Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Que Paulo Queria Dizer Com "Cristo é o Fim da Lei"?

Você está aqui

O Que Paulo Queria Dizer Com "Cristo é o Fim da Lei"?

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.07 MB)

Download (Baixar)

O Que Paulo Queria Dizer Com "Cristo é o Fim da Lei"?

MP3 Audio (3.07 MB)
×

Em Romanos 10:4 Romanos 10:4Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
Almeida Atualizada×
, as palavras de Paulo são traduzidas assim: "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê". Lamentavelmente, a maioria dos tradutores traduziu a palavra grega telos simplesmente como "fim", em vez de entregar o significado da palavra pretendido por Paulo neste contexto. Este raciocínio insinua, incorretamente, que a fé invalida a lei, pois eles adotaram um pressuposto ilógico de que Paulo aparentemente rejeitou-a em Romanos 3:31 Romanos 3:31Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.
Almeida Atualizada×
. Esta passagem diz: "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei".

Para descobrir a tradução correta de uma palavra, que pode ser utilizada de diferentes maneiras, é preciso entender corretamente seu contexto antes de se fazer qualquer esforço para determinar a nuance do significado pretendido pelo autor. Aqui está um exemplo simples. Alguém poderia perguntar a um estudante universitário: "Para qual fim você está cursando a faculdade?" A palavra "fim", neste contexto, se refere ao "objetivo" ou "meta" que o aluno tem em mente. Receber um diploma seria apenas o "resultado final" de seu tempo de aprendizagem na faculdade, e não o fim de sua capacidade ou vontade de aprender.

A palavra grega telos, traduzida como "fim" em Romanos 10:4 Romanos 10:4Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
Almeida Atualizada×
, pode transmitir vários significados, incluindo “‘o objetivo ou propósito’ de alguma coisa” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985, "Fim, Conclusão"). Isso está muito claro na tradução da Bíblia de Jerusalém de 1 Timóteo 1:5 1 Timóteo 1:5Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida;
Almeida Atualizada×
, onde telos é devidamente traduzida como finalidade na frase "a finalidade desta admoestação é a caridade". Este mesmo versículo a Almeida Revista e Atualizada traduz telos como "intuito" e a Nova Versão Internacional traduz como "objetivo".

Paulo usa telos em Romanos 10:4 Romanos 10:4Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
Almeida Atualizada×
para transmitir que o objetivo ou a meta da lei — a "finalidade ou propósito" dela — é nos apontar para a mente e o caráter de Jesus Cristo (Gálatas 4:19 Gálatas 4:19Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
Almeida Atualizada×
; Filipenses 2:05 Filipenses 2:05Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Almeida Atualizada×
).

Jesus Cristo, a Palavra de Deus viva, é um exemplo perfeito do que ensina a lei de Deus. Seu caráter e obra nos indica o objetivo da lei. A tradução de telos como "fim" em Romanos 10:4 Romanos 10:4Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
Almeida Atualizada×
distorce a intenção e significado pretendido por Paulo — algo que Pedro enfaticamente nos adverte para não fazer (2 Pedro 3:15-16 2 Pedro 3:15-16 [15] e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; [16] como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Almeida Atualizada×
).