 distorce a intenção e significado pretendido por Paulo — algo que Pedro enfaticamente nos adverte para não fazer (2 Pedro 3:15-16).